Curiosidades

O que não colocar na máquina de lavar? 22 coisas para evitar

Com a correria, nada melhor do que jogar tudo na lavadora e sair tudo limpo depois. Mas é preciso saber o que não colocar na máquina de lavar.

Com a correria dos dias atuais precisamos de utensílios que nos ajude a economizar tempo nas tarefas de casa. Com isso, a máquina de lavar roupa se tornou nossa queridinha. Afinal, quem vai preferir lavar roupas à mão, enquanto a máquina pode fazer isso por você, não é mesmo? Mas, nem todos sabem o que não colocar na máquina de lavar roupas.

Geralmente, devido a sua praticidade e rapidez nas lavagens, acabamos colocando tudo para ser lavado nela. No entanto, algumas peças mais delicadas não podem ser lavadas na máquina e acabam sendo danificadas.  Por isso, o ideal seria ler o manual de instruções para saber como funciona cada ciclo de lavagem e assim evitar que suas roupas se estraguem.

Outra dica é ler as etiquetas das roupas, pois, nas etiquetas está detalhado o modo de lavagem da peça. Ademais, você não deve colocar quantidades excessivas de sabão ou amaciante de roupas dentro da máquina. Pois, os produtos encontrados hoje em dia são muito concentrados. Dessa forma, o excesso vai deixar as roupas menos limpas, já que o tecido retém o excesso do produto.

O que não colocar na máquina de lavar: 22 coisas que você deve evitar
O Petróleo

Da mesma forma, vai reter a sujeira e o odor corporal. Além disso, o excesso de produto pode danificar o mecanismo da máquina de lavar. Por exemplo, em máquinas que usam uma quantidade menor de água, o excesso de espuma e resíduos prende a sujeira e as bactérias. Fazendo com que a máquina produza odores desagradáveis.

Enfim, pensando nisso preparamos uma lista com o que não colocar na máquina de lavar. Dessa forma, você vai evitar estragar aquelas peças que tanto gosta, além de garantir que os mecanismos do eletrodoméstico durem por muito mais tempo. Confira.

O que não colocar na máquina de lavar

1- Tênis

Homepedia

Muitas pessoas têm o costume de colocar tênis na máquina de lavar. No entanto, o resultado nem sempre é satisfatório, afinal manchas mais difíceis permanecem no calçado. Além disso, pode acabar estragando o tecido do tênis.

Dessa forma, o ideal seria lavar o tênis com uma escovinha e sabão ecológico. Mas, se você não tem tempo, outra opção é colocar o tênis dentro de um saco protetor feito de pano ou uma fronha. Dessa forma, vai evitar que ele estrague facilmente. Além disso, retire os cadarços (lave-os à mão) e evite a centrífuga.

Enfim, lave na água fria ou morna, para não danificar a sola do calçado e coloque a quantidade certa de sabão.

2- Objetos de metal

Freepik

Entre o que não colocar na máquina de lavar está os objetos de metal. Por isso, examine os bolsos das roupas antes de colocar para lavar, verifique se não há moedas ou grampos, por exemplo.

Da mesma forma, peças com zíperes grandes ou botões de metal podem danificar a máquina de lavar, arranhando a porta ou obstruindo o filtro. Portanto, use sacos de pano ou fronhas para lavar essas peças. Assim, você vai evitar danos à sua máquina de lavar.

3- Almofadas

O que não colocar na máquina de lavar: 22 coisas que você deve evitar
Blog Positiva

Geralmente, as almofadas do sofá ou de cadeiras são feitas de tecidos delicados ou as costuras não são muito reforçadas. Dessa forma, podem acabar sendo danificadas. Enfim, lave-as com o ciclo rápido e verifique nas etiquetas se há a necessidade de excluir a centrifugação.

Ademais, no caso de almofadas sólidas não se deve colocar na máquina de lavar. Dessa forma, coloque em uma bacia com água morna e sabão suave. Então, finalize enxaguando bem e aperte para retirar o excesso da água.

4- O que não colocar na máquina de lavar: Bonés

Dona Dicas

Não é recomendado colocar na máquina de lavar bonés. Pois, as abas se danificam facilmente, principalmente durante a centrifugação. Portanto, o ideal é lavá-lo à mão com sabão neutro.

