Como ajudar as vítimas na Síria de verdade, sem mudar foto no Facebook

Em tempos de redes sociais o que mais vemos por aí são ativistas de internet, já percebeu? São pessoas que se sensibilizam de verdade com as situações injustas do mundo, escrevem textões, trocam a foto do perfil em apoio às vítimas das tragédias, mas que na verdade não movem uma só palha para fazer essa indignação virar uma ação aproveitável.

No caso da Síria não é diferente. Nos últimos dias, como você deve ter notado, muitas pessoas manifestaram apoio às vítimas dos bombardeios e se colocaram contra às barbáries que estão acontecendo com os inocentes naquele canto do mundo.

No entanto, é possível contar nos dedos quantas dessas pessoas que apoiam a causa realmente fazem alguma coisa para ajudar as pessoas na Síria. Você, por exemplo, sabe o que fazer para realmente ajudar as vítimas do conflito?

Pensando nisso, a BBC Brasil tomou a iniciativa de listar algumas formas de ajudar as pessoas na Síria sem precisar ir até o país, de uma forma mais concreta que fazendo manifestos nas redes sociais. Como você vai ver, disponibilizamos os links de várias ONGs e outras iniciativas que atuam no país do conflito e aqui no Brasil, fazendo doações ou auxiliando os refugiados a começar a vida em terras mais seguras.

Como ajudar as vítimas na Síria de verdade:

1. Unicef

Uma das maneiras de ajudar as vítimas na Síria é fazendo doações para o Fundo das Nações Unidas para a Infância, mais conhecida como Unicef.

A campanha visa arrecadar fundos para levar vacinas, cobertores, alimentos e materiais escolares para as crianças que estão no território do conflito. Aliás, 12% das crianças que estão na Síria hoje se encontram em situação de desnutrição.

Veja como doar aqui.

2. Acnur

Essa se trata de uma agência da ONU que arrecada fundos para serem doados mensalmente ou em alguma ocasião específica, para ajudar as famílias famílias que permanecerem na Síria. A Acnur também mantém, atualmente, mais de 600 pessoas trabalhando no país.

Veja como doar aqui.

3. Internet Rescue

A ONG passou a atuar na Síria em 2012 e já ajuda mais de 1 milhão de pessoas, especialmente crianças. Grande parte das pessoas apoiadas pela ONG está sitiada em Ghouta sem conseguir fugir.

Veja como doar aqui.

4. Estou refugiado

A iniciativa brasileira é formada por empresários dispostos a empregar refugiados da Síria no Brasil. O mais interessante é que mesmo as pessoas não formadas conseguem encontrar colocação no mercado de trabalho.

Veja aqui como informar vagas que aceitam refugiados.

5. Médicos Sem Fronteiras

Talvez a ONG mais famosa da lista, ela mantém uma equipe multifuncional na Síria, mas não conta com uma campanha específica para enviar auxílio ao país. Mesmo assim, ela desenvolve um trabalho importantíssimo em todo o mundo e precisa de donativos para se manter em funcionamento.

Veja como doar aqui.

E então, já escolheu para qual dessas iniciativas você vai fazer sua doação? Ou você vai ficar só postando textão e trocando sua foto de perfil no Facebook para demonstrar apoio à causa?

E, falando em formas de ajudar as pessoas, esse post a seguir pode ser um alerta: Esse ponto preto na mão pode ser um pedido de ajuda.

Fonte: Mega Curioso, BBC Brasil