Você já ouviu falar no shampoo antirresíduo? É dos produtos mais usados por cabeleireiros profissionais. Por ser bastante usado durante hidratações. Além de outros procedimentos, que necessitam de uma limpeza completa.
Isso porque, ao longo do tempo o cabelo costuma acumular sujeiras. Ou seja, restos de condicionador, leave-in, reparador de pontas ou até mesmo impurezas. Como, por exemplo, poluição. Esses fatores fazem com que os fios percam o brilho e a vivacidade.
Dessa forma, é importante o uso do shampoo antirresíduo. Pois assim ele vai ajudar a manter o couro cabeludo limpo. No entanto, é preciso ter cuidado na hora de usá-lo. Principalmente, quem tem química e coloração. Já que a ação do shampoo é profunda.
Por isso, confira agora quais cuidados devem ser tomados.
Quando devo usar o shampoo antirresíduo?
Geralmente, o tempo de intervalo de uso varia de acordo com o cabelo de cada pessoa.
- Cabelos oleosos: 1 vez na semana
- Cabelos normais: 1 vez a cada 15 dias
- Cabelos secos: 1 vez por mês
- Cabelos tingidos: 1 vez por mês, só que antes da coloração
Qual a diferença do shampoo antirresíduo para o shampoo tradicional?
A diferença entre esses dois produtos é simples, e ela está no pH (potencial de hidrogênio). Ou seja, o fator que mede o grau de acidez ou alcalinidade de uma substância. Com isso, quando o pH se encontra entre 0 e 6,9, ela é considerada ácida. Agora, se o pH ficar entre 7,1 e 14 a substância é considerada alcalina. Já as de pH 7, são neutras.
Levando essas informações em consideração. Os melhores shampoos, que são de uso diário, possuem o pH em torno de 5 a 5,5. Ou seja, são considerados ácidos. No entanto, os shampoos antirresíduos tem o pH entre 7,1 e 14. Com isso, é uma substância alcalina.
Quem tem cabelo tingido pode usar?
Por sua alta capacidade de limpeza, ele pode retirar até mesmo os pigmentos da tintura. Ou seja, isso faz com que desbote a cor. Além disso, não é recomendado o uso do shampoo porque os cabelos tingidos, geralmente, são ressecados. Por isso, o uso do produto é indicado somente uma vez no mês.
Outro detalhe importante, use o shampoo antes de fazer a coloração dos fios. Assim, você também evita que o cabelo desbote.
Na hora de hidratar
Ele age abrindo as escamas dos fios. Por isso, quando for hidratar os cabelos prefira usar o shampoo antiressíduo. Ele potencializa o efeito dos produtos usados durante o tratamento capilar. Pois com o cabelo limpo os princípios agem no cabelo com mais eficácia.
Outro motivo para usá-lo antes de fazer a hidratação é pelo fato de ressecar muito os fios. Com isso, a máscara age reparando os fios. Pois como dito anteriormente, o shampoo tem ação profunda. Por isso, se usado com frequência retira até mesmo a oleosidade natural do cabelo. O que prejudica ainda mais o cabelo, deixando-o ressecado e quebradiço.
Então, use-o apenas mensalmente.
Shampoo antiressíduo tira a progressiva?
A progressiva é um tipo de alisamento capilar mais brando. Ou seja, não é do tipo definitivo que deixa o cabelo mais rígido. A progressiva conserva a movimento natural dos cabelos. Então, sim o shampoo interfere no resultado da progressiva.
Por ter ação de limpeza profunda, retirando oleosidade e resíduos. Ele acaba, consequentemente, tirando parte da progressiva. Portanto, para evitar e prolongar o retoque, evite o uso do shampoo.
Uma ótima alternativa é usar um shampoo anti oleosidade. Ele é mais suave e evita que sua progressiva não tenha o resultado esperado.
Como usá-lo sem ressecar o cabelo com química?
Em primeiro lugar, a dica principal é usar produtos de qualidade. Ou seja, que respeite o pH natural de seus cabelos. E a outra dica, é a frequência de uso. Portanto, não use todo dia.
Na hora de aplicar o produto, use uma pequena quantidade. Coloque uma pequena quantidade na palma da mão e aplique no couro cabeludo. Com isso, massageie bem em movimentos circulares. Em seguida, aplique no comprimento com o restante do produto. Evite as pontas, pois é naturalmente seca e não recebe oleosidade do couro cabeludo.
Enxague com água em abundancia. E lembre-se de no final aplicar condicionador ou máscara de hidratação. Essa vai ser a parte que devolverá todo o brilho e a maciez dos cabelos. Além de prolongar a durabilidade do aspecto saudável dos fios.
Shampoo antirresíduo alternativa natural (para fazer em casa)
Essa é uma alternativa com produtos naturais. E com a mesma finalidade e eficácia.
Bicarbonato de sódio
O uso do bicarbonato ajuda retirando as impurezas, fazendo uma lavagem profunda. Além de retirar resíduos acumulados, sem desbotar a tintura.
Como usá-lo?
- Primeiro lave com shampoo normal e enxague bem. Isso, para retirar a sujeira habitual.
- Em seguida, passe no couro cabeludo bicarbonato de sódio (1 colher de sopa de bicarbonato em 100 ml de água)
- Deixe agindo por 3 minutos, enxágue bem.
- O bicarbonato de sódio é alcalino. Dessa forma, ele age abrindo a fibra do cabelo fazendo a limpeza. Depois disso, precisa selar os fios. O indicado é utilizar vinagre de maçã ou condicionador.
Obs.: O bicarbonato de sódio não deve ser usado diariamente, como forma de substituir o shampoo habitual. O uso excessivo pode causar danos no couro cabeludo. Além de danificar os cabelos.
Se você gostou de saber sobre como usar o shampoo antiressíduo. Veja também sobre Por que você deveria misturar seu shampoo com açúcar da próxima vez que lavar os cabelos.
Fonte: Beleza e Saúde, Segredos de Salão
Fonte da imagem de destaque: R7 Lifestyle