Certamente você já deve ter ouvido ao menos uma vez na vida que chá de boldo ajuda na má digestão, mas será que isso é verdade mesmo? definitivamente é real, bem como também ajuda nos problemas relacionados ao fígado.
Basicamente o boldo é uma planta muito usada em todo o mundo na medicina popular. Já que é rico em substâncias antioxidantes. Além disso também possui efeito calmante, ou seja, ele melhora a sensação de bem-estar e faz com que você se sinta mais relaxado.
O chá de boldo pode ser encontrado tanto comercializado em sachês, costumeiramente em supermercados, quanto também em formato de planta, encontrando-o em lojas de produtos naturais, sendo ambos os tipos bastante eficazes.
O que é?
A planta é originária do Chile, e é considerada uma árvore, pois quando adulta atinge de 12 a 15 metros de altura. Suas espécies variam entre boldo-brasileiro, boldo-gambá, falso-boldo e boldo-do-chile.
Já o boldo-do-chile, conhecido como boldo-verdadeiro, não é cultivado no Brasil. Sobretudo o boldo-da-terra é o que é cultivado em nosso país.
Para que serve?
Sem dúvidas ele ajuda em vários sentidos. Como por exemplo, o chá de boldo auxilia a desinchar a barriga e a combater os gases porque como dito anteriormente é um ótimo digestivo. Sobretudo ele também serve para propriedades diuréticas.
Por fim, o chá de boldo também serve para dores de cabeça, ressaca e é um bom remédio caseiro para limpar o sangue.
Propriedades
Em suma, o boldo conta com ação estimulante da vesícula biliar, diurética, antiespasmódica, anestésica, anti-séptica e antibacteriana. Além disso, entram na lista suas funções anti-inflamatória, antioxidante, depurativa, desintoxicante, estimulante, sedativa, tônica e vermífuga.
Benefícios do chá de boldo
Aumenta a imunidade
O chá de boldo basicamente tem ação antimicrobiana, que auxilia o sistema imunológico a combater os agentes infecciosos no organismo.
Ajuda na digestão
O boldo em sua reduz os sintomas de gastrite e azia, auxilia na digestão de alimentos pesados.
Calmante
Ele possui um leve efeito relaxante e pode ser consumido antes de dormir para auxiliar no sono.
Diminui gases
Sobretudo os gases surgem quando há fermentação dos resíduos de alimentos no intestino. O chá de boldo portanto minimiza a flatulência, pois reduz a quantidade de restos alimentares no organismo.
Antioxidante
O chá de boldo atua na proteção das células do corpo conta a ação dos radicais livres, principalmente quando atingem o fígado.
Prisão de ventre
A bebida é utilizada como laxante suave, já que contribui para melhorar a prisão de ventre. No entanto, deve ser ingerida moderadamente, já que em grandes quantidades e por longos períodos, pode gerar irritação gástrica.
Ressaca
Sobretudo por estimular a produção da bile, a bebida auxilia a desintoxicar as células do fígado que se encontram sobrecarregadas pelo excesso do consumo alcoólico. Portanto, tomar chá de boldo pode ajudar a se recuperar de uma ressaca.
Contraindicações
Antes de mais nada o consumo dessa planta é contraindicado em caso de obstrução da vesícula biliar e principalmente durante a gravidez, especialmente nos primeiros 3 meses de gestação, porque ele pode provocar aborto ou causar malformações no feto.
Efeitos colaterais
É de suma importância não consumir o chá de boldo em excesso, pois pode causar irritação gastrointestinal, dor de cabeça, náuseas e vômitos, sendo, por isso, recomendado ser consumido sob orientação e supervisão médica. Portanto o ideal é jamais ultrapassar mais do que 4 xícaras por dia, independente do tipo de boldo.
Como fazer o chá de boldo?
Você vai precisar de:
- 200 ml de água filtrada
- 1 colher de chá de folhas de boldo picadas
Modo de fazer:
- Primeiramente passe uma peneira para retirar as folhas do boldo e estará pronto para servir.
- Logo depois coloque a água para ferver. Assim que o processo de ebulição começar, desligue o fogo e acrescente as folhas de boldo;
- Contudo feche com uma tampa e deixe descansar por cerca de 10 minutos;
- Por fim beba o chá enquanto estiver quente.
Cultivo
Primeiramente que é de suma importância manter um espaçamento de 1 metro entre as mudas. Frequentemente o cultivo deve ser feito em vasos ou jardineiras, e é preciso garantir pelo menos 30 cm de profundidade. Sobretudo ele se desenvolve melhor a pleno sol, já que em locais sombreados a produção é menor. Por fim depois de seis meses após o plantio já é possível fazer a colheita das folhas.
Gostou da matéria? portanto leia também: Chá verde – O que é, como consumir e principais benefícios
Fontes: A revista da mulher Terra Tua Saúde
Imagem de destaque: Notícias ao minuto