Você muito provavelmente já viu, ou até mesmo ouviu falar, sobre as tranças afros. Aquelas que deixam a mulher negra uma deusa e, sobretudo, marcam toda uma cultura.
Então se você não sabe o real significado do penteado, como cuidar das tranças afros ou qual modelo escolher, agora é o momento de tirar as dúvidas. Isso porque você vai conferir tudo o que se precisa saber para adquirir à essa cultura linda, detalhista e elegante.
Origem e significados das tranças afros
As tranças afros tem origem na cultura africana. E, dentro dela, as tranças podem ter vários significados. Como, por exemplo, classe social, estado civil ou até mesmo características particulares de uma mulher.
Portanto, podemos ver que as tranças vão muito além de vaidade. Elas são, acima de tudo, símbolo da força da mulher negra em todo o mundo. Consequentemente, caracterizam lindamente essas mulheres, que são fortes e resistentes por natureza.
Os 3 tipos mais comuns
1.Trança nagô
Esse tipo de trança vem desde a raiz indo em direção a nuca, é feita com três mechinhas de cabelo bem rente ao couro cabeludo.
Dessa forma, conforme você vai trançando o cabelo, mais mechinhas vão sendo acrescentadas. Ao final, é só trançar o cabelo de forma tradicional.
Inclusive, o melhor de tudo é que ela não precisa ser feita em linha reta. Certamente, você pode brincar com a forma usada. Além de poder usar cabelo sintético para incrementar, ou também só o cabelo natural.
Portanto, use e abuse desse modelo de tranças maravilhosa.
2. Trança Box Braids ou Kanekalon
São tranças que utilizam de fios sintéticos ou até mesmo de lã, para ajudar na ornamentação. Assim, elas ficam com mais volume.
A técnica consiste, basicamente, em usar esses fios, que podem até ser coloridos; e uni-los aos fios naturais na hora de fazer as tranças.
Sendo assim, esse tipo é excelente para quem está passando pela transição capilar, por exemplo. Ou seja, quem está abandonando de vez a química dos cabelos.
Geralmente, as tranças box braids são divididas em dois tipos, as comuns e as jumbos.
Nas comuns são utilizados, basicamente, fios sintéticos da mesma cor do cabelo ou coloridos. Portanto, acabam sendo tranças afros mais opacas.
Já, nas jumbo, o material é mais brilhante. Com isso, esse tipo de trança é ideal pra quem quer manter o cabelão, ao mesmo tempo em que é cheia de personalidade.
3. Twists ou tornado
Essa técnica é bem diferente das outras. Porque, aos invés de usar 3 mechas de cabelo, a twist usa apenas duas. Dessa forma, você que decide o quão espessa a trança vai ficar.
Além disso, elas podem ser usadas também com fio sintético ou lã, para ganhar comprimento.
Como cuidar das tranças
O segredo é estar atenta aos prazos. Ou seja, é preciso respeitar a manutenção. Além disso, manter uma rotina de hidratação é primordial para a beleza e a saúde dos fios.
Basicamente, mantendo estes cuidados, as tranças afros não vão estragar ou quebrar o cabelo. Ao contrário do que muita gente pensa acontecer, o que danifica os fios é a falta de zelo e de manutenção.
No entanto, as tranças exigem cuidados, como todo procedimento feito no cabelo. Por isso, o indicado é sempre fazê-las com um profissional da área, que entenda realmente do assunto.
Já, sobre os cuidados do dia a dia, o ideal é lavar o cabelo com shampoo sem sal. A aplicação do produto, aliás, deve ser feita diretamente na raiz. Além disso, é preciso evitar o uso de cremes, pois eles deixam o cabelo com aparência oleosa.
Outra dica valiosa é na hora de dormir. Sobretudo, sempre amarrar um lencinho na cabeça evite que o cabelo fique com frizz. Aliás, lembre-se também de usar secador para garantir que seu cabelo não fique molhado por muito tempo.
Por fim, como dito anteriormente, respeite o prazo de manutenção.
Se você gostou de ver como cuidar das tranças afros e seus diferentes tipos, você vai curtir dar uma olhada no Mega Hair – Como é feito, tipos, manutenção e cuidados necessários
Fonte: Tô de Cacho, Me Ajude na Transição.
Fonte imagem destaque: All Things Hair.