Considerado ousado por alguns, o piercing na língua tem a fama de ser muito dolorido para colocar e de trazer riscos à saúde. Porém, existem vários cuidados podem ser tomados para evitar esses tipos de problemas para que você realize a sua vontade de ter um piercing na língua de forma bonita.
Vindo de uma tradição de mais de 5000 anos, posteriormente, ele tem sido usado por diversas culturas, em várias partes do corpo e inúmeros significados. Ele já foi utilizado no Egito, Índia, Astecas e Maias.
Mesmo que o procedimento seja realizado de forma segura, com toda a higiene e segurança, o risco de infecção ainda deve ser considerado.
Cuidados
Caso você não queira ter mau hálito, sempre o remova antes de fazer a higiene da perfuração e do metal. O que deve ser feito todos os dias, pois o biofilme formado sobre os dentes também se forma sobre o metal.
Em relação a alimentação, nos primeiros dias é indicado a ingestão de alimentos pastosos para evitar ter que mastigar, além de, sobretudo, ingerir muito líquido gelado, para auxiliar a diminuir o inchaço. Evite alimentos gordurosos, derivados de porco, crustáceos, frutos do mar e queijos quentes. Beba também, pelo menos, 2 litros de água gelada por dia.
Escovar os dentes por no mínimo 3 vezes ao dia, além de utilizar o fio dental, também é muito importante. Além disso, utilize antisséptico bucal sem álcool.
Relacionado com dor, cada pessoa tem um tipo de sensibilidade e tolerância diferente, mas, quando feito de forma segura e correta, utilizando uma joia de qualidade, é normal. Mesmo com os cuidados corretos, piercing na língua pode gerar alguns transtornos. Como por exemplo, o acúmulo de placas bacterianas e retração da gengiva. Além de que, essas pessoas não podem doar sangue.
Cicatrização do piercing na língua
A cicatrização vai depender do procedimento realizado e do material escolhido. Todavia, o recomendado é usar joia de titânio, com um grau de implante de, pelo menos, 1,6 milímetros de espessura. Para uma boa cicatrização, que vai durar 4 semanas, é ideal uma barra reta de tamanho adequado. E fazer o redimensionamento por uma barra menor, por uma média de 3 meses.
Assim que a língua é perfurada, ela já começa a inchar e você pode ter dificuldade para falar por até uma semana. Por isso beba bastante água gelada.
Evitando inflamações
Para evitar que a língua inflame, tente falar o mínimo que puder. Caso a higiene e alimentação estejam corretas e conformes, o desconforto passará em até 15 dias. Ademais, esse tipo de perfuração não costuma doer no pós-furo e não resultar em sangramento. A não ser que você não cuide e se machuque, por exemplo.
Não faça esse tipo de procedimento em qualquer lugar, faça sobretudo, em um lugar que confie, com um profissional capacitado. E com uma joia biocompatível, que seja estéril e os materiais sejam descartáveis. Feito isso, ela não inflamará.
Evite beijar, beber álcool, fumar cigarros, e fluidos biológicos. Pois a sua boca sabe lidar apenas com as suas bactérias, não a de outros.
Tipos de piercings
Confira, em seguida, os tipos de piercings e veja o que mais combina:
- Brake tongue: É uma boa opção pra quem quer ousar sem perder a segurança;
- Surface: A joia, que possui duas extremidades, fica na posição de 90º, o que permite ver as duas pontas;
- Ponta da língua: Como o próprio nome diz, é um piercing que é colocado na ponta da língua;
- Tradicional: É a perfuração realizada mais ao centro da língua, aliás, ela exige extrema atenção por conter terminações nervosas;
Exemplos
Confira, posteriormente, alguns exemplos de pessoas com piercing na língua:
E então? Gostou da matéria? Aproveite então, e confira: Tatuagem de gatos – 70 opções para inspirar seu novo desenho
Fontes: Tudo com moda, Dicas de mulher, Minha vida
Imagem de destaque: Tattoo Tatuagem