Lésbica, de acordo como dicionário é uma mulher que sente atração afetiva e/ou sexual por outra mulher. Apesar do preconceito que ainda se tem, essa palavra já faz parte de nosso vocabulário e nosso dia a dia. Mas, como ela surgiu?
Isso é o que poucos comentam. Na verdade, poucos sabem, mas foi uma mulher quem inspirou o termo.
Uma mulher revolucionária em seu tempo, aliás. Para quem não sabe, estamos falando de Safo, uma poetisa que nasceu por volta de 630 a.C.
Quem foi Safo?
Safo nasceu em Mitilene, na Ilha de Lesbos, na Grécia. A mulher celebrava o amor homoerótico em suas poesias. E pouquíssimo se sabe a seu respeito. Isso porque, naquele período, a mulher era vista como um ser inferior e é claro que a sociedade patriarcal grega não dava nenhum valor a quem era Safo e muito menos ao que escrevia.
O pouco que se sabe a seu respeito é que dava aulas às outras mulheres da ilha. Basicamente, ela ensinava sobre poesia, música, dança e com certeza também falava sobre a liberdade de ser quem quisessem ser.
Outro ponto importante de sua história é que ela chegou a ser exilada da ilha por questões políticas. Quais? Não se sabe.
Nem mesmo se sabe sobre o fim de sua vida. A sociedade daquela época fez de tudo para apagar esses dados.
O termo “lésbica” e sua ligação com Safo
Talvez você não saiba, mas Safo foi a primeira mulher a escrever sobre o amor entre mulheres. E, por isso, a palavra lésbica – que vem do latim lesbius – faz referência aos habitantes da ilha de Lesbos.
Contudo, não se refere a qualquer habitante. Como você pode imagina, o termo diz respeito a Safos, da Ilha de Lesbos. Isso porque, há alguns séculos, as pessoas costumavam a ser identificadas pelo lugar onde nasciam e viviam.
E, apesar de tantos anos terem se passado desde que Safo criou seus versos, ainda hoje o preconceito dificulta e silencia a vida de várias mulheres lésbicas. Mas, aos poucos, essas garotas têm conquistado seu espaço e seus direitos e se imponderado.
Gostou desa matéria? Então você também vai gostar dessa: O que as mulheres mais veem nos sites adultos?
Imagem de destaque: Obvious