Em síntese como o próprio nome já diz, autocuidado nada mais é do que a atenção que você dedica a você mesmo. Basicamente, o autocuidado está dirigido a nossa própria saúde. Mas o autocuidado não se resume a aspectos do corpo. Na verdade, a mente assume o papel principal quando falamos sobre o assunto. Portanto é de suma importância para que haja consciência sobre os limites, qualidades e defeitos inerentes à nossa personalidade.
Cuidar de si mesmo pode parecer um desafio em meio à rotina do dia a dia. Mas encontrar valor nas pausas que fazemos para nutrir nosso corpo e nossa mente traz enormes benefícios para vivermos com mais bem-estar.
Acima de tudo, o autocuidado é esse olhar gentil consigo mesmo, então veja mais informações sobre o assunto juntamente com algumas dicas de como cuidar de si mesma.
A importância da autoestima com o autocuidado
Sobretudo a autoestima é o valor que atribuímos a nós mesmos e nossa capacidade de nos amar. É o ato de “amar a si mesmo”, que requer atitudes como o autorrespeito, a autoaceitação bem como o autoconhecimento. Em suma é quanto gostamos, respeitamos e principalmente confiamos em nós mesmos.
E ela juntamente com o autocuidado precisam ser inseparáveis, ou seja, precisam definitivamente andar lado a lado. Entendendo os dois componentes você vai ser capaz de saber melhor quem é e por que age de determinada maneira.
Por que devemos ter autocuidado?
Antes de mais nada é de suma importância dizer que ter autocuidado não significa negar cuidados aos outros. E sim se cuidar para que você tenha mais saúde e disposição para continuar seus projetos e claro, para que você também continue a cuidar das pessoas que você ama.
Autocuidado é abrigar-se dos confortos e desconfortos que a vida traz, é ver quais são as causas desses confortos e desconfortos, e escolher agir ou não, de forma positiva sobre elas.
Quando colocamos outras pessoas sempre acima de nós, deixamos de nos valorizar e nos tornamos vulneráveis a atrair pessoas tóxicas. Então antes de cuidar e dar amor ao outro, é importante que estejamos bem, valorizando e amando a nós mesmos, em primeiro lugar, para posteriormente oferecermos o melhor que temos ao próximo.
O que não é autocuidado?
- Primeiramente não é aquilo que fazemos sem gostar, somente por obrigação.
- Em segundo lugar o autocuidado é algo que nos recarrega, em vez de sugar nossas energias.
- Por fim não é um ato egoísta. O autocuidado não é ouvir os outros, mas a si mesmo, dando uma resposta honesta e fazer o que é certo para você e isso é se colocar em primeiro lugar. Contudo definitivamente não significa que você está sendo egoísta, pelo contrário você está se valorizando.
Ele também é uma opção
Somente você pode decidir se cuidar. O autocuidado é uma questão de equilíbrio. Seja qual for a maneira como você decide se cuidar, isso não deve exigir exagero ou muito esforço. Faça tudo no seu tempo, seu ritmo, deixe que as coisas aconteçam de forma natural, sobretudo acredite na sua intuição.
Benefícios
- Aumenta a autoconfiança e também a autoestima. Já que se conhecendo melhor você aprende a confiar em seus instintos e na sua capacidade.
- Melhora a qualidade de vida. Pois esse cuidado consigo também permite que você passe a enxergar a vida não apenas como uma sequência de obrigações.
- Diminui custos com a saúde. Pois autocuidado também significa estar atento à saúde e não ignorar sinais.
Formas de autocuidado
1- Busque um momento de relaxamento todos os dias
Contudo, para cuidar de si mesmo é importante buscar, mesmo que sejam 10 minutos diários, relaxamento e desconexão, desfrutar de um café ou de um chá, olhar as notícias ou as redes sociais em seu celular, sem que nada ou ninguém o incomode.
2- Estar com amigos
Em síntese estar perto das pessoas que você gosta e que trazem boas energias para a sua vida também é um meio de cuidar de si. Portanto sempre que possível marque encontros com seus amigos, façam rodas de conversa, ligações, o importante é se divertir.
3- Exercícios físicos
Definitivamente se você não possui o hábito de praticar exercícios físicos, essa pode ser uma excelente hora para dar início a um novo hábito. Praticar exercícios favorece o sono, o apetite, além de permitir que você tenha um bom funcionamento dos intestinos. A concentração também é melhorada e você consegue manter o equilíbrio e a coordenação motora com maior facilidade.
4- Emoções
Sem dúvidas uma das melhores dicas é garantir que estamos completamente conectados às nossas emoções. Podemos inclusive ser tentados a rejeitar sentimentos como tristeza ou raiva, mas é saudável senti-los, aceitá-los e seguir em frente. Lembre-se de que as emoções não são boas ou ruins. E principalmente você não é culpado pelas emoções que sente.
5- Aprenda a dizer não
Dizer não aos outros, rejeitando reivindicações e expectativas, muitas vezes significa “sim” para nós mesmos. Significa priorizar nossos desejos e necessidades e o que consideramos importantes.
Quando você aprende a dizer “não”, você constrói a autoestima. Porque você aprende a se defender e isso cria força interior. Você também aprende a se impor.
6- Organize seu ambiente
Manter sua casa, seu quarto, ambiente de trabalho e entorno físico em ordem representa um passo adiante na tarefa de cuidar de si mesmo. Sobretudo o lugar onde estamos tem que convidar à permanência, e não à fuga.
7- Hábitos de higiene
Definitivamente é uma das melhores formas de cuidar de si mesma. Sempre que puder, tome aquele bom banho, cuide de seus dentes, cabelos e unhas. Essas também são maneiras agradáveis e gostosas de autocuidado.
8- Autocuidado intelectual
O autocuidado intelectual consiste em exercitar nossa mente, estimulando o pensamento crítico bem como a criatividade. Aborda seu “pensador” interno e, ao cultivar um intelecto saudável, você pode expandir seu conhecimento e mentalidade.
9- Ouça suas necessidades como pessoa
Antes de mais nada, conecte-se com as suas necessidades, escute o que você gosta de dizer ou fazer e seja fiel a si mesmo. Contudo esta será uma das melhores maneiras de cuidar de si.
10- Afaste-se de pessoas e emoções negativas
Basicamente afastar-se daquilo que o machuca é um passo imprescindível para cuidar de si mesmo. Se você mantém relações tóxicas ou tem em seu círculo mais próximo pessoas que lhe transmitem negatividade, deve dar distância e colocar limites.
11-Autocuidado espiritual
Em suma existem muitas maneiras de conceituar a espiritualidade, pois significa coisas diferentes para pessoas diferentes. Portanto primeiramente identifique o que é importante para você. Que mudanças você deseja ver no mundo? Que ações você acha que poderia fazer como indivíduo para ajudar nisso?
12- Equilíbrio entre trabalho e vida pessoal
Por fim o bem estar no trabalho também é autocuidado. Seu trabalho é importante porque fornece sua renda e permite que você evolua profissionalmente. No entanto, o exagero pode prejudicar sua saúde, seus relacionamentos pessoais e até mesmo o seu desempenho. É vital equilibrar seus interesses profissionais e pessoais.
Gostou do conteúdo? leia também: 10 passos para deixar de sentir ciúmes e recuperar a autoconfiança
Fontes: A mente é maravilhosa Menvie Ibccoaching Sbcoaching
Imagem de destaque: Eu sem fronteiras