Se você vive em uma região úmida ou se um determinado cômodo de sua casa não recebe muita luz do sol, provavelmente você sofre com o mofo, não é mesmo? Seja nas paredes, em móveis, na cortino ou no boxe do banheiro e daí por diante, além de deixar um aspecto feio, mofos e bolor podem ser perigosos para a saúde.
Segundo especialistas, mofo é causado por um tipo de fungo que se desenvolve por esporos suspensos no ar e que crescem em ambientes quentes e úmidos, com pouca circulação de ar.
O bolor também vem de um fungo, de outro tipo, que também pode crescer nas paredes e é caracterizado por manchas que podem se espalhar rapidamente se não forem tratadas.
Em ambos os casos, os fungos podem afetar a saúde das pessoas que entram em contato direto com ele, especialmente se elas vivem em lugares mofados e embolorados.
Vários tipos de alergias podem ser despertadas por causa desses micro-organismos, sem contar o risco de pneumonia, que pode ser fatal.
Como acabar com o mofo
A boa notícia é que dá tratar o mofo e o bolor com uma solução caseira, bastante eficiente contra o problema. O segredos, conforme especialistas, é usar produtos de limpeza com cloro na composição para desinfetar as superfícies afetadas e matar os esporos.
Mas, claro, se a situação em sua casa for grave, o melhor mesmo é procurar ajuda profissional para resolver o problema. Agora, se o mofo estiver em uma área específica, o que você deve fazer é seguir a receita abaixo:
- 1 parte de água sanitária ou outro limpador com cloro na composição
- 3 partes de água
Você deve preparar a mistura e colocá-la em um borrifador. Para limpar o local, esfregue a superfície afetada com uma escova de cerdas duras e finalize com um pano úmido.
Para evitar contaminações, antes de começar a limpeza certifique-se de proteger os olhos, use luvas e máscara para o rosto para evitar contato com o esporos liberados. Mantenha as janelas abertas durante a faxina e depois (até que a superfície seque) e use um ventilador.
Como evitar que o mofo ou o bolor voltem?
Quem entende do assunto garante que a única forma de evitar que o mofo volte é eliminando as condições ideais para o crescimento de seus esporos. Para isso, além de fazer a manutenção periódica com a solução caseira nas superfícies afetadas, você deve também:
- Manter cortinas de banheiro e toalhas secas e limpas;
- Manter banheiros, cozinhas e outros ambientes úmidos bem ventilados e secos;
- Instalar desumidificador elétrico nas áreas mais afetadas;
- Pintar paredes com tinta antimofo;
- Manter paredes e tetos com bom revestimento;
- Consertar vazamentos o quanto antes para evitar que a umidade se infiltre no piso e nas paredes;
- Vedar a tubulação do ar condicionado (caso seja essa a origem do problema);
Anotou direitinho o que fazer? Agora, não vá pensando que água sanitária é solução para tudo, hein! Nessa outra matéria você vai entender por que: Por que você não deve usar água sanitária para limpar a tampa do vaso.
Fonte: Cleanipedia