Hoje iremos falar de uma planta que além de bonita é poderosa. E infelizmente, mesmo assim ela não é tão conhecida assim por nós. Mas, para você que ainda não a conhece, com a mulungu você produz o chá de mulungu, o qual é muito eficaz para tratamentos de problemas psicológicos. Como por exemplo, a ansiedade.
Mas, calma. Antes de mais nada, a mulungu é uma planta medicinal, que é também conhecida como como canivete, bico-de-papagaio e corticeira. Além desses nomes, ela também possui o nome científico Erythrina velutina. Inclusive, Erythrina significa “vermelho”.
Já o velutina, que vem do latim, é devido ao fato da folha apresentar delicados e macios pelos. Aliás, vale destacar que a mulungu é uma árvore de estrutura espinhenta, que consegue atingir até 15 metros de altura e 40 a 70 centímetros de diâmetro.
Basicamente, você conseguirá encontrar dessa planta no Ceará até Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Mas, principalmente em áreas do bioma Caatinga. Inclusive, nesses lugares ela é comum em arborização de ruas e jardins. Afinal, elas dão flores que não só deixam os humanos encantados, como os pássaros também.
Mulungu
Sobretudo, é uma planta que possui uma capacidade incrível de se desenvolver. Tanto é que em dois anos, ela consegue desenvolver mais ou menos 3,5 m. Apesar do seu rápido desenvolvimento, a mulungu é uma planta que tem datas para seus frutos amadurecerem.
Como por exemplo, os seus frutos, os quais inclusive, se parecem com legumes, amadurecem em meados de janeiro e fevereiro. Dentro desses frutos existem três sementes, de cor vermelha ou laranja. Contudo, essas sementes são tóxicas. Inclusive, dependendo da quantidade que a pessoa ingerir, pode levar à morte. Portanto, não as coma.
Além dos frutos, a árvore de mulungu também produz flores grandes da cor vermelha coral. Aliás, vale destacar que as flores assim como os frutos, também tem datas para nascer. Porém, as flores nascem a partir do final do mês de agosto, quando os galhos estão totalmente despidos de folhagem.
Ou seja, essa planta se desenvolve em etapas, enquanto as flores vão de agosto a dezembro, os seus frutos vão de janeiro a fevereiro. Vale ressaltar, inclusive, que a madeira dessa árvore, normalmente é utilizada na confecção de tamancos, jangadas e brinquedos. Aliás, o chá de mulungu também é produzido através das cascas da árvore.
Mas, calma, pois para se fazer o chá de mulungu você pode ou consumir de forma natural, ou então em pó. E caso você se interesse, esse chá pode ser facilmente encontrado em lojas de produtos naturais sob a forma de planta ou tintura.
Propriedades e para que serve o Mulungu
- Tratamento de problemas psicológicos e de estados emocionais. Como histeria, neurose, ansiedade, agitação, depressão, ataque de pânico, epilepsia e compulsão. Isso se dá devido às suas propriedades antidepressivas, hipnótica, sedativa e tranquilizante;
- Tratamento de doenças do fígado, devido sua propriedade hepatoprotetora;
- Basicamente, por ela ter efeito hipotensivo e diurético,ela pode ajudar a diminuir a pressão;
- Devido à sua propriedade antiasmática e expectorante ela consegue diminuir os sintomas da bronquite asmática;
- Ela pode ser responsável por tratamento de infecções e inflamações. Como cistite ou gengivite, por exemplo. Afinal, ela tem propriedades antibacteriana e anti-inflamatória;
- Além disso, o Mulungu possui propriedades analgésicas, narcóticas, antiespasmódicas e tônicas.
- Ainda podemos destacar que o mulungu é muito utilizado para tratar distúrbios do sono, como a insônia, por exemplo. Aliás, isso ocorre devido à sua capacidade calmante e tranquilizante.
Como usar
Basicamente, como já dissemos para se fazer o chá de mulungu, é necessário usar a casca dessa árvore. Portanto, uma maneiras de se utilizar o mulungu é através de uma infusão:
1º opção:
Ingredientes
- 4g de casca de Mulungu
- 1 xícara de água fervente
Modo de preparo
Sobretudo, para preparar você precisa colocar a casca de mulungu na água e deixar ferver por 15 minutos. Logo após, você pode tomar o chá ainda morno, de preferência 3 vezes ao dia. Mas, lembre-se nós não indicamos que você tome por mais de três dias seguidos, ok?
2º opção
Outra opção de consumo é por meio do chá de mulungu. Basicamente, esse chá é indicado como calmante.
Ingredientes
- 6g de casca de mulungu
- 150 ml de água
Modo de preparo
Primeiramente, coloque a casca de mulungu para ferver junto à água por aproximadamente 15 minutos. Após o tempo determinado deixe o chá esfriar um pouco, em seguida você pode tomar. Assim como o anterior, você pode bebê-lo por 3 vezes ao dia.
Porém, não indicamos que se tome durante três dias seguidos. Afinal, o uso excessivo do chá de mulungu pode causar paralisias musculares.
Efeitos colaterais do chá de mulungu
Sobretudo, os efeitos colaterais do mulungu são sedação, sonolência e paralisias musculares. Além do mais, o mulungu é contraindicado para pessoas que usam medicamentos anti-hipertensivos. Pois, o consumo dessa planta pode baixar ainda mais a pressão e causar hipotensão.
Enfim, tem coragem de tomar o chá de mulungu?
Vem conferir mais uma matéria do Área de Mulher: Chás para desinchar – Por que retermos líquidos e 9 receitas potentes
Fontes: Tua saúde, G1.Globo, Tua saúde
Imagem de destaque: TV Tribuna