Beleza

Qual a idade ideal para ser mãe? A Ciência revela

Seu relógio biológico já está dando alertas? Mas, será que você está preparada para ser mãe? Descubra qual é a idade ideal para ser mãe, segundo a Ciência:

Atualizado em 10/10/2018

Mulheres que sonham com a maternidade costumam sentir medo do envelhecimento. Ou você vai dizer que nunca ouviu ninguém comentar, de forma maliciosa, que alguém está ficando “velha demais para engravidar”?

Mas, será que essa história realmente existe? Será que existe uma idade ideal para ser mãe? Ou melhor, será que é preciso ser extremamente jovem para que a gravidez seja saudável?

1

De acordo com conhecimentos antigos, uma gravidez a partir dos 30 anos era considerada uma de risco, tanto para o bebê quanto para a mãe. Hoje em dia, no entanto, os médicos estão tentando derrubar essa barreira da idade.

Aliás, só para provar o quanto esse assunto é equivocado, estudos recentes apontaram que a idade ideal para ser mãe é aos 35 anos. Conforme cientistas da Universidade de Southern Califórnia, nos Estados Unidos, engravidar nessa idade aumenta a expectativa de vida e melhora as habilidades mentais da mulher.

Idade ideal para ser mãe x benefícios

2

Segundo os teste aplicados em 830 mulheres em idade pós-menopáusica, quem foi mãe depois dos 30 anos obteve melhores resultados na hora de resolver problemas e apresentou uma melhor habilidade verbal, em comparação àquelas que deram à luz entre os 15 e os 24 anos de idade.

Conforme o estudo, esses resultados são melhores em quem está na “nova” idade ideal para ser mãe por causa do aumento hormonal durante a gestação, que causa interferências diversas nas funções cerebrais. No caso das mães consideradas mais velhas que a maioria, o processo tem resultados positivos devido às funções cognitivas já amadurecidas.

Adaptação natural

3

Mas, claro, quem decide a idade ideal para ser mãe são as pessoas que aspiram uma gravidez. A intenção do estudo, segundo os responsáveis, é apenas mostrar que ser mãe depois dos 30 anos não é tão perigoso quanto as pessoas pensavam e que tem até mesmo suas vantagens.

Isso comprova também uma espécie de adaptação do organismo feminino aos tempos modernos, já que não são poucas as mulheres que adiam a maternidade devido à carreira profissional, às condições socieconômicas em que vivem, às aspirações pessoais e assim por diante.

Interessante, não? E, já que o assunto é gravidez, você vai gostar de conferir ainda: Qual é a verdadeira função da placenta na gravidez?

Fonte: Incrível

Por <a href='https://areademulher.r7.com/author/thamyris/' rel='dofollow' class='dim-on-hover'>Thamyris Fernandes</a>
Por Thamyris Fernandes
Jornalista pela PUC Goiás. Já flertou com assessoria de imprensa, passou um tempo em jornais impressos e encontrou na internet seu habitat natural. Basicamente, uma taurina curiosa. Gosta de vinho, café, livros, um bom papo e aconchego. Ama o que faz e faz o que ama por aqui. Instagram: @thamyriscf