Marília Dias Mendonça, conhecida apenas como Marília Mendonça foi uma cantora, compositora e instrumentista goiana, e um dos grandes nomes da música brasileira. A cantora ficou conhecida principalmente na música sertaneja, mais especificamente no subgênero feminejo, o sertanejo cantado por mulheres.
É incontestável o alcance e sucesso de Marília, que infelizmente nos deixou cedo demais, aos 26 anos, deixando um filho, Léo. A cantora ultrapassou os limites da música sertaneja e se tornou uma das artistas mais importantes e influentes do Brasil, sendo reconhecida como a rainha da sofrência.
Gostando de sertanejo ou não, todo mundo já sofreu com uma música de Marília Mendonça. O fato é que a cantora teve uma carreira de prestígio, com números incríveis em todas as plataformas musicais, uma agenda cheia, uma legião de fãs e inúmeras músicas que marcaram várias pessoas.
A seguir, vamos conhecer um pouco mais sobre a história de Marília Mendonça e o seu legado que será eterno.
Quem foi Marília Mendonça?
Marília Dias Mendonça, nasceu no dia 22 de julho de 1995, na cidade de Cristianópolis, no interior de Goiás. Mas foi criada na capital do estado, Goiânia, onde teve o seu primeiro contato com a música, que aconteceu na igreja que frequentava com a família, onde ela cantava nas apresentações. Sendo assim, sua origem goiana acabou influenciou na escolha do gênero sertanejo, que é muito popular no estado.
A família de Marília tinha um bar chamado “Cantinho da Viola”, em Goiânia, esse que foi o primeiro palco da menina que se tornaria uma das maiores cantoras do país. Na época, ainda menina, Marília fazia apresentações singelas para os clientes do bar e amigos da família.
Marília Mendonça começou escrevendo música para outros artistas aos 12 anos de idade. Ela escrevia músicas para cantores como João Neto & Frederico, Wesley Safadão, Henrique e Juliano, Cristiano Araújo entre outros. Mostrando que desde sempre teve talento para escrever músicas apaixonadas.
Sendo assim, apesar de já cantar informalmente, Marília Mendonça começou primeiramente como compositora, e só depois investiria na carreira de cantora. No entanto, a essa altura, ela já tinha várias músicas fazendo sucesso pelo país, nas vozes de vários cantores sertanejos.
Vida pessoal
Quanto à vida pessoal, Marília Mendonça já teve alguns relacionamentos públicos. O primeiro foi com o empresário Yugnir Ângelo, com quem ficou noiva em dezembro de 2016. No entanto, o relacionamento chegou ao fim em 2017, porque, segundo a cantora, ela era muito jovem para ter um compromisso tão sério.
Após a separação, ela até teve alguns relacionamentos casuais, mas nada firme. Até que, em maio de 2019, ela confirmou que estava se relacionando há cinco meses com o também cantor sertanejo, Murilo Huff.
O relacionamento dos dois foi bastante agitado, e entre idas e vindas, Marília e Murilo ficaram juntos por quase 5 canos, entre 2017 e 2021, apesar de só oficializarem o namoro em 2019. Aliás, alguns meses depois de confirmar o namoro, ela anunciou que estava grávida do primeiro filho com o cantor.
Filho
O anúncio da sua gravidez pegou todo mundo de surpresa. Enquanto a maioria dos fãs comemoraram a notícia e encheram a cantora com mensagens de carinho, outros não gostaram muito.
Alguns seguidores questionaram a cantora que cantava sempre sobre infidelidade e falta de sorte no amor, e, de repente, aparece grávida. E os ataques foram pesados nesse sentido. Um dos internautas chegou a dizer que o filho de Marília Mendonça “não era de Deus”. Logo, teve até fofocas de que ela e Murilo Huff iriam se separar, e que o filho deles cresceria sem pai.
Contudo, outros comentários eram em tom de brincadeira, e diziam que era um absurdo a cantora cantar uma coisa e viver outra na vida real. “Você prometeu que todo mundo ia sofrer”, brincaram os fãs.
Enfim, o filho da cantora Léo, nasceu no dia 16 de dezembro de 2019, na cidade de Goiânia. Hoje a guarda do menino é compartilhada entre Murilo e mãe de Marília, Dona Ruth.
Morte de Marília Mendonça
Infelizmente a vida e carreira de Marília Mendonça foi interrompida de forma trágica e precoce. No dia 05 de novembro de 2021, foi anunciada a morte da cantora. O avião em que Marília estava caiu em Piedade de Caratinga, na Região do Vale do Rio Doce, em Minas Gerais. Além de Marília, morreram também seu produtor Henrique Ribeiro, seu tio e assessor Abicieli Silveira Dias Filho, o piloto e o copiloto do avião.
A cantora faria um show na cidade de Caratinga nesse dia. No entanto, o avião, um bimotor Beech Aircraft, da PEC Táxi Aéreo, que saiu de Goiânia rumo à cidade mineira sofreu uma queda horas depois de decolar. A primeira informação foi de que apesar da queda os passageiros estavam bem, mas horas depois veio a confirmação do óbito.
