Curiosidades

20 maneiras de fazer mais amigos na vida adulta

Se você é daquelas pessoas que não consegue fazer amizade facilmente, então, confira nossa lista com dicas incríveis de como fazer amigos.

Ter amigos é uma das coisas fundamentais da vida, para levar tudo de uma forma mais leve e feliz. Ademais, são os amigos que nos acompanham nos momentos difíceis e nas alegrias, compartilhando experiências e sentimentos. Entretanto, muitas pessoas não sabem como fazer amigos, principalmente na vida adulta. Pois, pode ter muita timidez e insegurança envolvida. No entanto, existem algumas dicas bem legais que você pode seguir. Então, confira.

Dicas de como fazer amigos

1 – Procure se conhece

A princípio, antes de entender como fazer amigos, é imprescindível que você se conheça. Pois, ao se conhecer você facilita a sua relação consigo mesmo, o que favorece na convivência com outras pessoas.

Em síntese, antes de fazer alguma amizade, reflita sobre você mesmo. Logo, identifique coisas te que façam bem, suas reações e manias. Posteriormente, você estará aberto para mostrar que é para alguém novo.

2 – Seja você mesma

Para saber como fazer amigos, é importante sempre ser você mesma. A princípio, como mencionado anteriormente, conheça mais sobre você. Em seguida, aceite quem é e não mude para agradar ninguém.

Ademais, quando expressamos quem realmente somos organizamos nosso interior, e a conexão com o outro se torna mais sincera e forte.

3 – Olhe a sua volta

Entre as dicas de como fazer amigos, é preciso que você olhe a sua volta. Isto é, amizade representa uma relação de troca, reciprocidade. Diante disso, para fazer novos amigos, é preciso se colocar em estado receptivo e notar as pessoas a sua volta.

Além disso, você deve tomar iniciativa, mostrar interesse, romper a barreira da distância. Em suma, manter uma postura aberta vai ser uma excelente forma de como fazer amigos

4 – Frequente lugares que gosta

Quando você conhece sobre si mesmo, irá compreender quais são os seus gostos, o que te agrada e desagrada. Nesse aspecto, frequente lugares de seu interesse. Pois, você pode encontrar pessoas com gostos e interesses semelhantes aos seus.

5 – Saia da sua zona de conforto

Por outro lado, uma boa forma de como conseguir amigos é saindo da sua zona de conforto. Pois, caso você frequente lugares que gosta e ainda não conheceu ninguém, é hora de expandir e investir em novos ares.

Visto que, nem sempre as grandes amizades estão no nosso bairro, na nossa escola ou faculdade. Portanto, saia da sua zona de conforto, conheça lugares novos, encontre pessoas diferentes e se surpreenda.

6 – Sorria mais

Sorrir mais é uma das maneiras de como fazer amigos. Pois, representa que você é alguém acessível e está aberto para novas relações. Além disso, pessoas sorridentes aparentam ser mais simpáticas e interessantes.

Por outro lado, o sorriso influencia na positividade. Visto que, ele se relaciona com o estado fisiológico e emocional. Por isso, não poupe sorrisos, eles podem te deixar mais feliz, confiante e receptiva para fazer novos amigos.

7 – Se esforce para criar uma conexão

Para saber como fazer amigos, é imprescindível que você se esforce para criar e manter uma conexão com a pessoa. Pois, além de um estado receptivo, uma amizade exige troca e reciprocidade.

Ou seja, puxe assuntos, compartilhe histórias e também mostre interesse em ouvir. Posteriormente, essa troca vai se tornando algo natural, sem precisar de esforços.

8 – Seja sincero e autêntico

Quando pensamos em amizade, imaginamos algo que nos forneça confiança, sinceridade, alegria e carinho. Por isso, além de ser você mesmo, é importante que seja sempre sincero sobre quem é e seus pensamentos. Além disso, é necessário que seja sincero diante dos acontecimentos da amizade, não omitindo nada para agradar os outros.

Por outro lado, autenticidade agrada bastante. Isto é, que você desenvolva coisas únicas com cada amizade. Pois, existem coisas que você só faz com um amigo em especial. Logo, isso torna a relação de vocês única e forte.

9 – Mostre que se importa

Entre as dicas de como fazer amigos, após construir uma conexão, é o momento de manter a reciprocidade. Portanto, continue mostrando que você se importa com a pessoa. Em resumo, mostre estar disponível e presente, saiba ouvir e conte sobre sua vida.

10 – Seja Good Vibes

Quando você pensa sobre como fazer amigos, é interessante se atentar para suas emoções, pois elas são contagiosas. Por exemplo, as chances de você fazer novos amigos reclamando sobre seu dia difícil ou das pessoas que convive são bem baixas.

Segundo cientistas da Universidade de Ohio e da Universidade do Havaí, nós imitamos os movimentos e as expressões dos outros. Logo, acabamos sentindo emoções parecidas também. Ou seja, somos influenciados inconscientemente pelas emoções dos outros.

Portanto, é bom que você transmita emoções positivas, para que outras pessoas se sintam bem ao seu redor. Posteriormente, quando estiverem mais próximos, você pode se abrir sobre seus dilemas emocionais negativos.

11 – Seja simpático

Ser simpático é crucial para desenvolver boas amizades. Isto é, ser mais sorridente e compreender que você não é o dono da razão. Pois, ao ter a humildade para ver outros pontos de vista, você transmitirá uma imagem de maior simpatia.

