Por que o mês de maio é o mês das noivas?

É só o mês de maio se aproximar que as mulherada fica alvoraçada. Conhecido como o mês das noivas, é em maio que acontecem grande parte dos casamentos no Brasil.

Aliás, para conseguir uma vaguinha para se casa em meio é preciso marcar a data da cerimônia e da festa com muita antecedência.

Mas, afinal de contas, você sabe por que o mês de maio é considerado o mês das noivas? E por que todo mundo quer se casar nessa época do ano?

Por que maio é o mês das noivas?

Para entendermos todos esses “por quês”, você precisa entender que essa é uma tradição que veio dos países nórdicos. Nessa parte do mundo, maio é o mês em que se inicia a primavera, quando tem início a estação das colheitas, a natureza está desabrochando e o clima é agradável (mais agradável que no verão, por exemplo).

Essa ligação com as flores, a fertilidade e os belos cenários para as fotos fizeram do maio uma época propícia para os casamentos no Hemisfério Norte. E, embora a primavera aqui, no Hemisfério Sul, só aconteça em setembro (que também é um ótimo mês para se casar aqui no Brasil), a tradição acabou pegando.

Mês de Maria

De acordo com teólogos, a associação de maio com o mês das noivas ainda tem um cunho religiosos. Isso porque, no catolicismo, maio é também considerado o mês de Maria, mãe de Jesus, o que atribui ainda mais carga feminina e propícia às uniões nessa época do ano.

Mas, claro, embora esses sejam os motivos mais populares para maio ser considerado o mês das noivas, existem muitos outros que interligam o mês com os casórios. Nem todos, obviamente, podem ser comprovados, mas existem explicações plausíveis para todos os gostos.

E você, conhece algum outro motivo para este ser tido como o mês das noivas? Você, por exemplo, se casou ou tem vontade de se casa no mês de maio? Não deixe de comentar!

Agora, falando em casamento e em noivas, você pode se interessar em conferir ainda: Principais tendências de maquiagem para noivas em 2018.

Fonte: Casar é um barato, Mundo Estranho