Beleza

Retinol, o que é? Para o que serve, como usar e melhores produtos

O retinol é uma substância milagrosa que faz a pele ficar mais jovem. Seu composto ativo é muito usado pela indústria cosmética e pode ser aplicado em qualquer tipo de pele.

Pele facial jovem, suave, renovada e uniforme é sinônimo de retinol. O produto é um rejuvenescedor rico em vitamina A, usado pelas mulheres para estimular a produção de células novas da pele. A passagem dos anos assusta as mulheres preocupadas com a estética facial. Mas, como tudo na vida, há uma solução.

A indústria cosmética, de olho nos anseios da mulherada, criou um composto super eficaz para combater os males da idade. As marquinhas de expressão, as rugas e as manchas abaixo dos olhos dão adeus com o uso contínuo do produto. O pequeno frasco é fonte de colágenos e vitaminas responsáveis por turbinar a elasticidade da pele, retomando a vida e a altivez da face.

O que é retinol?

Retinol - o que é, para o que serve, como usar, melhores produtos
Mercado Livre

Primeiramente, parece impossível alcançar o resultado acima, mas não subestime os poderes da ciência cosmética. O retinol é formado por vários compostos químicos, que foram testados e comprovados dermatologicamente. O produto é um perfeito anti-envelhecimento. Ele é responsável por retardar os traços gerados com a idade.

Rico em vitamina A e colágeno, o líquido milagroso da estética é um produto eficaz no combate as rugas e das manchas da pele. O conteúdo é tão poderoso, que adentra a pele e altera diretamente o DNA facial. Este ativo é fonte de uma substância chamada de ácido retinóico, composto derivado exclusivamente da vitamina A.

Para o que serve?

Retinol - o que é, para o que serve, como usar, melhores produtos
Vivah Cosméticos

O anti-idade atua na renovação acelerada da célula. São estas pequenas partículas da pele que ajudam a trazer textura hidratada e rejuvenescida da pele. Ao usar o produto, a ação esperada é o controle da oleosidade, aceleramento da produção celular, proteção contra o sol (e outros agentes externos) e potencialização da elasticidade.

Salvo a renovação celular, outros benefícios que partem deste fenômeno é o combate contra acnes e impurezas que habitam os poros da pele. A limpeza, feita por meio do retinol, é fundamental para abertura exata dos poros possibilitando assim a oxigenação da pele. É por meio deste movimento que podemos notar a ação do anti-idade acontecendo.

Ou seja, desobstrução dos poro, renovação das células, oxigenação da pele e reposição das vitaminas são os caminhos ideais para a fórmula da juventude. Por fim, com o tamanho normal dos poros restabelecidos e bem hidratados, o resultado é a perda de uns bons anos no rosto, que fica bem mais juvenescido.

Retinol contra manchas

Retinol - o que é, para o que serve, como usar, melhores produtos
Mercado Livre

Em segundo lugar, não adianta nada uma pele rejuvenescida com as manchas eternizadas na superfície da pele. É por isso que o retinol é considerado um grande polivalente nas funções de melhoria da derme. Além dos benefícios descritos anteriormente, o produto também vai acabar com as manchinhas originadas com o tempo.

É incrível observar o antes e o depois de usar o líquido milagroso. A despigmentação das manchas suaviza muito o aspecto escuro na pele e traz de volta a face ao seu teor original. O ácido retinóico é parte do produto responsável por esse efeito. No entanto, ao usar o produto tome os cuidados básicos ao sair ao sol. Use protetores externos, chapéus e prefira sempre estar na sombra. Todo milagre requer disciplina.

Como usar e como não usar o retinol?

Retinol - o que é, para o que serve, como usar, melhores produtos
Glamour

A princípio, usar é a parte menos complicada de toda, principalmente se você souber bem o que não fazer. Preferivelmente, sua aplicação é indicada para o período da noite, pois os raios solares impedem a ação rejuvenescedora do produto. E outra: você irá potencializar o seu efeito se usá-lo após a higienização facial.

A frequência é restrita à uma vez ao dia. Sobretudo, não exagere na hora de usar o retinol, pois tudo que é demais pode fazer mal. Não se prive na hora de esparramar bem o líquido pela pele do rosto, pescoço e, se quiser, pela região do tórax. Toda a região que é mais afetada pelos agentes externos como o sol, o vento, o frio. Isto é, as partes mais exportas.

Reforçando um pouco mais, anote no cantinho da sua agenda, ou pregue com um imã na geladeira a seguinte informação. Nunca, nem por um instante, deixe de sair de casa sem passar o protetor solar. Não tem como se esconder em um casulo e esperar a pele perfeita e jovem da noite para o dia, sem se abster das responsabilidades do mundo. Portanto, não deixe de se proteger de todas as maneiras possíveis.

Como não usar o retinol?

