Curiosidades

Feminismo: diferentes visões na luta pela igualdade de direitos

Muitos acreditam que o feminismo significa odiar os homens ou querer que as mulheres governem sobre tudo. Isso não poderia estar mais longe da verdade!

Atualizado em 29/10/2018

A palavra “feminismo” pode ser uma palavra assustadora e confusa para alguns. Muitas pessoas acreditam que o feminismo significa odiar os homens ou querer que as mulheres governem sobre tudo. Isso não poderia estar mais longe da verdade!

Feminismo significa simplesmente acreditar que homens e mulheres são iguais, nenhum é melhor que o outro e nenhum dos dois deve ser tratado com mais respeito que o outro. Todos devem ser iguais em todos os níveis, simples assim.

Rascunho automático

Por que o feminismo é chamado de “feminismo” e não de “humanismo”?

Enquanto o feminismo luta pela conquista de direitos iguais para homens e mulheres, ainda precisamos lembrar que as mulheres enfrentam mais desigualdades do que os homens, seja social, seja econômica. Por muitos anos as mulheres têm sido vistas como sendo menores ou mais fracas que os homens.

Você já deve ter visto situações em que homens são escolhidos como líderes e recebem um tratamento melhor na escola, no trabalho e até mesmo em casa. Pense também no fato de que mulheres estão mais em perigo quando saem na rua do que os homens, porque mulheres são mais vulneráveis ​​a assédio, estupro e abusos.

As mulheres também correm mais risco de contrair o HIV devido a razões biológicas, como ter uma área de superfície maior na vagina, onde a transmissão do HIV pode acontecer. As mulheres com menos de 24 anos correm maior risco de contrair o HIV porque têm um trato genital imaturo que pode se romper facilmente durante o sexo.

Rascunho automático

Também as alterações hormonais tornam as mulheres mais suscetíveis à infecção pelo HIV. As meninas adolescentes também são vulneráveis ​​a engravidar, o que geralmente resulta em abandono escolar e afeta seu futuro.

Portanto, para que a igualdade entre homens e mulheres seja alcançada, mais mulheres precisam ser capacitadas e protegidas. Mulheres e meninas precisam chegar a um lugar onde elas são tão livres quanto os homens e serem tratadas de forma justa.

Por que o feminismo é importante?

O feminismo permite oportunidades iguais para ambos os sexos. Os papéis de gênero (um conjunto de regras conformadoras que dizem como uma pessoa deve se comportar com base em seu gênero) podem ser prejudiciais para homens e mulheres.

A crença popular é que as mulheres e meninas são destinadas a cuidar da casa, enquanto meninos e homens são destinados a sair e sustentar a família.

Você pode imaginar não ter permissão para ir à escola só porque é menina? Ou ser forçado a ficar em casa e cuidar da casa só porque você é mulher? Essa é a realidade que muitas garotas em todo o mundo enfrentam, como por exemplo, na Arábia Saudita. Elas são restritas simplesmente por causa de seu gênero.

Rascunho automático

Também é injusto colocar pressão sobre os meninos para cumprir certos papéis que são baseados em seu gênero. O feminismo significa permitir que meninos e meninas tenham a liberdade de fazer o que querem e garantir que as pessoas não sejam retidas pelos papéis e expectativas de gênero, seja em casa, na escola, no trabalho ou no parlamento.

Cultura do Estupro

Mulheres e meninas são as mais vulneráveis ​​quando se trata de estupro. Chegou-se a um ponto em que até se espera que uma mulher que anda sozinha à noite seja estuprada e, em muitas partes do mundo, o estupro não seja sequer visto como um crime sério. Quando uma mulher é estuprada, quantas vezes ouvimos a culpa ser atribuída à vítima e não ao perpetrador?

As mulheres são questionadas sobre o que estavam vestindo ou o que estavam bebendo no momento do estupro. Elas nunca são as culpadas pelo estupro! O feminismo é sobre proteger o direito de todos de não terem seus corpos violados.

Feminismo: diferentes visões na luta pela igualdade de direitos

Feminismo é ensinar os outros a não estuprar e não culpar as pessoas por terem sido estupradas. Feminismo é sobre acabar com a cultura do estupro e lutar por um mundo onde ninguém tenha medo de ser agredido/a sexualmente.

Feminilidade e Feminismo

Ser feminista não significa que você tenha que mudar quem você é. Você ainda pode aproveitar sua feminilidade enquanto feminista. O feminismo não tem nada a ver com o modo como você se veste ou a quantidade de maquiagem que você usa. Tem tudo a ver com a luta pelos mesmos direitos que os homens.

O feminismo também não tem nada a ver com o seu sexo ou orientação sexual. Você pode ser um homem e ser feminista também. O feminismo não tem, jamais, o objetivo de degradar ou ignorar os homens. Enquanto você acreditar que homens e mulheres devem ter oportunidades iguais, então você acredita no feminismo.

Beyoncé disse uma vez: “Se você é homem e acredita que sua filha deva ter as mesmas oportunidades e direitos que seu filho, então você é feminista”. E, “se permitirmos que as meninas mostrem suas emoções e vulnerabilidade, então precisamos para permitir que os meninos o façam também.”

Rascunho automático

Não podemos nos chamar de feministas, mas negar aos meninos o direito de mostrar suas emoções. Seja o que for que ensinemos aos jovens, devemos ensinar aos meninos as mesmas coisas e vice-versa.

Meninas e meninos devem ter as mesmas responsabilidades e aprender a enfrentar desafios iguais para que ambos saibam que são capazes de realizar o que quiserem. Precisamos parar de dizer que há empregos “masculinos” e “femininos”.

Vimos como homens capazes podem cuidar de crianças, como babá, assim como percebemos o quão incríveis as mulheres podem ser como CEOs de uma empresa. Quaisquer que sejam as oportunidades disponíveis para os homens, deve haver igualdade de oportunidades para as mulheres.

O feminismo não deve ser visto como uma palavra horrível. Quanto mais cedo compreendermos o que isso significa, mais rápido será o nosso esforço para disponibilizar oportunidades iguais para todos.

Compartilhe o post com seus amigos!

E, falando em matérias que empoderam as mulheres, confira ainda: Dia da Mulher: O que é e por que se comemora no dia 8 de março?

Fontes: Huffpost, IWDA, The Sun, Women against Feminism

Por <a href='https://areademulher.r7.com/author/thamyris/' rel='dofollow' class='dim-on-hover'>Thamyris Fernandes</a>
Por Thamyris Fernandes
Jornalista pela PUC Goiás. Já flertou com assessoria de imprensa, passou um tempo em jornais impressos e encontrou na internet seu habitat natural. Basicamente, uma taurina curiosa. Gosta de vinho, café, livros, um bom papo e aconchego. Ama o que faz e faz o que ama por aqui. Instagram: @thamyriscf