Uxoricídio: Entenda o crime do qual Tatiane Spitzner foi vítima

Apesar de ser um termo que ainda não está nos dicionários, feminicídio é um termo com o qual, infelizmente, já estamos nos acostumando no Brasil. Essa espécie de crime, que ganhou mais visibilidade depois da Lei Maria da Penha, e está relacionado ao crime cometido por razões da condição de sexo feminino.

No caso da advogada Tatiane Spitzner, de 29 anos, que lamentavelmente repercutiu no país nos últimos dias, o crime cometido vai além do feminicídio. Segundo especialistas, o que aconteceu com a paranaense é caracterizado como uxoricídio. Você já ouviu falar nesse termo?

O que é uxoricídio?

Para quem não sabe, uxoricídio trata-se do assassinato em que o marido mata a própria esposa. Essa definição é dada em um artigo jurídico de Francisco Dirceu Barros, segundo publicação do site Exame.

Para quem não acompanhou o caso de Tatiane, o principal suspeito de sua morte é o próprio marido, o professor Luís Felipe Manvalier. A advogada morreu no dia 4 de julho, ao cair da sacada do apartamento onde morava, no 4º andar.

Minutos antes de sua morte, as câmeras de segurança do condomínio registraram uma sequência de atos violentos praticados pelo marido e o desespero da mulher tentando correr dele.

Outros crimes que chocam

E, se você acha que a definição de uxoricídio é assustadora, fique sabendo que esse não é o único termo que deveríamos ver eliminado de nosso vocabulário de uma vez por todas. Abaixo, como você vai ver, listamos todos os crimes brutais mencionados no mesmo artigo de Francisco Dirceu Barros:

a) femicídio: morte de uma mulher;
b) feminicídio: morte de uma mulher por razões de gênero ou pelo menosprezo ou discriminação à condição de mulher que é qualificadora do homicídio;
c) uxoricídio: assassinato em que o marido mata a própria esposa;
d) parricídio: assassinato pelo filho do próprio pai;
e) matricídio: matar a própria mãe;
f) fratricídio: matar o próprio irmão;
g) ambicídio: quando as mortes decorrem de um pacto.”

E, aproveitando o assunto, esse outro post pode ajudar você a salvar a vida de várias mulheres: Esse ponto preto na mão pode ser um pedido de ajuda.

Fonte: Exame