Enfim, a cantora, aclamada por todo o Brasil com suas melodias apaixonadas, deixou um filho que na época tinha apenas 1 ano e 10 meses. Ela, que uniu públicos diversos e dominou um mercado majoritariamente masculino, recebeu homenagens de seus fãs e amigos íntimos e famosos.
Carreira de Marília Mendonça
Até se tornar a Rainha da Sofrência, Marília começou escrevendo música para outros cantores. No entanto, com uma voz marcante e muito talento, era questão de tento até ela se tornar uma das maiores cantoras do país.
Como compositora
Como dito anteriormente, Marília desde muito cedo demonstrou talento para a composição. Sendo assim, a partir dos 12 anos de idade, a menina começou a compor músicas românticas e apaixonadas para artistas já consagrados no meio sertanejo.
Algumas músicas de sua autoria incluem “Minha Herança” de João Neto & Frederico, “Muito Gelo, Pouco Whisky”, do Wesley Safadão, “Até Você Voltar”, “Cuida Bem Dela”, “Flor e o Beija-Flor”, da dupla Henrique e Juliano, “É Com Ela Que Eu Estou”, do Cristiano Araújo, entre várias outras.
Mas felizmente, podemos conhecer o lado compositora de Marília, mas também seu talento como cantora.
Como cantora e intérprete
Sendo assim, foi só em 2015, aos 20 anos de idade, que Marília decidiu se aventurar como cantora. Ela começou participando das músicas “A Flor e o Beija-Flor”, e “Impasse”, ambas da dupla sertaneja Henrique e Juliano.
No ano seguinte, ela lançou o seu primeiro álbum, o “Marília Mendonça: Ao Vivo”. Não demorou muito para que algumas músicas figurassem entre as mais tocadas do país, como “Sentimento Louco” e “Infiel”.
Naquele ano, a música “Infiel” se tornou a quinta canção mais executadas nas rádios brasileiras. Então, com o reconhecimento nacional, Marília lançou um EP acústico ao vivo, intitulado “Agora É Que São Elas”, com faixas antigas e o single inédito “Eu Sei de Cor”.
O seu sucesso foi meteórico, principalmente por cantar músicas que falam de amor, traição, e dor de cotovelo. Sendo assim, não demorou muito para a cantora ser coroada a “Musa da sofrência”, referência direta ao tom dramático de suas músicas.
Suas composições baseadas na perspectiva feminina chamaram a atenção do público. Isso porque a maioria das músicas sertanejas tinham letras voltadas para o público masculino. Desse modo, esse novo estilo foi uma novidade muito bem recebida e Marília Mendonça arrastou verdadeiras multidões para os seus shows, entre homens e mulheres.
Recordes de Marília Mendonça
A carreira de Marília Mendonça é repleta de recordes, e mesmo após sua morte, sua música continua quebrando barreiras e indo além. Alguns dos recordes mais marcantes da sua carreira incluem:
- A cantora brasileira com mais seguidores no Spotify
- Artista brasileira com mais streams no Spotify, chegando a 8 bilhões superando seu próprio recorde.
- Todos os Cantos é o álbum brasileiro mais escutado no Spotify.
- Presente na lista dos 500 artistas mais ouvidos no mundo inteiro.
- Dez músicas do álbum Todos os Cantos no Top 200 do Spotify.
- A música “Todo Mundo Vai Sofrer” é a canção que mais ficou em primeiro lugar no ranking Top 50 do Brasil, sendo um total de 85 dias seguidos.
- Live com maior audiência de todos os tempos no YouTube, com 3,31 milhões de pessoas assistindo-a ao mesmo tempo.
Prêmios e indicações
Apesar de curta, apenas seis anos, Marília teve uma carreira meteórica e claro, que com tamanho talento seria impossível passar despercebida nas principais premiações de música.
Send0 assim, em 2017 ela foi indicada ao prêmio de melhor álbum de música sertaneja no Grammy Latino, dessa vez ela não ganhou. Mas em 2019, ela foi indicada novamente nessa categoria, dessa vez pelo álbum Todos os Cantos e levou o prêmio para casa. No ano seguinte, ela foi indicada novamente, dessa vez com o álbum Patroas 35% mas não levou.
Entre premiações nacionais, Marília ganhou o Melhores do Ano, do Domingão do Faustão em 2018. Ela também saiu vencedora do Prêmio Multishow de Música, na categoria Melhor Show, além de ter sido eleita a Cantora do Ano pela premiação.
Além de várias outras indicações a prêmios variados, de televisão, internet e música. O fato é que Marília Mendonça merecia todos os prêmios.
LEIA MAIS:
Marília Mendonça morre em acidente de avião
Mãe de Marília Mendonça revela áudio da filha antes do acidente
Herança de Marília Mendonça é avaliada por advogados
Declaração de Marília Mendonça emociona Murilo Huff
Dulce María lança música gravada com Marília Mendonça
Funcionários de Marília Mendonça são contratados por amigos da cantora
Fontes: Letras Brasil Escola Deezer Ana Maria