Beleza

Shampoo Antirresíduo – Quando usar e diferenças dos shampoos normais

O shampoo antirresíduo é um dos principais produtos na hora de manter fios os limpos. No entanto, é preciso cuidado na hora de usá-lo.

Atualizado em 10/01/2020

Você já ouviu falar no shampoo antirresíduo? É dos produtos mais usados por cabeleireiros profissionais. Por ser bastante usado durante hidratações. Além de outros procedimentos, que necessitam de uma limpeza completa.

Isso porque, ao longo do tempo o cabelo costuma acumular sujeiras. Ou seja, restos de condicionador, leave-in, reparador de pontas ou até mesmo impurezas. Como, por exemplo, poluição. Esses fatores fazem com que os fios percam o brilho e a vivacidade.

Dessa forma, é importante o uso do shampoo antirresíduo. Pois assim ele vai ajudar a manter o couro cabeludo limpo. No entanto, é preciso ter cuidado na hora de usá-lo. Principalmente, quem tem química e coloração. Já que a ação do shampoo é profunda.

Por isso, confira agora quais cuidados devem ser tomados.

Quando devo usar o shampoo antirresíduo?

Shampoo Antirresíduo - Entenda quando e como usá-lo
Fonte: Mutari

Geralmente, o tempo de intervalo de uso varia de acordo com o cabelo de cada pessoa.

  • Cabelos oleosos: 1 vez na semana
  • Cabelos normais: 1 vez a cada 15 dias
  • Cabelos secos: 1 vez por mês
  • Cabelos tingidos: 1 vez por mês, só que antes da coloração

Qual a diferença do shampoo antirresíduo para o shampoo tradicional?

Shampoo Antirresíduo - Entenda quando e como usá-lo
Fonte: Vix.com

A diferença entre esses dois produtos é simples, e ela está no pH (potencial de hidrogênio). Ou seja, o fator que mede o grau de acidez ou alcalinidade de uma substância. Com isso, quando o pH se encontra entre 0 e 6,9, ela é considerada ácida. Agora, se o pH ficar entre 7,1 e 14 a substância é considerada alcalina. Já as de pH 7, são neutras.

Levando essas informações em consideração. Os melhores shampoos, que são de uso diário, possuem o pH em torno de 5 a 5,5. Ou seja, são considerados ácidos. No entanto, os shampoos antirresíduos tem o pH entre 7,1 e 14. Com isso, é uma substância alcalina.

Quem tem cabelo tingido pode usar?

Shampoo Antirresíduo - Entenda quando e como usá-lo
Fonte: Mulher

Por sua alta capacidade de limpeza, ele pode retirar até mesmo os pigmentos da tintura. Ou seja, isso faz com que desbote a cor. Além disso, não é recomendado o uso do shampoo porque os cabelos tingidos, geralmente, são ressecados. Por isso, o uso do produto é indicado somente uma vez no mês.

Outro detalhe importante, use o shampoo antes de fazer a coloração dos fios. Assim, você também evita que o cabelo desbote.

Na hora de hidratar

Shampoo Antirresíduo - Entenda quando e como usá-lo
Fonte: Mulher

Ele age abrindo as escamas dos fios. Por isso, quando for hidratar os cabelos prefira usar o shampoo antiressíduo. Ele potencializa o efeito dos produtos usados durante o tratamento capilar. Pois com o cabelo limpo os princípios agem no cabelo com mais eficácia.

Outro motivo para usá-lo antes de fazer a hidratação é pelo fato de ressecar muito os fios. Com isso, a máscara age reparando os fios. Pois como dito anteriormente, o shampoo tem ação profunda. Por isso, se usado com frequência retira até mesmo a oleosidade natural do cabelo. O que prejudica ainda mais o cabelo, deixando-o ressecado e quebradiço.

Então, use-o apenas mensalmente.

Shampoo antiressíduo tira a progressiva?

Shampoo Antirresíduo - Entenda quando e como usá-lo
Fonte: Beleza Maniacas

A progressiva é um tipo de alisamento capilar mais brando. Ou seja, não é do tipo definitivo que deixa o cabelo mais rígido. A progressiva conserva a movimento natural dos cabelos. Então, sim o shampoo interfere no resultado da progressiva.

Por ter ação de limpeza profunda, retirando oleosidade e resíduos. Ele acaba, consequentemente, tirando parte da progressiva. Portanto, para evitar e prolongar o retoque, evite o uso do shampoo.

Uma ótima alternativa é usar um shampoo anti oleosidade. Ele é mais suave e evita que sua progressiva não tenha o resultado esperado.

Como usá-lo sem ressecar o cabelo com química?

Shampoo Antirresíduo - Entenda quando e como usá-lo
Fonte: All Things Hair

Em primeiro lugar, a dica principal é usar produtos de qualidade. Ou seja, que respeite o pH natural de seus cabelos. E a outra dica, é a frequência de uso. Portanto, não use todo dia.

Na hora de aplicar o produto, use uma pequena quantidade. Coloque uma pequena quantidade na palma da mão e aplique no couro cabeludo. Com isso, massageie bem em movimentos circulares. Em seguida, aplique no comprimento com o restante do produto. Evite as pontas, pois é naturalmente seca e não recebe oleosidade do couro cabeludo.

Enxague com água em abundancia. E lembre-se de no final aplicar condicionador ou máscara de hidratação. Essa vai ser a parte que devolverá todo o brilho e a maciez dos cabelos. Além de prolongar a durabilidade do aspecto saudável dos fios.

Shampoo antirresíduo alternativa natural (para fazer em casa)

Essa é uma alternativa com produtos naturais. E com a mesma finalidade e eficácia.

Shampoo Antirresíduo - Entenda quando e como usá-lo
Fonte: IG Delas

Bicarbonato de sódio

O uso do bicarbonato ajuda retirando as impurezas, fazendo uma lavagem profunda. Além de retirar resíduos acumulados, sem desbotar a tintura.

Como usá-lo?

  • Primeiro lave com shampoo normal e enxague bem. Isso, para retirar a sujeira habitual.
  • Em seguida, passe no couro cabeludo bicarbonato de sódio (1 colher de sopa de bicarbonato em 100 ml de água)
  • Deixe agindo por 3 minutos, enxágue bem.
  • O bicarbonato de sódio é alcalino. Dessa forma, ele age abrindo a fibra do cabelo fazendo a limpeza. Depois disso, precisa selar os fios. O indicado é utilizar vinagre de maçã ou condicionador.

Obs.: O bicarbonato de sódio não deve ser usado diariamente, como forma de substituir o shampoo habitual. O uso excessivo pode causar danos no couro cabeludo. Além de danificar os cabelos.

Se você gostou de saber sobre como usar o shampoo antiressíduo. Veja também sobre Por que você deveria misturar seu shampoo com açúcar da próxima vez que lavar os cabelos.

Fonte: Beleza e Saúde, Segredos de Salão

Fonte da imagem de destaque: R7 Lifestyle