5- Rendas

Vix

Peças com rendas, com toalhas de mesa, guardanapos ou até mesmo roupa íntima devem ser lavadas à mão com água morna e sabão natural. Pois, são muito delicadas para serem colocadas na máquina de lavar.

Ademais, para peças brancas, deixe de molho em um balde com água e uma colher de sopa de bicarbonato de sódio para cada litro de água. Dessa forma, as peças vão ficar bem branquinhas.

6- Roupa íntima

O que não colocar na máquina de lavar: 22 coisas que você deve evitar
Dona Dicas

Roupas íntimas estão entre os itens que não se deve colocar na máquina de lavar. Principalmente, sutiã com ferrinhos ou com alça metálica que pode danificar tanto a máquina, quanto a própria peça ao centrifugar.

Por isso, use protetores próprios para lavar sutiãs. Mas, não lave em água quente, apenas fria ou morna em ciclos leves e deixe secar a sombra. Por fim, evite misturar lingerie de algodão com peças de outra cor. Pois, há a possibilidade de que ela seja tingida.

7- O que não colocar na máquina de lavar: Seda

O que não colocar na máquina de lavar: 22 coisas que você deve evitar
Dona Dicas

Geralmente, as máquinas de lavar possuem em sua programação a lavagem delicada. No entanto, se a peça de seda for muito pequena ou frágil, o ideal é que você a lave na mão. Dessa forma, use sabão ecológico e água morna, mas, não torça. Assim, evita o risco de estragar.

8- Panos de microfibra

Casa Prática

Continuando com nossa lista com o que não colocar na máquina de lavar temos os panos de microfibra. Pois, eles podem ser danificados durante a lavagem. Além de perder sua capacidade de absorção.

Segundo os fabricantes do tecido, você deve lavá-lo à mão com água morna e sabão, logo após o uso. E deixe secar naturalmente.

9- Roupa de banho

Vix

Apesar de serem projetadas para ficarem na água, as roupas de banho não devem ser colocadas na máquina de lavar. Pois, durante o ciclo a peça pode ter suas tiras e estrutura interna danificadas.

Da mesma forma, lavar juntamente com roupas que tenham zíperes ou ganchos, pode acabar causando furos na roupa de banho. Portanto, o mais adequado é lavar a mão.

10- O que não colocar na máquina de lavar: Ternos sob medida

Exame

Não se deve colocar na máquina de lavar ternos, jaquetas, calças e saias feitas sob medida. Pois, entre o tecido externo e o forro estão materiais de interface que dão forma à roupa. E essas interfaces costumam se deformar ao entrar em contato com a água. Por isso, esse tipo de roupa deve ser levado à lavanderia.

11- Roupas de couro

Dona Dicas

Você não deve colocar roupas de couro e tênis de couro na máquina de lavar. No caso das roupas, vão estragar e ficar com o tecido enrugado. Portanto, é preferível usar um limpador profissional especializado em cuidar de peças de couro.

Quanto ao tênis de couro, a maioria tem suas partes unidas com cola. Dessa forma, podem ser danificados pela umidade ou pelo excesso de calor.

12- Lã, cashmere, veludo e roupas enfeitadas

O que não colocar na máquina de lavar: 22 coisas que você deve evitar
Vix

Para lavar esse tipo roupa você precisa ter um cuidado redobrado. Dessa forma, antes de lavá-las, leia a etiqueta. Pois, há lã e veludo que pode ser colocado na máquina de lavar. Por exemplo, uma mistura de algodão com poliéster, muito usado nas roupas infantis.

Mas, também há lãs e caxemira que devem ser lavadas delicadamente a mão. Já roupas de veludo, lantejoulas ou enfeitadas, precisam ser levadas para uma lavanderia a seco.

13- O que não colocar na máquina de lavar: Gravatas

O que não colocar na máquina de lavar: 22 coisas que você deve evitar
Casa Prática

Por serem feitas em sua maioria de seda, as gravatas não devem ser colocadas na máquina de lavar. Pois, a estrutura interna vai ficar deformada. Portanto, prefira lavar a mão ou a seco.

14- Roupas cobertas de pelos de animais

Homepedia

Da mesma forma que os cabelos entopem ralos e pias, os pelos de animas nas roupas também podem entupir filtros da bomba de água e os ralos da máquina de lavar.