De maneira alguma, associe este produto à outro tipo de produto que não tenha conhecimento. Existem, sobretudo, alguns outros ativos que se misturados ao retinol, fazem com que haja perda de ação. Ou seja, você estará fazendo um tratamento sem benefícios e correndo o risco de contrair irritações, ou reações alérgicas seríssimas.

Se não for se hidratar rigorosamente, não use o retinol. A hidratação é importantíssima e deve ser feita seriamente. Os cremes vão auxiliar no impacto do produto na pele. Prefira hidratantes com predominâncias de calmantes com vitamina B5 e água termais, ou compostos com essas características. E, nunca se esqueça, denotou algum tipo de reação, pare imediatamente o uso e procure um dermatologista.

Dicas de produtos

Retinol - o que é, para o que serve, como usar, melhores produtos
Vine Vera

Afinal, já anotou no seu caderninho os benefícios do retinol e quer começar a usar, mas não sabe o melhor produto. Não se alarde, porque separamos uma listinhas dos mais procurados e usados pela mulherada. Os retinóis são facílimos de encontrar e já estão sendo usados em outros tipos de cosméticos. Basta dar uma olhada na fórmula para saber.

Anti-idade retinol HA Advanced da Vitchy 30g

Retinol - o que é, para o que serve, como usar, melhores produtos
Mercado Livre

Primeiramente, convenhamos, né? O Brasil é uma país tropical e é quase impossível fugir do sol. Foi pensando nisso que a Vichy produziu este produto cheio de inéditos no mercado. A hidratação é sua peculiaridade, pois sabendo da dificuldade da rotina da mulherada a empresa resolveu facilitar um pouco este procedimento.

Inegavelmente o retinol dessa linha atua bem contras as rugas e as marcas de expressão. Não tenha dúvidas na hora de escolher o HA Advanced e começar a usá-lo no dia a dia. É só tomar os cuidados ditos acima e se preparar para uma pele jovem e saudável.

Retinol Redermic R La Roche-Posay

Retinol - o que é, para o que serve, como usar, melhores produtos
Vitamina Certa

É lógico que todo produto retinol tem em abundância a vitamina A. Mas, você já deu uma olha da fórmula do Redermic R? Sua composição apresenta, além da vitamina habitual, a vitamina C. É esta substância que estimula a produção de colágeno e auxilia no rejuvenescimento da pele e no combate as rugas.

Pele aveludada e refrescante é com essa linha inovadora. Sabendo de sua ação, a marca destacou ainda mais alguns componentes como o Ácido Hialurônico para suavizar os efeito do cosmético e garantir o bem estar da pessoa que se adequar ao tratamento retinóico.

Retinol SkinCeuticals

Retinol - o que é, para o que serve, como usar, melhores produtos
Lanphier

Este tubo de retinol é um creme com concentração de 0,3% de retinol em seu frasco. É mais duradouro após a aplicação, porque o próprio ativo, devida quantidade, se mantém ativo na pele. Conforme esperado pela marca, a sua pele estará refinada, sem rugas e com as marcas de expressão suavizadas assim que começar o seu uso.

Retinol B3 La Roche Posay

Retinol - o que é, para o que serve, como usar, melhores produtos
Loreal

Cada caso é um caso, não é mesmo? E é por isso que a indústria cosmética nunca falha na hora de adaptar os produtos para todos os tipos de pele. O retinol B3 é especial para o tratamento das peles sensíveis e com mais probabilidades de desenvolver irritações. No entanto, não associe adaptação a perda de efeito, tenha calma!

Mesmo sendo mais suavizado para peles sensíveis, o retinol acima ainda atua perfeitamente na ação anti-idade. Pele com mais colágeno, respirando e cheias de células novas é sua promessa desde o início de sua aplicação. Portanto, nada de subestimar os produtos sem testá-los.

Sérum de retinol + niacinamida

Retinol - o que é, para o que serve, como usar, melhores produtos
Magazine Luiza

E, por último, se o anterior foi feito exclusivamente para pele sensível, o QRxLabs foi feito para todos os tipos de pele. Sua potência é cientificamente comprovada, pois é advindo da junção do retinol e da niacinamida. Os extratos naturais em sua substância atuam como uma camada protetora para não perder a hidratação da pele.

Já que se hidratar é fundamento no tratamento da pele com o retinol, esta característica é fundamental para sua saúde. Portanto, para texturas suavizadas, pele sem rugas e jovem, sem marquinhas de expressão, pode usar este produto sem medo, pois a aplicação vai dar certo.

Por fim, leia mais sobre pele rejuvenescida em Ácido glicólico – O que é, como usar, indicações e contraindicações

Fontes: Época, SkinCelticals, Derma Club, ADCOS, Beleza na WEb, Guia 55, Beleza na Web 2

Fonte de imagens: Mercado Livre, Glamour, Vivah Cosméticos, Vine Vera, Mercado Livre, Vitamina Certa, Lanphier, Loreal, Magazine Luiza, Mercado Livre 2, Luisa Acorssi,

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

Escolhidas para você