No entanto, isso não significa que você deve omitir seus pontos de vista. Logo, você deve aprender a conversar com pessoas que pensem diferente, mantendo o respeito, a educação e a simpatia. Desse modo, você irá manter as velhas amizades e conquistar boas novas.

12 – Saiba ouvir

Entre as formas de como fazer amigos, saber ouvir é importantíssimo. Então, ao dialogar com alguém, escute verdadeiramente o que essa pessoa está dizendo. Pois, o outro irá notar sua atenção e se sentir respeitado.

Em síntese, muitos acabam querendo falar demais e perdem a oportunidade de ouvir o que os outros têm a acrescentar. Diante disso, se mostre disponível para ouvir o que os outros têm a dizer, a sua história, seus gostos e opiniões.

13 – Comece a participar de organizações, grupos e outros eventos sociais para conhecer gente nova

Se envolver em organizações, grupos e eventos sociais é uma ótima forma de como fazer amigos. Visto que, você pode encontrar pessoas com interesses parecidos com os seus.

Nesse aspecto, você pode participar de grupos de leitura e de estudo na escola. Ou também, participar de um coral ou de uma banda. Além disso, se ingressar em uma equipe esportiva.

Por fim, buscar amizades na igreja, na mesquita, no templo ou em ambientes de adoração com crenças semelhantes às suas.

14 – Use estratégias para puxar assunto

Entre as dicas de como fazer amigos, use e abuse de estratégias para puxar assunto. Por exemplo:

  • Comente algo sobre a ocasião ou o lugar. Por exemplo, o clássico “E esse tempo, hein?”.
  • Peça ou ofereça ajuda: “Você pode me ajudar a carregar esses livros rapidinho?”, “Me ajuda a escolher um presente para minha vó?”, “Precisa de uma mãozinha na limpeza?”, etc.
  • Faça elogios, como “Que carrão” ou “Adorei sua roupa”. No entanto, evite ser pessoal demais, para evitar constrangimentos. Posteriormente, faça uma pergunta que continue no mesmo assunto. Ou seja, “Onde você comprou essa roupa? Eu queria alguma nesse estilo”.

15 – Entenda a importância da amizade

Entender a importância da amizade e valorizar a mesma é essencial. Ademais, algumas pessoas reclamam de ter poucos amigos, e não valorizam esses poucos que tem.

Portanto, para fortalecer e aumentar o seu círculo de amizades é crucial que você tenha atitudes que valorizem seus amigos. Por exemplo, demonstrar o carinho que sente por eles, respeitar suas opiniões, aconselhar, apoiar quando precisam e incluí-los mais em sua vida.

16 – Aprenda a jogar conversa fora

Se a pessoa parecer interessada em manter a conversa, tente fazer perguntas e falar um pouco de si mesmo. Entretanto, não é preciso ser coisas muito pessoais, somente algo para estabelecer um bom diálogo. Pois, aprender a jogar conversa fora é umas das formas de como conseguir amigos.

Em síntese, fale sobre si mesmo, ouça o que o outro tem a dizer, e mostre que está interessado. Além disso, faça contato visual, perguntas e comentários sobre o que a pessoa diz. Por exemplo, se a pessoa falar do curso da faculdade que faz, diga algo como “Que legal! Quando você se interessou por isso?”.

17 – Seja leal aos seus amigos

Para conquistar e manter amizades é essencial que você seja leal. Ou seja, que esteja presente em todos os momentos, sejam eles bons ou ruins, para dar apoio.

Além disso, um bom amigo também está preparado para sacrificar um pouco de tempo e energia para ajudar quem precisa. Portanto, mostre estar aberto para ser um ombro amigo para o outro desabafar quando for preciso.

18 – Faça sua parte!

Para manter suas amizades você deve fazer a sua parte também, não só esperar que o outro faça. Ou seja, mande mensagem, convide para sair, lembre do aniversário etc. Ademais, quando puder, pare e reflita se você está sendo o tipo de amigo que gostaria de ter.

Ou também, se o seu amigo está fazendo a parte dele. Pois, caso não esteja, será preciso uma conversa honesta, sem apontar o dedo, apenas para procurarem uma solução.

19 – Mantenha contato constante

É normal que algumas pessoas percam contato com os amigos por ficarem muito ocupados. Ou também, por não dar valor na amizade. Nesse aspecto, mesmo que você não tenha tempo para conversar ou encontrar os amigos, mande um “oi” para mostrar que ainda pensa neles.

Enfim, manter uma amizade duradoura requer esforços. Então, reserve um tempo aos seus amigos e respeite as decisões deles, além de pedir respeito às suas.

20 – Selecione bem os seus amigos

Por fim, entre as dicas de como conseguir amigos, é necessário que você selecione bem quais amigos vai ter. Pois, algumas relações acabam sendo nocivas.

Por exemplo, quando um indivíduo tenta controlar o outro, só faz críticas negativas ou representa perigos e riscos à própria vida.

Diante disso, saiba que é o momento para começar a se afastar e cuidar de si. Portanto, cuide e valorize as amizades positivas, e não tenha receio de se afastar das amizades tóxicas.

Então, gostou das nossas dicas de como fazer amigos? Para saber mais sobre o assunto, leia também: Como conhecer pessoas novas? 8 dicas simples que funcionam.

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

Escolhidas para você