Biografias

Zozibini Tunzi, quem é a Miss Universo 2019? Origem, carreira e lutas

A ganhadora do Miss Universo 2019, Zozibini Tunzi, foi a 5º negra eleita nas 68 edições da competição e a 3ª afriana a ser coroada.

A beleza de Zozibini Tunzi, certamente, conquistou o mundo em 2019. Eleita Miss da África do Sul e Miss Universo, a modelo sul-africana é dona de um sorriso contagiante e uma beleza única. Inclusive, ela impressiona ainda mais por conta de sua naturalidade no palco. E também por causa de suas incríveis criações de moda sul-africanas.

Sobre sua coroação como a mulher mais bonita do universo, em 2019, é possível dizer que faz jus à sua imponência. Zozibini Tunzi foi coroada com um adorno de ouro, cravejado de nada menos que 1.770 diamantes. E isso tudo aos 26 anos de idade, como a Miss Universo de 2019. A edição do concurso 2019, aliás, ocorreu em Atlanta, nos Estados Unidos.

Zozibini, aliás, foi a 5ª negra eleita dentre as 68 edições que já ocorreram da competição internacional de beleza feminina. Nesta edição, inclusive, a modelo conseguiu superar concorrentes de 89 países.

E não foi apenas sua aparência física que encantou os jurados e o publico do Miss Universo. O discurso de vitória da Miss garantiu a atenção do muito todo, ao falar sobre o machismo, o racismo e o sexismo. Estes e outros detalhes, aliás, você confere logo mais.

Início de tudo

Zozibini Tunzi- Quem é, como começou sua carreira + fatos sobre ela
Fonte: Tera Dig News

A priori, Zozibini Tunzi nasceu em Tsolo, Cabo Oriantals, na África do Sul. Contudo, ela cresceu na vila vizinha, Sidwadweni, ao lado de seus pais Philiswa Nadapu e Lungisa Tunzi e suas duas irmãs.

Entretanto, tempos depois, ela se mudou para a Cidade do Cabo para estudar.  Ela, inclusive, se formou em 2018, em relações públicas e gerenciamento de imagens pela Universidade de Tecnologia da Península do Cabo.  Depois disso, ainda na cidade, ela trabalhou como estagiária no departamento de relações públicas de Ogilvy Cape Town.

Mas, antes disso, Zozibini já encantava o mundo com sua beleza. Em 2015, por exemplo, ela conquistou seu primeiro título como modelo, ao ser eleita Miss Mamelodi Sundowns.

Já, em 2017, ela foi classificada entre as 26 principais semifinalistas da Miss África do Sul. Inclusive, nesse concurso, ela foi selecionada entre as 35 semifinalistas. Contudo, não foi ficou entre as doze finalistas.

Em 2019, no entanto, Zozibini voltou a competir no concurso Miss África do Sul, em Pretória. E, como já sabemos, foi coroada vencedora.

Miss Universo 2019

Zozibini Tunzi- Quem é, como começou sua carreira + 10 fatos sobre ela
Fonte: Gauchazh

Depois de sua vitória no concurso Miss África do Sul 2019, o Miss Universo 2019 também entrou para sua conta, no dia 8 de dezembro. Vale ressaltar, contudo, que estes títulos não foram conquistados somente por conta de sua beleza física.

Na verdade, ela também venceu por sua personalidade, inteligência e outras habilidades diferenciadas. Como por exemplo, os looks referentes às origens do seu país. Inclusive, ela procurou destacar ideais contra o racismo e a favor da igualdade de gênero.

Outro diferencial da miss, certamente, foi seu discurso de empoderamento. Basicamente, durante o questionamento sobre aprendizado na juventude feminina, Zozibini procurou enfatizar que a liderança é a coisa mais importante que as jovens devem compreender.

Inclusive, durante o seu discurso, também afirmou que isso ainda é algo que sempre faltou nas mulheres jovens, mas que essa realidade vem mudando após a sociedade rotular como elas deveriam ser. Ou seja, a liderança passou a ser um desejo.

Assim sendo, foram com esses cuidados, essa personalidade e esses diferenciais a modelo conseguiu superar todas as concorrentes de 89 países durante a competição.

Vencedoras negras

Zozibini Tunzi- Quem é, como começou sua carreira + 10 fatos sobre ela
Fonte: Gauchazh

A princípio, é importante destacar que em 68 edições do curso, apenas cinco da ganhadoras do Miss Universo foram negras. A primeira delas, aliás, foi Janelle Commissiong, eleita em 1977. E, ainda assim, a pioneira só foi eleita após 25 anos de existência da premiação.

A segunda mulher negra a ser coroada Miss Universo foi Chelsi Smith. Nascida na Califórnia, nos Estados Unidos, ela foi a vencedora de 1995, na cidade de Windhoek, na Namíbia. Além do título, a modelo também estreou como atriz em séries de televisão e em singles musicais.

A terceira, foi Wendy Fitzwilliam, representante de Trinidad e Tobago no ano de 1998. Enquanto, a quarta, foi a angolana Leila Lopes, em 2011. Inclusive, ela recebeu a coroa e foi considerada a mais bela do mundo na ocasião.

