A erva-cidreira também é conhecida como melissa ou somente cidreira. Todavia, ela é muito usada na medicina tradicional, alternativa, e até mesmo na culinária.
A erva-cidreira é nativa da Europa meridional. Sobretudo, pertence à família da hortelã e do boldo. Além disso, ela é muito confundida com o capim-cidreira (ou capim-limão), mas suas propriedades são bem distintas, embora ambas façam muito bem a saúde.
Nesse sentido, suas folhas são maiores e mais claras que as da hortelã, e ela é muito utilizada em uso interno como sedativo e digestivo, e inclusive em uso externo, como por exemplo para tratar a herpes labial.
Propriedades da erva-cidreira
Essa erva é muito rica em polifenóis, terpenos, taninos, flavonoides, ácido rosmarínico e ácido cafeico e sobretudo se destaca pela ação antioxidante. Além disso, possui diversos fitoquímicos, como polifenois, terpenos, taninos, flavonoides – antioxidante ácido rosmarínico, ácido cafeico citral e acetato de eugenol. Todas essas substâncias basicamente contribuem para a poderosa ação antioxidante da erva-cidreira. Para se ter uma ideia, apenas o ácido rosmarínico já apresenta maior atividade antioxidante do que a vitamina E.
Benefícios
Diminui dores no estômago
Muitos problemas estomacais como a má digestão e gastrite podem ser causados por estresse, assim como nervosismo e ansiedade. Portanto o efeito calmante da erva-cidreira faz bem no trato digestivo. Pois quando o corpo se encontra relaxado, a digestão se torna mais fácil e ajuda a prevenir doenças gástricas.
Sistema respiratório
Ela combate a tosse e é ainda uma aliada no tratamento de doenças como asma e bronquite.
Diminui os gases
A erva-cidreira ajuda a reduzir a produção de gases, e isso ocorre devido à capacidade do alimento de relaxar os tecidos.
Diminui a pressão arterial
Seja como for, de acordo com alguns estudos, a erva-cidreira ajuda a reduzir a pressão arterial porque proporciona uma vasodilatação leve dos vasos sanguíneos periféricos.
Diminui o colesterol ruim
Segundo algumas pesquisas, a forte ação antioxidante da erva-cidreira ajudaria a diminuir os níveis do colesterol ruim, LDL. Assim, a erva poderia prevenir doenças cardiovasculares.
Alívio da cólica
Além disso, o efeito relaxante dessa planta é mais potente do que se pensa, pois ela ajuda a relaxar até os músculos e tecidos do corpo, dessa forma, relaxando o útero e diminuindo as contrações.
Efeito calmante
Sobretudo essa planta possui ação calmante, ajudando nos sintomas de estresse, ansiedade e depressão. Por isso, é tão comum beber chá de erva-cidreira quando se está com insônia e dificuldade para dormir.
Contraindicações
Primeiramente as pessoas que possuem problemas na tireoide e que tomam medicação devem evitar o consumo do chá. Além disso, mulheres que estão em processo de amamentação, crianças com menos de 12 anos de idade, pacientes que sofrem de pressão alta e hipotireoidismo e/ou que fazem uso de antidepressivos e outros medicamentos sedativos devem evitar o consumo da erva-cidreira.
Quantidade recomendada
A orientação basicamente é ingerir entre 1 a 4 gramas de folhas por cada 150 ml de água. É possível ingerir entre duas e três vezes ao dia. Portanto, a pessoa não deve ingerir mais de 12 gramas de folhas de erva-cidreira ao dia ou ultrapassar 450 ml do chá.
Efeitos colaterais da erva-cidreira
O consumo em excesso da erva-cidreira pode provocar alguns efeitos colaterais, como a diminuição de frequência cardíaca e sonolência, principalmente em pessoas que sofrem de hipersensibilidade.
Como consumir a erva-cidreira?
Seja como for, sem dúvidas a melhor maneira de consumir a erva-cidreira é sob a forma de chá em infusão. Aprender a fazer esse chá é muito fácil e você não precisa de muitos ingredientes.
Erva-cidreira com limão
Você vai precisar de:
- 1 litro de água;
- 30 gramas de folhas e flores erva cidreira;
- Algumas gotas de limão.
Modo de fazer:
Leve a água para o fogo e, depois de ferver, desligue e adicione as ervas. Deixe o recipiente abafado por cerca de 12 minutos.
Depois, coe a bebida e esprema algumas gotas de limão no chá. Procure ingerir três vezes ao dia.
Erva-cidreira com hortelã
Você vai precisar de:
- 1 colher (de sopa) de folhas de erva-cidreira;
- 1/5 xícara de chá de hortelã fresca;
- 1 litro de água.
Modo de fazer:
Antes de mais nada, ferva a água e logo depois coloque a hortelã e as folhas de erva cidreira. Deixe o recipiente abafado até amornar e coe. Por fim sirva sem açúcar.
Você sabia? Apesar de ser utilizada como receita de chá, a erva-cidreira também pode ser utilizada como cosmético, tempero de saladas e até mesmo em licores.
Gostou do conteúdo? leia também: Chás para gripe – 7 receitas naturais para acabar com a doença
Fontes: Terra, Tua Saúde, Minha Vida
Imagem de destaque: Chá benefícios, Seeds, Notícias ao Minuto, Youtube, Vix, Sabor da Fazenda, Mundo Boa Forma