Curiosidades

Por que o Dia da Mulher é comemorado em dia 8 de março?

Não tem nada a ver com flores ou coisinhas românticas. Por que o dia 8 de março é o Dia da Mulher? Prepare-se para uma viagem no tempo

É comum ver mulheres sendo presenteadas com flores e outros mimos, no dia 8 de março. E, embora não tenha nenhum mal em agradar a quem nos é importante, a verdade é que o Dia da Mulher não tem nada de meigo. Na verdade, a data, historicamente, é marcada por lutas feministas a favor dos direitos do gênero ao redor do mundo.

Aliás, o Dia da Mulher não foi sempre no dia 8 de março. A data já foi comemorada em vários outros dias e meses diferentes, mas a verdade é que todas elas foram marcadas por manifestações e multidões feministas. Todas elas em nome da redução da carga de trabalho das mulheres, especialmente nas fábricas têxteis europeias e americanas; do direito ao voto  e assim por diante.

Muitas versões sobre a data, inclusive, contam que o Dia da Mulher nasceu depois de um incêndio, em uma fábrica têxtil de Nova York. Isso teria acontecido em 25 de março de 1911. Dizem que um incêndio aconteceu na fábrica, devido às más condições das instalações, e acabou matando carbonizadas 130 operárias.

2

Mas, mesmo que tenha marcado fortemente as lutas feministas por seus direitos, a verdade é que outros eventos, ao longo do século 20, acabaram levando à criação do Dia Internacional das Mulheres.

8 de março = Dia da Mulher

Em suma, o que deixou o 8 de março como o marco internacional do Dia da Mulher, foi uma manifestação contra o Czar Nicolau II. Isso aconteceu na Rússia, em 1917, em plena Primeira Guerra Mundial. Na época, aproximadamente, 90 mil mulheres se uniram para protestar contra as péssimas condições de trabalho no País, a fome e a participação da Rússia no conflito.

3

O protesto, então, ficou conhecido como Pão e Paz. Contudo, ele só se tornou o símbolo do Dia da Mulher quatro anos depois, no ano de 1921. O mais interessante é que a data da manifestação foi 23 de fevereiro, o que corresponde ao nosso dia 8 de março. Isso porque, naquela época, a Rússia adotava o calendário Juliano (com marcação do ano diferente das conhecidas hoje em dia).

4

Oficialização

E, mesmo que o Dia da Mulher já estive sem comemoração há anos, em 1945, a ONU assinou o primeiro acordo internacional que garantia a igualdade entre homens e mulheres. Basicamente, 20 anos depois da criação da data comemorativa na Rússia. Logo, o Dia da Mulher, em 8 de março, só foi oficializado em 1977, também pela ONU.

1

Agora que você já sabe porque o Dia da Mulher é no dia 8 de março, a gente espera que você se lembra a carga histórica e do peso que a data carrega.

E, para combinar com o Dia da Mulher, conheça mulheres fortes, que vão te inspirar. Leia também: Ela dá lição de auto-estima ao sobreviver a queimaduras profundas e Ensaio mostra beleza de mulheres que não depilam.

Fonte: Revista Escola

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

Escolhidas para você