Casa & Decoração

Como acabar com o mofo das paredes com uma solução caseira

Sua casa está ficando com as paredes escuras e manchadas de mofo e bolor? Descubra como acabar com o mofo das paredes com uma solução caseira:

Atualizado em 10/10/2018

Se você vive em uma região úmida ou se um determinado cômodo de sua casa não recebe muita luz do sol, provavelmente você sofre com o mofo, não é mesmo? Seja nas paredes, em móveis, na cortino ou no boxe do banheiro e daí por diante, além de deixar um aspecto feio, mofos e bolor podem ser perigosos para a saúde.

Segundo especialistas, mofo é causado por um tipo de fungo que se desenvolve por esporos suspensos no ar e que crescem em ambientes quentes e úmidos, com pouca circulação de ar.

O bolor também vem de um fungo, de outro tipo, que também pode crescer nas paredes e é caracterizado por manchas que podem se espalhar rapidamente se não forem tratadas.

Em ambos os casos, os fungos podem afetar a saúde das pessoas que entram em contato direto com ele, especialmente se elas vivem em lugares mofados e embolorados.

Vários tipos de alergias podem ser despertadas por causa desses micro-organismos, sem contar o risco de pneumonia, que pode ser fatal.

Como acabar com o mofo

A boa notícia é que dá tratar o mofo e o bolor com uma solução caseira, bastante eficiente contra o problema. O segredos, conforme especialistas, é usar produtos de limpeza com cloro na composição para desinfetar as superfícies afetadas e matar os esporos.

Mas, claro, se a situação em sua casa for grave, o melhor mesmo é procurar ajuda profissional para resolver o problema. Agora, se o mofo estiver em uma área específica, o que você deve fazer é seguir a receita abaixo:

  • 1 parte de água sanitária ou outro limpador com cloro na composição
  • 3 partes de água

Você deve preparar a mistura e colocá-la em um borrifador. Para limpar o local, esfregue a superfície afetada com uma escova de cerdas duras e finalize com um pano úmido.

Para evitar contaminações, antes de começar a limpeza certifique-se de proteger os olhos, use luvas e máscara para o rosto para evitar contato com o esporos liberados. Mantenha as janelas abertas durante a faxina e depois (até que a superfície seque) e use um ventilador.

Como evitar que o mofo ou o bolor voltem?

Quem entende do assunto garante que a única forma de evitar que o mofo volte é eliminando as condições ideais para o crescimento de seus esporos. Para isso, além de fazer a manutenção periódica com a solução caseira nas superfícies afetadas, você deve também:

  • Manter cortinas de banheiro e toalhas secas e limpas;
  • Manter banheiros, cozinhas e outros ambientes úmidos bem ventilados e secos;
  • Instalar desumidificador elétrico nas áreas mais afetadas;
  • Pintar paredes com tinta antimofo;
  • Manter paredes e tetos com bom revestimento;
  • Consertar vazamentos o quanto antes para evitar que a umidade se infiltre no piso e nas paredes;
  • Vedar a tubulação do ar condicionado (caso seja essa a origem do problema);

Anotou direitinho o que fazer? Agora, não vá pensando que água sanitária é solução para tudo, hein! Nessa outra matéria você vai entender por que: Por que você não deve usar água sanitária para limpar a tampa do vaso.

Fonte: Cleanipedia

Por <a href='https://areademulher.r7.com/author/thamyris/' rel='dofollow' class='dim-on-hover'>Thamyris Fernandes</a>
Por Thamyris Fernandes
Jornalista pela PUC Goiás. Já flertou com assessoria de imprensa, passou um tempo em jornais impressos e encontrou na internet seu habitat natural. Basicamente, uma taurina curiosa. Gosta de vinho, café, livros, um bom papo e aconchego. Ama o que faz e faz o que ama por aqui. Instagram: @thamyriscf