Curiosidades

Lua minguante – Como aproveitar a fase lunar + rituais e simpatias

A Lua é um astro de grande influência energética, e durante a Lua minguante essa energia está voltada para a calmaria e deve ser aproveitada.

A lua é um astro muito importante e com grande influência sobre energias, especialmente as femininas. Sendo assim, as fases da lua representam diferentes e momentos e propósitos para as mulheres. Essa influência é tão grande, que a lua acompanha os ciclos femininos. A lua minguante por sua vez, representa o período pré-menstrual, representado pelo arquétipo da Feiticeira.

Mesmo que nem toda mulher esteja sincronizada com a lua ou até mesmo que não menstrue, a fase da lua minguante costuma ser uma fase de maior introspecção para todas elas. Ou seja, é um momento para diminuir o ritmo, ponderar e olhara para o interior, afim de conquistar uma maior conexão espiritual  e um acolhimento. Além disso, o corpo pede menos esforço e menos estresse, enquanto a mente pede por menos pensar e mais sentir.

Para quem acredita na força do astro e o seu poder sobre nossas vidas, hoje vamos falar sobre a lua minguante e o que essa fase proporciona para as mulheres. Além disso, vamos conhecer dicas para aproveitar melhor essa fase lunar, um ritual e simpatias para fazer durante a lua minguante.

Lua minguante

Claudia

Logo após a fase da lua cheia, na qual a energia, libido e força feminina está em alta, tudo isso começa a baixar. É a entrada da fase minguante da lua, onde é possível notar lentamente que a disponibilidade para tudo na vida começa a diminuir, o que é completamente normal e está tudo bem.

Isso é efeito da lua minguante, que ao contrário da lua crescente, faz com que nos sintamos menos dispostas e com menos energia para realizar nossos objetivos, o que não é necessariamente ruim. Essa é uma fase para desacelerar as coisas, e caminhar coma um momento de maior resguardo energético, já que se trata do fim de mais um ciclo menstrual, cíclico e lunar feminino.

Todos os meses, por cerca de uma semana completa, vivenciamos a força na lua minguante sobre nossas vidas. Nessa fase, contatos com a força da lua para fazer poderosas limpezas e renovações na nossa vida. A característica dessa fase lunar é que a lua vai diminuindo de tamanho gradativamente, minguando até desaparecer. Na astrologia, que estuda os simbolismos dos astros, esse é o momento perfeito para deixar minguar tudo o que não tem mais propósito ou significado em nossas vidas.

A fase lunar

Terra

Essa fase lunar em especial é um momento de acalmar o corpo e a mente. É o momento de olhar para dentro de si, sentir as suas necessidades e assim ouvir o que você precisa trabalhar em si mesma para estar preparada para viver o novo ciclo que irá começar em breve.

Além disso, a fase da lua minguante também é a explicação para muitos problemas e desconfortos pré-menstruais, comuns a tantas mulheres nessa fase. Devido ao ritmo frenético das nossas vidas, pelas responsabilidades com família e trabalho, ou mesmo pela falta de conhecimento cíclico, costumamos colocar de lado as nossas necessidades. Sendo assim, ignorar a necessidade de recolhimento da Lua Minguante, pode tornar o processo hormonal e biológico mais desconfortável e dolorido.

Sendo assim, a dica de ouro para essa fase é respeitar as suas necessidades mais interiores. Como sabemos, nem sempre é fácil dar essa atenção especial para si mesma, mas é importante fazer um esforço, organizar seus compromissos, conforme as fases do ciclo mais indicadas para isso. Durante a Lua Minguante, deixe as coisas mais leves, sem muito trabalho extra e menos eventos.

Dicas para aproveitar a fase da Lua minguante

Eu Sem Fronteiras

Então, durante a Lua minguante é um momento muito propício para fazer limpezas, tanto externas quanto espirituais. Pode ser interessante usar esses dias para defumar o ambiente e fazer um detox físico e mental. Até porque as próximas fases da Lua, (nova e crescente) vão exigir mais energia para plantar novos pensamentos, projetos e sentimentos, para que tudo isso floresça nessa fase. E durante a fase minguante é hora de preparar o terreno para isso.

