O ciúme é algo natural, que faz parte da natureza humana. No entanto, em excesso, o ciúme pode levar uma pessoa a se tornar possessiva, o que prejudica a vida e o convívio social da mesma. Portanto, ser uma mulher ciumenta não é algo benigno para saúde mental, ou seja, é preciso tomar cuidado com certas atitudes.
Existem algumas pessoas que acreditam que o ciúme é um sinal de amor. Mas é preciso tomar muito cuidado com essa afirmação, aliás, o ciúme muitas vezes pode estar ligado a possessividade, inseguranças e traumas.
Atitudes como, por exemplo, perseguição, invasão de privacidade, barracos no meio da rua, são um sinal de alerta. E, se você faz alguma dessas coisas, significa que, definitivamente, você é uma mulher ciumenta.
Sinais de que você é uma mulher ciumenta e possessiva
Você tem mania de perseguição
Uma mulher ciumenta possui manias de perseguição, tais como, por exemplo, monitorar as redes sociais, ver mensagens no celular e no computador ou até mesmo ir atrás da pessoa para investigar se ela está ou não falando a verdade.
Brigas constantes
Primeiramente, pelo fato de estar sempre desconfiada de algo, a mulher ciumenta sempre procura um problema para conseguir uma briga. Os desentendimentos podem ocorrer tanto em casa, quanto no meio da rua: não importa o lugar, o importante é tirar uma “paranoia” a limpo.
Invasão de privacidade
A pessoa possessiva tem a necessidade de checar todo o telefone de quem se relaciona. Agenda de ligações, mensagens, E-mail, redes sociais e tudo que possa conter uma possível “traição”.
Mulher ciumenta: anda muitas mensagens e liga o tempo todo
A mulher ciumenta sente a necessidade constante de realizar ligações e mandar mensagens o tempo todo, de forma a averiguar o que a pessoa está fazendo.
Não “desgruda”
Cada pessoa tem sua individualidade e precisa ter seus momentos sozinha e/ou com os amigos. No entanto, para uma mulher ciumenta, é preciso se dedicar o tempo inteiro à relação, ou seja: não desgruda em momento nenhum.
Acusações por coisas bobas
A mulher ciumenta pode acusar como traição até mesmo curtidas em fotos. Portanto, é normal que ela acuse constantemente o seu parceiro de flertar e procurar outras mulheres.
Mulher ciumenta: Quer saber os mínimos detalhes
Quando se tem muito ciúme, a cobrança por informações do que a pessoa fez, o que está pensando ou o que está fazendo, é constante. Portanto, a mulher ciumenta espera que o parceiro te diga todos os detalhes de sua vida.
Como deixar de ser uma mulher ciumenta?
O ciúmes existe, no entanto, quando se torna crônico e agressivo, desenvolve certas patologias e transtornos emocionais. Portanto, é preciso procurar a ajuda e orientação de um(a) psicólogo(a). Além disso, nesses casos, a terapia de casal também pode ser muito recomendada.
Dicas:
- Se comunique: converse com seu parceiro sobre o seu ciúmes;
- Pratique o amor próprio: A baixa autoestima pode refletir em atitudes ruins, como, por exemplo, o ciúme;
- Pesquise sobre o que é uma relação saudável: procure informações sobre como construir um relacionamento tranquilo e bom para ambos;
- Se policie: Antes de ter uma atitude possessiva, tente se acalmar e pensar melhor sobre a situação;
- Deixe o passado para trás: Traumas de relacionamentos antigos podem refletir em novos. Portanto, esqueça o passado e viva o presente. Aliás, ainda existem pessoas confiáveis no mundo.
Ademais, aproveite que chegou até aqui para conferir também: 8 coisas que mais deixam os homens com ciúmes.
Fontes: Jornal Montes Claros, Psicólogo.
Fontes das imagens: Íncrivelclub, Mdicas, Psicólogo e Terapia.