Curiosidades

Qual é a história da novela Pantanal?

A história da novela Pantanal será dividida em duas fases, cuja trama se desenvolve em torno dos peões Joventino e seu filho, José Leôncio.

No dia 28 de março, estreou a novela Pantanal na TV Globo, escrita por Benedito Ruy Barbosa e adaptada por Bruno Luperi (neto de Benedito), a novela é cercada por grandes expectativas, na qual a Globo espera recuperar a audiência do horário da 21h. Mas, você sabe qual é a história da novela Pantanal?

Resumindo, trata-se de um remake da novela que é um clássico de sucesso, cuja primeira exibição foi em 27 de março de 1990, pela extinta TV Manchete. Sendo que, a história girava em torno dos personagens Juma Marruá e Jove.

Enfim, a nova versão de Pantanal traz um elenco repleto de atores talentosos e a trama contará a historio de Joventino (Irandhir Santos) e José Leôncio (Drico Alves/Renato Góes/Marcos Palmeira), pai e filho.

História da novela Pantanal

Saga familiar

A história da novela Pantanal será dividida em duas fases, cuja trama se desenvolve em torno de Joventino (Irandhir Santos), que tinha fama de enfeitiçar os animais, e seu filho, José Leôncio (Renato Góes/Marcos Palmeira).

Na primeira fase, os dois são peões de comitiva na região pantaneira, ambos aprendem que a melhor lição para domar os bois selvagens é respeitar a natureza. Pois, a natureza pode mais do que o homem.

Certo dia, Joventino desaparece na mata, então, José Leôncio assume a fazenda de seu pai, com o tempo ele enriquece, mas sempre está a espera que um dia o pai retorne.

José Leôncio precisa viajar para o Rio de Janeiro, lá ele conhece Madeleine (Bruna Linzmeyer/Karine Teles), por quem se apaixona e traz para viver no Pantanal ao lado dele. Na fazenda, Madeleine dá a luz Jove (Jesuíta Barbosa), mas como não se adapta com a vida longe da cidade grande, ela volta para a cidade com seu filho.

José Leôncio não procura pelo filho, mas envia mensalmente uma generosa pensão. No entanto, Madeleine inventa para o filho que o pai dele está morto.

Enquanto isso, no Pantanal, José Leôncio celebra o fato de que Tadeu (José Loreto), filho de Filó (Letícia Salles/Dira Paes), que é funcionária da fazenda e com quem ele teve um envolvimento no passado, seja seu filho legítimo e carregue seus mesmos costumes. Porém, ele não assume a paternidade de Tadeu.

Quem é Juma Marruá

Na segunda fase da história da novela Pantanal, se passaram 20 anos e Jove descobre que seu pai na verdade está vivo. Então, ele decide ir até o pai no Pantanal. Mas, o reencontro entre pai e filho é repleto de conflitos, já que eles carregam valores diferentes e totalmente impensáveis na realidade do outro.

Além disso, ao chegar ao Pantanal, Jove conhece a jovem Juma Marruá (Alanis Gullen), que foi criada pela mãe, Maria Marruá (Juliana Paes), quem lhe ensinou a se defender de tudo e de todos. De acordo com a lenda, mãe e filha têm o poder de se transformarem em onça-pintada, sempre que precisar enfrentar algum tipo de perigo.

Enfim, entre Jove e Juma nasce um grande amor, apesar de improvável. E que precisa desafiar tradições e expectativas do casal para que possa funcionar.

Dons sobrenaturais

A história da novela Pantanal é conhecida pelos seus personagens que possuem dons sobrenaturais. Dessa forma, a trama traz, além de Juma e sua mãe, outra figura marcante, o Velho do Rio (Osmar Prado).

O Velho do Rio é uma entidade sobrenatural que vive a maior parte do tempo na forma de uma sucuri. Lembrando que a sucuri é a maior serpente da região pantaneira. Além disso, ele é um sábio e transmite os ensinamentos da natureza para aqueles que cruzam seu caminho.

Por fim, temos o peão Trindade (Gabriel Sater, filho de Almir Sater que deu vida ao personagem na primeira versão da novela), que também possui um lado místico. Inclusive, os moradores locais acreditam que ele tenha feito um pacto com o diabo, ou que talvez ele seja a própria encarnação dele.

Curiosidades sobre a história de Pantanal

  1. Cerca de 70% das cenas da novela foram gravadas na região do Pantanal.
  2. Na primeira versão de Pantanal, o casal romântico foi vivido pelos até então novatos, Cristiana de Oliveira e Marcos Winter.
  3. Já a mãe de Juma era interpretada pela atriz Cássia Kiss.
  4. Antes da estreia na TV Manchete, o escritor Benedito Rui Barbosa chegou a oferecer a novela para a  TV Globo. Mas, na época a emissora só grava em estúdios ou em cidade cenográfica. Então, a Manchete bancou a ideia.
  5. A novela Pantanal de 1990, fez tanto sucesso que até os dias de hoje é considerada como uma das melhores da teledramaturgia brasileira.
  6. Enfim, a TV Globo espera que a nova versão de Pantanal também faça grande sucesso e, assim ela possa reconquistar a audiência das 21h.

Então, o que achou da história da novela Pantanal? Se você gostou dessa matéria, também vai gostar dessa: Bruna Linzmeyer raspa cabeça às vésperas do lançamento de Pantanal.

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

Escolhidas para você