Como sabemos, o dia 8 de março é uma data muito importante para as mulheres ao redor do mundo. Isso porque essa data ficou marcada como o Dia Internacional da Mulher.
A escolha da data para celebrar o Dia da Mulher éaconteceu devido a manifestação de mulheres russas no dia 8 de março de 1917. Na época, várias mulheres organizaram um movimento para pedir por melhores condições de vida e trabalho.
Portanto, essa data é muito mais do que uma celebração das mulheres. Ela celebra também várias conquistas femininas até aqui, além de servir como um alerta para os problemas de gênero, que ainda são tão atuais na sociedade moderna.
História do Dia Internacional da Mulher
A ideia de estabelecer uma data destinada à celebração das mulheres surgiu no começo do século XX, nos Estados Unidos e na Europa. A motivação eram as lutas femininas por condições melhores de trabalho e também pelo direito ao voto.
Sendo assim, durante a Segunda Conferência Internacional das Mulheres Socialistas em Copenhagen, Clara Zetkin, líder socialista alemã, deu a ideia de instituir uma celebração anual das lutas pelos diretos das mulheres trabalhadoras.
Como não ficou definida uma data específica, as celebrações do Dia Internacional das Mulheres aconteceram em dias diversos de fevereiro e março, e em vários países.
Por exemplo, a primeira celebração aconteceu no dia 28 de fevereiro de 1909, nos Estados Unidos, acompanhada de manifestações e marchas em outros países nos anos seguintes. Nessa época, as celebrações eram resultado da união do movimento socialista, que lutava por igualdade de direitos econômicos e sociais, e o movimento sufragista, que lutava por igualdade de direitos políticos.
Até que, na década de 1970, a Organização das Nações Unidas, a ONU, designou o dia 8 de março como o Dia Internacional das Mulheres. O intuito da data era relembrar as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres do mundo, independentemente da nacionalidade, raça, cultura, e classe econômica.
Controversas sobre a data
Por muito tempo, o dia 8 de março foi associado ao um grande incêndio que aconteceu no começo do século, quando dezenas de operárias morreram. No entanto, o tal incidente aconteceu no dia 25 de março de 1911. Ele matou 125 mulheres trabalhadoras e 21 homens.
O fato é que não há uma concordância absoluta sobre a origem da data que celebra o Dia Internacional da Mulher. Isso porque houve várias manifestações por todo o mundo. No entanto, a origem mais aceita atualmente é que o dia 8 de março só foi formalizado como o Dia das Mulheres depois da greve de 1917, das mulheres russas.
A greve começou no dia 23 de fevereiro pelo calendário juliano, que era o usado na Rússia naquela época. Data que corresponde ao dia 8 de março do calendário gregoriano.
Quando essa data comemorativa passou a existir?
Como vimos acima, a ideia de ter uma data comemorativa para celebrar as mulheres existe desde o começo do século passado. Mas foi só após a Segunda Guerra Mundial que o dia 8 de março passou, aos poucos, a ser a data em homenagem às mulheres.
Na década de 1960, o dia 8 de março já tinha se tornado tradicionalmente o Dia Internacional das Mulheres. Contudo, a oficialização só se deu em 1975, quando a ONU declarou o Ano Internacional das Mulheres, e lançou uma campanha focada em combater as desigualdades e discriminação de gênero ao redor do mundo.
Sendo assim, como parte desses esforços, o dia 8 de março passou a ser oficialmente o Dia Internacional da Mulher.
Importância do Dia Internacional da Mulher
O Dia Internacional da Mulher não é uma data para homenagens banais às mulheres. Essa data carrega um simbolismo muito importante que vai além de qualquer trivialidade. A data marca uma reflexão importante sobre como a sociedade enxerga e trata as mulheres, seja no campo social, afetivo e também no mercado de trabalho.
Como não é segredo para ninguém, mesmo que estejamos caminhando para melhorar as coisas, a verdade é que as mulheres ainda sofrem muita desigualdade no mercado de trabalho em comparação aos homens. Além da discrepância de salários entre homens e mulheres que desempenham o mesmo cargo, já que as mulheres recebem em média 20% menos.
Todas as pesquisas e estatísticas mostram como o preconceito de gênero afeta negativamente as mulheres dentro do mercado de trabalho. Como se não bastante, as mulheres também sofrem com a violência de gênero e abandono, sem contar os altos índices de feminicídios.
Portanto, o dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher é uma data para todo mundo refletir sobre essas questões, toda a desigualdade e violência que as mulheres sofrem, não só no Brasil, mas no mundo inteiro. Então, além de comemorar a vida das mulheres, é também o momento de combater esses preconceitos e repensar as atitudes que contribuem para essa sociedade desigual e preconceituosa.
Aproveite para conhecer 20 Mulheres brasileiras importantes para a história do país.
Cores que representam o Dia Internacional da Mulher
O roxo, assim como o verde e o branco, são as cores usadas para representar o Dia Internacional da Mulher. De acordo com o site oficial, a escolha dessas cores tem um significado muito importante.
Sendo assim, o roxo representa justiça e dignidade, enquanto o verde simboliza esperança, e o branco remente a pureza, mesmo que esse seja um conceito controverso. Aliás, a origem dessas cores vem da União Social e Política das Mulheres, no Reino Unido.
Influência das operárias na data e na luta das mulheres
Enfim, a data comemorativa do Dia Internacional das Mulheres só existe devido a luta de muitas mulheres que vieram antes de nós. Mulheres que se não se calaram diante da opressão, que fizeram manifestações, greves, comitês e diversos outros movimentos afim de fazer a mudança.
Seria impossível não falar sobre as operárias que se mobilizaram politicamente ao longo do século XX, e que assim conseguiram ter voz. Então, não se pode apagar a importância da luta operária e dos movimentos políticos orquestrados pelas mulheres.
Portanto, é importante frisar que o Dia Internacional da Mulher não foi resultado de uma tragédia. Mas sim, por anos de luta e engajamento político de mulheres que lutaram pelo reconhecimento da sua causa.
E então, gostou de conhecer um pouco mais sobre a história dessa data tão importante? Sendo assim, aproveite para conhecer mais sobre o empoderamento feminino.