Você nem imagina o que são essas listras brancas no peito de frango

A carne de frango é uma das mais consumidas do mundo e ganha disparado quando o assunto são as dietas, voltadas tanto para a perda de gordura quanto para o ganho de massa muscular.

Mas, mesmo que você esteja dentre os apreciadores dessa carne, você provavelmente nem imagina do que se tratam essas listras brancas no peito de frango, não é mesmo?

O que são as listas brancas no peito de frango?

De acordo com estudos recentes, essas listras brancas no peito de frango não se tratam de notícia boa. Um estudo da Universidade de Oxford, por exemplo, mostrou que a linha branca indica um distúrbio muscular do frango, causado pelo uso de hormônios durante sua criação.

Isso está diretamente ligado ao aumento significativo do teor de gordura na carne de frango e da redução da quantidade de proteína, que é um dos principais motivos para que essa seja uma carne tão consumida hoje em dia (além dos demais nutrientes que ela oferece, claro).

SONY DSC

Mais hormônios, mais gordura

Basicamente, o que os cientistas descobriram é que quanto mais linhas brancos no peito de frango forem encontradas, maior será o teor de gordura dessa peça. E isso, infelizmente, indica que as galinhas foram forçadas a se desenvolver rapidamente nas granjas, sob efeitos de hormônios.

Em 2013, um outro estudo reforçou esse resultado. Dessa vez publicada pelo periódico Aviation Science, a pesquisa apontou que a gordura aumentou e que o músculo diminuiu na carne de acordo com a quantidade listras brancas no peito de frango analisado, por exemplo.

Faz mal consumir essas listras brancas?

Agora, sobre a necessidade de retirar essa parte da carne, os cientistas acreditam que não seja realmente preciso.

Conforme a Oxford Academic, essas listas brancas no peito de frango não representam riscos reais à saúde humana e seu consumo é realmente seguro. De toda forma, não deixa de contar um pouco do histórico da peça escolhida, antes mesmo dela chegar às prateleiras.

E então, cara leitora, você tinha consciência de que essas listrinhas se tratavam de gorduras e hormônios? Você ainda acha que consegue consumir carne de frango com a mesma frequência depois de descobrir algo assim? Não deixe de comentar!

E, falando em carne, você pode gostar de conferir essa outra matéria: Você nem imagina o que um cubo de gelo na carne pode fazer pelo seu churrasco.

Fonte: Vix, Segredos do Mundo