Dicas & Truques

15 formas diferentes de usar o papel alumínio no dia-a-dia

Então você achava que o papel alumínio servia só para cobrir o assado? Descubra 15 formas diferentes de usar o papel alumínio no dia-a-dia:

Você pode até ser uma pessoa bem entendida de truques de limpeza ou de truques de culinária, mas dificilmente você vai ter o domínio total de todos os possíveis usos do papel alumínio dentro e fora da cozinha. Isso porque, ao contrário do que muita gente pensa, ele não serve apenas para envolver assados.

Como você vai ter a oportunidade de conferir na seleção abaixo, o papel alumínio pode ser aproveitada até mesmo em obras, na hora de pintar ou retocar a tinta, por exemplo. Isso, claro, sem falar no grande potencial de limpeza que esse material oferece.

Parece interessante, não? O melhor de tudo é que essas utilidades, mesmo sendo excêntricas o suficiente para receber destaque em nossa matéria, estão longe de ser as únicas possibilidades incomuns de uso do papel alumínio.

Esse material, com um preço mais que camarada, com certeza, vai se tornar um grande coringa em sua vida a partir de hoje devido às inúmeras possibilidades de uso que oferece. E o melhor de tudo: todas essas maneiras nada comuns de usar esse material são todas muito simples de colocar em prática.

Isso sim é um boa notícia, não acha? A gente sim.

Aprenda 15 formas diferentes de usar o papel alumínio no dia-a-dia:

1. Afiar tesouras

1

Amasse o papel alumínio e então, começa a picotá-la com a tesoura que precisa ser amolada. Você precisa repetir esse processo de 15 a 20 vezes para que a tesoura volte a ficar afiada. Essa técnica, aliás, funciona também com alicates de cutícula, como já mostramos aqui.

2. Passar roupa

2

Você vai conseguir um resultado muito melhor e vai termina muito mais rápido se cobrir a tábua de passar com papel alumínio. Você só precisa deixar a parte brilhante do papel para cima e cobri-la com um lençol ou algum outro tecido. À medida que você for passando o ferro, o papel alumínio vai refletindo o calor e fazendo o trabalho pesado por você.

3. Desgrudar panelas

3

Panelas com sujeiras grudadas, especialmente no caso de frituras, ficam perfeitamente limpas se você usar bolas de papel alumínio para esfregá-las.

4. Evitar sujeira no fogão

4

Se você não tem tempo ou não tem preguiça de limpar o fogão todos os dias, cubra seu fogão com papel alumínio, como se fosse uma capa. Você só precisa cortar o papel do tamanho certo, fazer os furos das chamas e cuidar para que a cobertura fique bem encaixada sobre o fogão. Quando sujar, é só substituir o papel.

5. Evitar mal cheiro na geladeira

5

Alimentos que não são usados por inteiro, como cebolas e outros vegetais, devem ir para a geladeira envoltos em papel alumínio. Se você quiser que o alimento dure mais tempo, antes do alumínio, envolva o vegetal também em um plástico filme. Isso mantem a umidade do alimento e impede que o cheiro se espalhe pela geladeira.

6. Adaptar pilhas

6

Se você errou (para menos) o tamanho da pilha para aquele eletrodoméstico ou mesmo para o controle remoto, bolinhas de papel alumínio podem ajudar você. Você só precisa encaixar as bolinhas em uma das extremidades da pilha e fazer uma espécie de “emenda” para que elas funcionem bem, mesmo não sendo do tamanho apropriado.

7. Limpar grelhas

7

Depois do churrasco, como você sabe, a grelha fica toda grudada. Assim como no caso das panelas sujas, uma bolinha de papel alumínio pode ajudar. Mas, dessa vez, se você aproveitar o momento em que ela estiver quente o serviço fica mais fácil. Então, não se esqueça de proteger as mãos e use um pegador de metal para ajudar na fricção.

8. Lavar roupas

8

Para evitar que a eletricidade estática, em épocas mais secas, tome conta de suas roupas coloque uma bolinha de papel alumínio na máquina, hora da lavagem.

9. Bicos de confeitar

9

Como o papel alumínio é moldável, ele é um ótimo salva-vidas na hora de improvisar bicos para confeitar.

10. Conservar bananas

10

Se você envolver o talo que une as bananas no cacho com papel alumínio, você vai fazer com que ela amadura mais devagar. Isso, consequentemente, evita que as bananas fiquem escuras.

11. Envolver assados

11

Essa, com certeza, você conhece, mas não custa nada recordar, não é mesmo? Você pode envolver os alimentos que irão ao forno, especialmente carnes, para que elas cozinhem antes de dourar (o que só acontece quando você retira o papel).

Mas existe um detalhe bastante importante que quase ninguém sabe: o lado certo para ficar em contato com o alimento é o brilhoso e mais liso, que impede que ele grude no papel e ajuda na transferência do calor.

12. Tirar ferrugem

12

Claro que papel alumínio não faz milagres, mas se for uma ferrugem superficial você consegue remover perfeitamente com uma bucha de papel. Tudo que você tem que fazer é lustrar a superfície a ser limpa.

13. Limpar manchas de prataria

13

Tudo que você vai precisar para tirar manchas que ficam em objetos de prata, além de uma bucha de papel alumínio, é de uma mistura de bicarbonato de sódio, sal e água fervente. Então você banha o objeto manchado na mistura e passar a bolinha de papel, com delicadeza, sobre a superfície.

14. Fazer tortas perfeitas

14

Já percebeu que as bordas das tortas são as que assam primeiro? Para evitar que elas fiquem torradas até o restante de sua torta ficar pronto, cubra essa finalzinho de massa com papel alumínio e só retire na hora de dourar seu assado.

15. Proteger maçanetas

15

Na hora de pintar as portas ou qualquer outro detalhe de sua casa, a forma mais simples e econômica de proteger os pontos que não devem ser pintados ou manchados, como as maçanetas, é usando papel alumínio como proteção. Depois que a tinta estiver seca, retire o papel.

E para você ficar ainda mais craque nos “pulos de gatos” que salvam nosso dia-a-dia, você precisa conferir ainda: 14 truques de cozinha que vão deixar sua vida mais fácil.

Fonte: Como fazer em casa

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

Escolhidas para você