Casa & Decoração

Feng Shui: princípios básicos, como usar na decoração + inspirações

O que realmente é o Feng Shui? Como ele pode ser usado e aplicado? E para quê? Conheça mais e se inspire!

Atualizado em 11/10/2018

O Feng Shui é uma forma de organização de móveis e objetos – falando de maneira simplória -, para que haja melhor fluxo de energia em nossas casas. Essa energia é chamada “chi”. Ou seja, alguns objetos em determinadas posições fazem com que o chi não consiga circular livremente.

É uma arte milenar, que tem seus preceitos aliados à tradição, mas isso não impede de ser adequada à modernidade. Mesmo que você não acredite nessa coisa toda de harmonia e energias, não custa nada tentar, né? Por isso, nós separamos essas dicas para você re-organizar a sua casa e ambientar os móveis da melhor forma possível.

Vamos lá?

1 – Feng Shui: o baguá

A primeira coisa que você precisa ter em mente, e em mãos, é o baguá. Ele é um mapa dos centros de energia da casa e dos cômodos. Tem o formato de um octógono que é dividido em nove segmentos que influenciam nossas vidas.

Para usar o baguá existem dois métodos: analisá-lo como a rosa dos ventos [com a área de trabalho posicionada para o norte].

Ou colocar o mapa com essa área posicionada para a entrada da casa. Dessa forma você conseguirá entender melhor como sua casa funciona.

Além de descobrir porque certos projetos ou objetivos não estão funcionando!

30 ideias de decoração de festas infantis para fugir do óbvio

2 – Feng Shui: a posição de comando

Cada ambiente tem um propósito e um móvel que melhor o representa. Esses móveis, geralmente, são os maiores. Como cama, mesa e grandes peças.

Por exemplo, no quarto, o objeto central é a cama. Mas deve estar sempre virada para a porta, mas nunca diretamente de frente para ela. Entende?

3 – Feng Shui: objetos pesados

Principalmente no teto e paredes! Eles são perigosos, por isso não pendure em cima da cama ou ao lado da cama.

Além disso, peças pesadas instaladas acima de nossas cabeças nos trazem ansiedade e preocupação em nosso subconsciente.

Cuidado também com os espelhos na cabeceira! Eles refletem nossa energia para longe da cama, quando deveriam estar concentradas ali!

11 formas de transformar xícaras de chá em decoração

4 – Feng Shui: água corrente

Quem nunca precisa de dinheiro? Que tal aquele extra para não acabar no vermelho? Então, a dica é: água corrente no quadrante da prosperidade.

Você pode inseri-la das mais diversas formas, use a imaginação! Se você sempre sonhou em ter um aquário, esse é o momento.

Pequenas fontes e outras peças que envolvam água também são muito bem vindas.

5 – Feng Shui: inclua todos os elementos em cada quarto da casa

Basicamente assim: o feng shui é totalmente adepto ao minimalismo. Mas também é preciso selecionar objetos que representem os elementos da natureza [ar, água, madeira, terra e metal] em cada ambiente. 

Mas não é preciso, necessariamente, colocar objetos literais. Por exemplo, você pode usar vasos de cerâmica para representarem a terra e espelhos ou vidros para representarem a água.

18 dicas de decoração para inovar sem gastar quase nada

Inspire-se

24 truques de decoração para deixar sua casa estilosa

Fonte: Casa | Viva Decora