Portanto, essas dicas vão te ajudar a aproveitar ao máximo tudo que a Lua Minguante pode te proporcionar em termos espirituais.

1 –  Banho de ervas

A energia da Lua Minguante é ótima para limpar energias externas que somos expostos diariamente, seja pelas notícias, pessoas ou acontecimentos ao nosso redor, que nem sempre são positivas. Essas energias por sua vez podem ficar presas, causando preocupação, raiva e tristeza, sentimentos que não são seus. Então, para se livrar deles, você pode fazer um banho de ervas, com arruda, manjericão ou boldo. Basta se banhar do pescoço para baixo após um banho normal e descartar as ervas depois em um quintal ou vaso de planta.

2 – Defumar o ambiente

Esse hábito é muito usado para espantar as más energias, e durante essa fase lunar se tonar ainda mais potente. É uma opção para manter o lar e o ambiente sempre em harmonia. E como a ideia é fazer mesmo uma limpeza, pode usar a dica das ervas acima, mas é importante que elas estejam secas ou em incensos naturais.

Então, após ascender o fogo, espalhe a fumaça por toda a casa, começando pelos fundos rumo a frente da casa. O objetivo aqui é mandar embora tudo aquilo que não está em equilíbrio. O ideal é fazer isso pela manhã ou tarde, porque mesmo que lua minguante não esteja visível, é possível sentir a sua energia também durante o dia.

3 – Limpeza de cristais

Os cristais são conhecidos devido as suas propriedades energéticas e terapêuticas, além é claro da beleza das pedras. E justamente por esses poderes, que os cristais podem absorver as energias de situações e pessoas ao redor, e assim perder a sua força energética. Portanto, é muito importante fazer uma limpeza energética nos cristais, especialmente durante a fase minguante.

Para fazer essa limpeza é muito simples. Se os seus cristais puderem ir à água, como quartzos, ametistas e jaspes, basta deixá-los de molho de 12 a 24 horas em uma bacia com água. Já no caso de cristais sensíveis à água, como pirita, calcitas, olho de tigre e outros, é só colocá-los sobre a terra em um vaso por 24 horas.

4  – Faxina na cozinha

A cozinha é um dos ambientes mais prósperos de uma casa, em especial o fogão e a geladeira, que prepara e armazena os alimentos. Além disso, é onde se reúne a energia dos quatros juntos, e por isso exerce grande influência no lar. Sendo assim, aproveite a Lua minguante para dar uma faxina completa na cozinha, limpando o fogão, geladeira, armários, dando uma geral em tudo.

5 – Faxina tecnológica

Também é um bom momento para dar um limpa na galeria do seu celular, remover aqueles aplicativos que você nem usa do seu computador e outros dispositivos. Desse modo, além de aliviar a memória dos aparelhos, você abre espaço para durante a fase crescente da Lua, adicionar novas fotos, memórias, músicas e aplicativos mais interessantes para o seu momento atual.

Rituais e simpatias para se fazer na Lua minguante

Eu Sem Fronteiras

Como o próprio nome já diz, é hora de minguar. Durante a Lua minguante, temos o momento e energia perfeito para desapegar de tudo que não faz mais sentido, simplesmente desapegar, finalizar ciclos e se livrar de tudo que não mais acrescenta. Então, que tal, aprender formas de desapegar, para dar adeus ao velho e abrir caminho para o novo? Vamos aprender alguns rituais e simpatias para fazer isso.

