As unhas de gel são basicamente uma camada de gel (próprio para as unhas) aplicada sobre a sua unha original. Após a aplicação, a mão é colocada sob luz ultravioleta para secar. Depois de seca, pode-se pintar a unha e passar acetona tranquilamente, pois nada irá retirar o gel.
As unhas de gel não fazem mal a saúde, e são ideais para quem possui as unhas fracas e quebradiças. O gel funciona como uma capa protetora, também sendo uma proteção para quem tem a mania de roer as unhas. Para mante-las é necessário um retoque a cada 3 ou 5 semanas.
Como colocar unhas de gel
Para aplicar o gel é necessário fazer algumas coisas antes. É necessário lixar e cortar a unha de forma a ficar uniforme e depois pode-se colar uns moldes de cada dedo sobre a unha.
Após essa preparação, aplica-se as unhas de gel, colocando por cima da unha original um gel. Aplica-se também em cima do molde, caso a pessoa deseje aumentar o comprimento da unha.
Para secar, coloca-se as mãos num aparelho com luz ultra-violeta ou led, por 2 minutos. Enquanto as mãos estão no aparelho, é possível sentir uma pequena dor, como se fosse uma picada.
Quando o gel seca, volta-se a lixar para se dar o formato desejado à unha. Para terminar, as unhas já podem ser pintadas e decoradas como a pessoa desejar.
Como retirar as unhas de gel
Deve-se retirar as unhas de gel corretamente, por isso deve-se voltar na manicure para que ela remova com produto próprio para este fim. Retirar as unhas de gel em casa, é contraindicado porque pode prejudicar a saúde das unhas e danificá-las, deixando-as quebradiças e muito fracas.
Dá mesma forma não é recomendado que se coloque unhas de gel em casa. Apesar de existir essa possibilidade, pois é vendido produtos para isso, a manicure sabe exatamente como fazer, dando-lhe a garantia que o serviço será bem feito e preservará a saúde de suas unhas.
Vantagens e desvantagens
Os benefícios das unhas de gel são claros: tornam as mãos mais bonitas e elegantes. Além disso, a aplicação não sai fácil, uma vez que nem cetona é capaz de tira-la.
Ao passar o removedor de esmaltes a cor não sai, podendo durar entre 3 a 5 semanas. Mas a maior desvantagem é que, à medida em que as unhas crescem, o gel precisa ser recolocado, sendo necessário fazer uma manutenção todos os meses, tornando-se caro. Além disso, no caso de ter unhas de gel bem compridas torna-se mais difícil realizar algumas tarefas.
Riscos das unhas de gel
Além de quebrar e cair, o que não é exatamente algo perigoso, o risco das unhas de gel está na exposição à luz UV. Ela, aliás, é parte importante para a secagem das unhas.
Portanto, quem tem o hábito de usar esse tipo de alongamento de unhas, deve ficar atenta à fragilidade e ao surgimento de manchas na região. Nesse caso, existe o risco do desenvolvimento de câncer de pele, além do envelhecimento precoce.
Você gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: Como pintar as unhas em casa como uma profissional
Fonte: Tua Saúde