Curiosidades

Óleo de fritura – Receita para reutilizar e como descartar

Na cozinha o seu óleo de fritura usado pode ser reaproveitado como sabão ou virar outros produtos. Mas dependendo, precisa ser descartado.

O óleo de cozinha é muito usado por todos. Essencial para preparar alimentos fritos, como carnes, vegetais e legumes, está presente em todas as casas. Contudo, todo mundo já deve ter se perguntado ou ouvido falar como descartar ou reutilizar o óleo de fritura usado, seja como sabão ou outras substâncias. Resumindo, é sobre isso que você vai ler aqui.

Usado para fritar carne, frango, peixes, vegetais e legumes, o óleo doméstico não deve ser jogado na pia após utilizado. Um litro de óleo de fritura jogado fora na pia pode entupir os canos (óleo combinado com detergente vira sabão e gruda), atrair animais como ratos e insetos e ainda contaminar um milhão de litros de água. Em suma, é a quantidade de água consumida em 14 anos por apenas uma pessoa.

Com o óleo usado, você pode reutilizá-lo, dependendo do tempo e do tipo de comida que mergulhou nele. Além disso, pode fazer sabão em barra e líquido, ou encontrar um ponto de coleta e reciclagem mais próximo à sua casa. Quando jogado no lixo comum, o óleo solta um odor péssimo, solta metano, o que aumenta o aquecimento global e pode contaminar águas subterrâneas.

Óleo de fritura
Fonte: Catraca Livre

Óleo de fritura

Seja de soja, milho ou girassol, ele é mais indicado do que o azeite para fazer fritura, pois chega a temperaturas ideias para fritar um alimento (de 180ºC a 190ºC) e não se degrada ao atingi-las.

Quando o óleo chega a temperaturas muito altas dentro de uma panela, sua composição química muda e a acroleína é liberada. Essa substância tóxica é prejudica a saúde do estômago e do intestino, sendo também oxidante.

Como reutilizar óleo de fritura

Para que se possa reutilizar o óleo de fritura, é preciso avaliar o tipo de comida que foi frita nele. Se você fritou vegetais, ele pode ser reutilizado até seis dias depois. No entanto, não se deve misturar alimentos na panela de fritura. Por exemplo, se batatas foram fritas nesse óleo, então não frite peixes nele.

Ao misturar as comidas, o gosto de uma carne fica no óleo (como os peixes e frutos do mar) e pode ser transferido para o outro alimento, além de piorar os níveis de acroleína. Sendo assim, óleo de batata só deve ser reutilizado para fritar batatas; de peixes, reutilizado para peixes, e assim segue.

Com essas especificações de reutilização, o óleo não pode ser reutilizado muitas vezes para fritar. Sendo assim, a seguir você pode saber como se fazer sabão caseiro com seu óleo de fritura usado.

Fonte:

Fazendo sabão

A melhor maneira de encontrar outra finalidade para o óleo de cozinha é transforma-lo em algo útil. Então, além de contribuir para o meio ambiente, você também pode economizar nas contar do mercado ao fazer seu óleo de fritura virar sabão. Porém, primeiramente você vai precisar de:

Ingredientes

  1. 1 quilo (igual a 1 litro) de óleo de cozinha usado;
  2. 140 ml de água;
  3. 135 gramas de soda cáustica em pedaços (concentração superior a 95%);
  4. 25 ml de álcool (opcional).

Enfim, para facilitar, aí vai um vídeo muito didático do passo a passo para fazer o sabão com óleo de fritura.

Descarte correto

Por fim, o óleo de fritura não deve ser descartado no lixo comum ou na pia. A reciclagem, sobretudo, não é difícil. Além do sabão, como mostramos, se você preferir, pode levar ao ponto de coleta seletiva mais próximo da sua casa. É possível encontrá-los em vários sites de busca pela internet.

Após o uso do óleo, espere esfriar e coloque-o em em recipiente (preferencialmente de vidro). Ao levar o óleo usado para a reciclagem, de lá será enviado para locais especializados em sua transformação para outros materiais.

Ele pode virar detergente, sabão, cosméticos, tintas, ração animal, massa de vidro ou até mesmo biodiesel. Caso não seja possível levar o óleo até o ponto de coleta, na internet também há pessoas que compram o óleo de cozinha usado.

Fonte: Correio

Enfim, você gostou dessa matéria? Então também vai gostar dessas:

Truque simples acaba com o cheiro de fritura na casa depois de cozinhar

Fritadeira elétrica sem óleo – Como usar, vantagens e melhores marcas

Sabão de coco – Benefícios, utilidades, como usar e como fazer em casa

Fontes: Ecycle0UOL.

Imagens: Pixabay, Catraca Livre, Correio, Pinterest e Como Fazer Fácil.

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

Escolhidas para você