Principal mudança de Zozibini Tunzi

Zozibini Tunzi- Quem é, como começou sua carreira + 10 fatos sobre ela
Fonte: Entretenimento.uol

Uma das falas de Zozibini Tunzi que mais chamou a atenção dos jurados foi sobre sua aparência. De forma geral, ela afirmou que cresceu em um mundo em que uma mulher negra, com sua aparência e o seu cabelo, não eram considerados bonitos. E, por conta disso, ela cresceu com dificuldades de aceitação.

Por isso, ela passou por inúmeros processos de reencontros com sua própria personalidade e essência. Até que cortou seu cabelo, após várias transições capilares.

Inclusive, em 2017, a miss usava o cabelo liso e com mega hair. Vale destacar ainda que, nesse período, ela foi a finalista do Miss África do Sul, mas ficou de fora da final.

Após tanto mexer em seu cabelo, ela decidiu radicalizar sua aparência. Assim, decidiu parar de vez de usar apliques e perucas. Aliás, de acordo com o seu discurso, essa foi uma das decisões que a mais deixou livre e feliz ao mesmo tempo.

Contudo, até chegar a tal decisão, o processo não foi tão simples. Ela afirmou que antes de radicalizar, basicamente, passou por crises de inseguranças e medo de não se sentir bonita. Principalmente, por conta dos padrões sociais que são impostos às mulheres.

Coisas que você precisa saber sobre Zozibini Tunzi

1- É a terceira sul-africana a levar o título

Zozibini Tunzi- Quem é, como começou sua carreira + 10 fatos sobre ela
Fonte: Metrópoles

A princípio, ela foi a 3ª sul-africana a levar o título de Miss.

2- Defende a educação dos jovens sul-africanos

Zozibini Tunzi- Quem é, como começou sua carreira + 10 fatos sobre ela
Fonte: Metrópoles

Sobretudo, por ser filha de uma diretora de escola, ela consegue ver com um olhar mais aguçado a importância da educação para os jovens. Aliás, uma de suas bandeiras durante o concurso foi, exatamente, a educação dos jovens sul-africanos, a igualdade e a representação dos mesmos.

3- Adora livros

Zozibini Tunzi- Quem é, como começou sua carreira + 10 fatos sobre ela
Fonte: Metrópoles

Zozibini Tunzi também adora ler. Um de seus preferidos, aliás, é o O Segredo, de Rhonda Bryne. Basicamente, este livro fala sobre a lei da atração e também procura enfatizar sobre a importância de se ter um pensamento positivo, e como ele pode trazer mudanças para a sua vida.

4- Símbolo de representatividade feminina

Zozibini Tunzi- Quem é, como começou sua carreira + 10 fatos sobre ela
Fonte: Metrópoles

Basicamente, ela levanta a bandeira da igualdade de gêneros. Além do mais, ela também procura incentivar as mulheres em suas redes sociais a se amarem mais como elas realmente são. Ou seja, sem produções e maquiagens.

5- Comida predileta

Zozibini Tunzi- Quem é, como começou sua carreira + 10 fatos sobre ela
Fonte: Metrópoles

Sobretudo, a comida predileta de Zozibini Tunzi é o prato africano Umngqusho. Basicamente, esse prato é feito com grãos de açúcar, manteiga, cebola, batatas, pimentões e limões.

6- Ganhou um carro e um apartamento mobiliado

Zozibini Tunzi- Quem é, como começou sua carreira + 10 fatos sobre ela
Fonte: Boston Globe

Após sua vitória do Miss África do Sul 2019, Zozibini Tunzi recebeu alguns prêmios. Dentre eles, estão um carro novo e um apartamento mobiliado, no bairro de Sandton, em Joanesburgo, que deve ser usado por ela durante seu reinado. O imóvel, aliás, está avaliado em em R$ 5 milhões.

7- Já ultrapassou um milhão de seguidores no Instagram

Zozibini Tunzi- Quem é, como começou sua carreira + 10 fatos sobre ela
Fonte: Pep Ph

Após vencer o concurso, ela ultrapassou um milhão de seguidores no Instagram. Aliás, atualmente, ela já se encontra com 2 milhões de seguidores e tem 172 publicações.

8- Orgulha de sua origem

Zozibini Tunzi- Quem é, como começou sua carreira + 10 fatos sobre ela
Fonte: Life Style R7

De modo geral, essa pode ser a sua principal marca. Pois, ela deixou mais do que claro que tem orgulho da sua origem e pretende defendê-la diante todos os preconceitos e desigualdades. Inclusive, após vencer o concurso, ela expôs discursos sobre representatividade.

Em um deles, por exemplo, ela afirmou: “Cresci em um mundo onde uma mulher que se parece comigo, com meu tipo de pele e cabelo, nunca foi considerada bonita. Acho que isso pode mudar hoje. Quero que as crianças olhem para mim e vejam seus rostos refletidos no meu”.

Enfim, o que achou da nossa matéria?

Vem conferir mais matérias do Área de Mulher: 10 modelos trans mais famosas e bem sucedidas do mundo da moda

Fontes: Gauchazh, Entretenimento.uol, Extra.globo, Metrópoles, Revista L’Officiel, Tv famosos,

Imagem de destaque: Zalebs

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

Escolhidas para você