Por isso, antes de colocar roupas ou cobertores cheios de pelos de animais, você precisa retirar os pelos. Para isso, lave a roupa antes, esfregando para retirar os pelos. Após a retirada do excesso de pele você pode lavar a peça normalmente na máquina de lavar.

15- Tecido manchado com fluído inflamável

Dona Dicas

Se por algum motivo, sua roupa ficou muito manchada com óleo de motor, gasolina, óleo de cozinha, diluente, álcool ou qualquer outro tipo de fluído inflamável. Antes de colocar na máquina de lavar, o ideal é que você faça uma pré-lavagem com um sabão forte.

Pois, um tecido muito manchado com alguns desses fluídos inflamáveis pode acabar entrando em combustão instantânea, podendo provocar incêndios. Além disso, ao colocar a roupa manchada diretamente na máquina de lavar, deixará resíduos nela, manchando as roupas da próxima lavagem.

Por fim, e mais importante é que você nunca deve colocar a roupa manchada encharcada em uma secadora de roupas. Pois, o risco de explosão é muito grande.

16- O que não colocar na máquina de lavar: Capas e colchas

Dona Dicas

No caso de colchas e lençóis grandes que não cabem na máquina de lavar, mesmo o ciclo mais pesado não vai conseguir lavar as peças como devem. Da mesma forma, algumas capas podem encolher. Portanto, esse tipo de roupa não deve ser colocado na máquina de lavar.

17- Roupa esportiva

Pratique em Casa

A roupa esportiva deve ser lavada logo após o uso, em água fria e num ciclo delicado com a centrifugação mínima. Além disso, deve ser lavada separada de outros tipos de roupa. No entanto, não deve ser usado amaciante de roupas. Pois, o produto vai bloquear e impedir a roupa de soltar o suor.

18- Bolsas e mochilas

Blog Menina Shoes

Com relação a bolsas e mochilas, é preciso ficar atento as etiquetas. Pois, alguns modelos que são à prova d’água podem ser colocados na máquina de lavar. Por outro lado, modelos que contém misturas de tecidos (sintéticos e naturais) e inserção de papelão em sua estrutura, não podem.

19- O que não colocar na máquina de lavar: Peças com enchimento

O que não colocar na máquina de lavar: 22 coisas que você deve evitar
Pinterest

Peças como travesseiros e almofadas com preenchimento de penas, por exemplo. Estão entre os itens que não se deve colocar na máquina de lavar roupas. Pois, vão acabar deformados. Além disso, as penas que saem apodrecem, exalando um odor desagradável. Enfim, é importante verificar as instruções na etiqueta quanto à maneira correta de lavar.

20- Cortinas

Dona Dicas

Sobre o que não colocar na máquina de lavar: cortinas pesadas. Pois, quando molhadas elas ficam mais pesadas ainda. Com isso, pode forçar o mecanismo da lavadora. Da mesma forma, cortinas com anéis de metal, principalmente, se houver sinais de ferrugem. Além disso, os forros podem acabar encolhendo, assim como cortinas de renda ou materiais finos.

21- Amaciante convencional

O que não colocar na máquina de lavar: 22 coisas que você deve evitar
Vix

O amaciante convencional além de ser poluente, pode deixar resíduos no tecido da roupa, provocando alergias. Ademais, se a água da sua casa for calcária e a peça de roupa for delicada, você pode substituir o amaciante por uma solução de ácido cítrico.

Dessa forma, em cada lavagem você vai precisar de 10 gramas de ácido cítrico misturado a 100 ml de água. Por outro lado, algumas pessoas costumam usar vinagre como amaciante de roupas. No entanto, há discussões sobre o impacto ambiental e a possibilidade do vinagre danificar as engrenagens da máquina de lavar.

22- Detergentes agressivos

Vix

Finalizando nossa lista sobre o que não colocar na máquina de lavar, temos os detergentes agressivos. Ademais, evite o uso desse tipo de produto, principalmente se você pretende lavar roupas delicadas.

Enfim, prefira detergentes que sejam ecológicos e que tenham baixo impacto ambiental. Pois, eles são mais suaves e não danificam as roupas. Mas, lembrando que é importante sempre ler as instruções das etiquetas antes de lavar as roupas.

Então, se você gostou dessas dicas, leia também: 15 erros que você está cometendo na hora de lavar suas roupas.

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

Escolhidas para você