Você sabia que existem diversos tipos de hidratação da pele? Não é novidade pra ninguém que cada pessoa tem um tipo de pele, seja ela seca, oleosa ou mesmo mista, não é mesmo? Mas será que todas precisam do mesmo cuidado?
A hidratação, como todo mundo já sabe, é essencial para manter a saúde e a aparência da pele, mas nem toda hidratação funciona da mesma forma. Por isso, existe mais de uma maneira de oferecer esse cuidado à sua pele. Vamos conferir quais e como são?
Quais são os tipos de hidratação da pele?
Sem dúvida, uma das etapas mais importantes de uma boa skincare que se preze é a hidratação, não é? Por isso, vale a pena conhecer mais a fundo quais são as formas de poder fazer isso e identificar a melhor opção para você.
1- Hidratação por oclusão
Este tipo de hidratação é especialmente recomendado para quem tem pele seca, pois sua principal função é reduzir a perda de água pela evaporação. Esse método cria uma barreira protetora sobre a pele, ajudando a manter a umidade natural por mais tempo.
Os produtos utilizados nessa hidratação geralmente contêm substâncias ricas em lipídios, que formam uma camada impermeável sobre a pele, como:
- óleos vegetais,
- ceramidas e
- petrolato.
Leia também: Slugging – a técnica de skincare baseada principalmente no uso de petrolato
2- Hidratação por umectação
Já este tipo de hidratação é especialmente indicado para quem tem a pele mais oleosa, pois atua na retenção da umidade através da presença de óleos. Aqui, o objetivo é formar uma barreira protetora na pele, evitando a perda de água e ajudando a manter a elasticidade e o viço natural.
Entre os ingredientes mais comuns nesse processo, destacam-se os que possuem propriedades emolientes e ajudam a equilibrar a hidratação sem obstruir os poros, por exemplo:
- óleo de coco,
- óleo de jojoba e
- glicerina.
3- Hidratação ativa
Por fim, a hidratação ativa combina os princípios da hidratação por oclusão e umectação, pois cria uma barreira protetora na pele enquanto retém e atrai água para manter a hidratação. Nela, evita-se a perda de água da pele a fim de conseguir uma pele mais saudável e viçosa.
Com esta técnica, é possível favorecer principalmente as peles mais secas ou equilibradas ao se utilizar produtos com ativos como:
- aminoácidos,
- ureia e
- ácidos hialurônico.
É possível usar mais de um tipo de hidratação da pele ao mesmo tempo?
A hidratação da pele é essencial para manter a aparência saudável. No entanto, cada tipo de pele tem necessidades específicas, e escolher os produtos corretos faz toda a diferença, apesar de muitos não acreditarem nisso.
Diante disso, a orientação de um especialista pode ajudar a definir a melhor abordagem, evitando problemas como excesso de oleosidade ou ressecamento extremo.
Isso acontece porque o uso inadequado de hidratantes pode desencadear o chamado efeito rebote, no qual a pele, ao perceber a falta de hidratação adequada, acaba produzindo ainda mais oleosidade.
De acordo com a Dermatologista Dra. Mariana Corrêa:
A nossa pele tem naturalmente uma camada de gordura, que a protege da perda de água. Se lavamos excessivamente o rosto, e diminuímos muito essa camada de gordura, o organismo entende isso como uma agressão. E assim, passa a produzir ainda mais gordura para tentar manter o manto lipídico natural da pele. Esse aumento exacerbado na produção de gordura é o que chamamos de efeito rebote.
Além disso, a combinação errada de produtos pode obstruir os poros ou causar sensibilizações, comprometendo a saúde da sua pele.
Por fim, respondendo a pergunta: é possível, sim, usar mais de um tipo de hidratante, desde que seja feita a escolha certa. Peles mistas, por exemplo, podem se beneficiar de texturas mais leves na zona T e fórmulas mais nutritivas em áreas mais secas. Por isso, contar com a avaliação de um especialista é fundamental para evitar problemas maiores. Certo?
Aproveite e leia também: Como a saúde mental pode afetar nossa pele?
Fonte: Seleções, Beleza na Web, Bel Col, Mantecorp Skincare.