Curiosidades

Lésbica: origem do termo e ele realmente significa

Poucas pessoas sabem que a palavra lésbica foi inspirada em uma mulher revolucionária, que viveu há milhares de anos atrás. Entenda quem foi Safo.

Lésbica, de acordo como dicionário é uma mulher que sente atração afetiva e/ou sexual por outra mulher. Apesar do preconceito que ainda se tem, essa palavra já faz parte de nosso vocabulário e nosso dia a dia. Mas, como ela surgiu?

Isso é o que poucos comentam. Na verdade, poucos sabem, mas foi uma mulher quem inspirou o termo.

Uma mulher revolucionária em seu tempo, aliás. Para quem não sabe, estamos falando de Safo, uma poetisa que nasceu por volta de 630 a.C.

Quem foi Safo?

Descubra a origem do termo lésbica e quem o inspirou
Fonte: Revista Híbrida

Safo nasceu em Mitilene, na Ilha de Lesbos, na Grécia. A mulher celebrava o amor homoerótico em suas poesias. E pouquíssimo se sabe a seu respeito. Isso porque, naquele período, a mulher era vista como um ser inferior e é claro que a sociedade patriarcal grega não dava nenhum valor a quem era Safo e muito menos ao que escrevia.

O pouco que se sabe a seu respeito é que dava aulas às outras mulheres da ilha. Basicamente, ela ensinava sobre poesia, música, dança e com certeza também falava sobre a liberdade de ser quem quisessem ser.

Outro ponto importante de sua história é que ela chegou a ser exilada da ilha por questões políticas. Quais? Não se sabe.

Nem mesmo se sabe sobre o fim de sua vida. A sociedade daquela época fez de tudo para apagar esses dados.

O termo “lésbica” e sua ligação com Safo

Lésbica: origem do termo e ele realmente significa
Fonte: Revista Cult

Talvez você não saiba, mas Safo foi a primeira mulher a escrever sobre o amor entre mulheres. E, por isso, a palavra lésbica – que vem do latim lesbius  – faz referência aos habitantes da ilha de Lesbos.

Contudo, não se refere a qualquer habitante. Como você pode imagina, o termo diz respeito a Safos, da Ilha de Lesbos. Isso porque, há alguns séculos, as pessoas costumavam a ser identificadas pelo lugar onde nasciam e viviam.

E, apesar de tantos anos terem se passado desde que Safo criou seus versos, ainda hoje o preconceito dificulta e silencia a vida de várias mulheres lésbicas. Mas, aos poucos, essas garotas têm conquistado seu espaço e seus direitos e se imponderado.

Gostou desa matéria? Então você também vai gostar dessa: O que as mulheres mais veem nos sites adultos?

Fontes: Vermelho, Hypeness.

Imagem de destaque: Obvious

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

5 1 vote
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

Escolhidas para você