Ritual do desapego da Lua minguante

  1. Primeiramente, acenda uma vela branca para o seu anjo da guarda, se tiver, e faça sua oração pessoal.
  2. Então, se puder, procure um lugar onde é possível ver e sentir a lua da lua, nem que seja pela janela.
  3. Pegue um lápis de grafite, que é um ótimo condutor de energia e potencializador e um papel em branco.
  4. Escreva tudo o que você não precisa mais na sua vida, dando foco para situações que aconteceram no último mesmo. Faça como preferir, texto corrido, tópicos ou cartas, o importante é escrever tudo o que deseja abandonar. Foque nos sentimentos, hábitos e padrões negativos que deseja se libertar, e evite nome de pessoas.
  5. Feito isso, coloque esse papel em uma lata ou panela para ser queimado com cuidado. Enquanto faz isso, mentalize tudo sendo transmutado, purificado e encerrado pelo poder do fogo. É muito importante que seja intencional o desapego, tenha fé e entregue ao Universo.
  6. Por fim, sobre as cinzas ao vento em um lugar aberto ou simplesmente descarte no lixo. Finalize e agradeça.

Esse ritual pode ser repetido a cada lua minguante.

Simpatia para uma boa relação amorosa

Para fazer essa simpatia, é muito importante focar na semana que a fase minguante começa, sendo feita exatamente no dia de domingo desse período. Para essa simpatia, você irá precisar de vinho branco, mel, flores de camomila, uma rosa e uma canela em pau.

  1. Primeiramente, encha metade de um copo com o vinho, adicione a canela, o mel e as flores de camomila, e por cima da mistura, coloque a rosa e tampe o copo.
  2. Feito isso, deixe o copo no sereno por três noites recebendo o banho da lua.
  3. Sendo assim, no quarto dia, você irá coar a bebida e colocá-la em um cálice e depois erguer em direção ao céu dizendo as seguintes palavras: “Força, garra, sedução e poder de conquista terei, porque todo tipo de energia ruim de mim se afastou e agora estou entregue à vontade da Lua”.
  4. Depois, beba o vinho em sete goles, e as flores e canelas que sobraram devem ser jogadas em um jardim ou vaso de flores.

Simpatia para diminuir o ciúmes

Essa simpatia de Lua minguante é focada para auxiliar problemas como vícios e amores possessivos. Nesse caso, você irá precisar apenas de 100 gramas de açúcar, 1 folha em branco, água e 1 vela de 7 horas.

  1. Comece enchendo um copo de água pela metade e acrescentando o açúcar.
  2. Em seguida, na folha em branco escrava a lápis o nome da pessoa amada e mergulhe na água açucarada.
  3. Do lado do copo, acenda a vela em cima de um pires e reze com muita fé a Santo Antônio pedindo para que ele leve todo o ciúmes, deixando apenas o amor.
  4. Feito isso, retire o papel da água e espere ele secar e guarde na sua carteira, para tê-lo sempre com você.
  5. Jogue a água em uma planta bem bonita e o restante da vela deve ser deixando ao lado de uma árvore.

Simpatia para emagrecer

Como a fase da Lua minguante é o momento de desapegar do que não faz mais bem, pode ser uma mudança física também, para emagrecer. Não precisa de muita coisa para fazer essa simpatia, apenas uma vela de 7 dias e um papel azul, e é muito importante que sela seja feita no primeiro dia da Lua minguante.

  1. Nesse dia, acenda a vela quando for almoçar, mentalize o seu Anjo da Guarda e separe um pouco do seu almoço para ele em um pires pequeno.
  2. Assim, deixe a comida no local por uma hora e depois jogue no lixo.
  3. Faça isso durante os sete dias de duração da vela.
  4. No último dia, quando a vela acabar, pegue os restos e coloque no papel azul e jogue na lixeira da sua casa, saia do local e não olhe para trás.

Todas as fases da lua tem influência sobre nossas emoções e sentimentos, e com a Lua minguante não seria diferente. Portanto, saiba como tirar maior proveito de cada uma dessas fases para transformar a sua vida.

Enfim, o que você achou dessa matéria? Aliás, aproveite para conferir também Lua Cheia – A energia da lua e fases, ritual de abundância e simpatias.

Fontes: Vida Simples Universa Terra iQuilibrio 

Imagens: TEMS Claudia Terra Eu Sem Fronteiras Eu Sem Fronteiras 

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

Escolhidas para você