Aprenda a limpar mancha de vinho sem sofrimento

Um vinhozinho é sempre bem-vindo na hora de relaxar e é uma ótima pedida a dois, mas nada estraga tanto o clima quanto ter que limpar mancha de vinho tinto, não é verdade? Especialmente se o tecido em questão for branco!

Mas, calma, até mesmo os piores casos têm solução. Como você vai descobrir ao longo dessa matéria, limpar mancha de vinho pode não ser tão complicado assim se você for rápida e utilizar os produtos corretos.

E o melhor de tudo é que você não precisa ter nenhum produto de limpeza super caro em casa para garantir que a toalha de mesa ou aquela sua blusa favorita voltem a ficar como novas. Coisas simples, como sal de cozinha, vinagre branco e até mesmo água oxigenada dão conta do recado perfeitamente.

A regra é não pirar!

Agora, antes de começar a anotar as dicas que listamos abaixo, tenha em mente que tirar manchas de tecido está longe de ser uma ciência exata. Por isso, pode ser que uma dica ou outra funcione melhor em determinada ocasião e não atenda suas necessidades em uma próxima vez, entendeu?

Além disso, cada tipo de vinho tem uma resistência à limpeza. Vinhos menos encorpados, por exemplo, costumam ser removidos com mais facilidade, especialmente se a mancha ainda estiver molhada. Nesses casos, só um sabãozinho costuma resolver bem a situação.

Outros vinhos mais fortes e encorpados, no entanto, podem dar um pouco mais de trabalho para sair e pedem soluções mais pesadas e até mesmo mais arriscadas para a integridade do tecido. Então, não pire se na primeira tentativa sua mancha de vinho não ficar completamente limpa, ok?

Como limpar mancha de vinho:

1. O tempo importa

A primeira coisa que você precisa saber quando for limpar uma mancha de vinho é que o tempo faz toda diferença no resultado final, então haja rápido. Depois que a mancha secar pode ser muito mais difícil conseguir uma limpeza completa do vinho.

2. O poder da água quente

Retire o excesso da bebida com um papel-toalha ou com outro pano que você não se importe que fique manchado e lave a peça com água quente e sabão. A água morna consegue diluir a mancha e fazer com que o vinho que penetrou no tecido se desprenda com mais facilidade.

3. Sal também ajuda

Tem gente que, ao invés do papel-toalha para retirar o excesso do vinho recém-derramado prefere usar sal, criando uma camada grossa do tempero sobre a bebida. Isso também funciona, já que o sal ajuda absorver o excesso da bebida que caiu sobre o pano.

O ideal é deixar que o sal haja por, pelo menos, 5 minutos antes de lavar a peça (se possível com água quente, como mencionamos). Se você achar necessário, pode repetir a camada de sal por algumas vezes, até que mancha clareie bem antes da lavagem.

4. Água oxigenada nela!

Uma outra dica para limpar mancha de vinho tinto é usando a dupla: sabonete líquido e água oxigenada. Esse último ingrediente, aliás, age como branqueador, dissolvendo os pigmentos da bebida e deixando a mancha muito mais fácil de ser removida com o sabão ou o sabonete.

5. E se não der para lavar na hora?

Se você estiver com a mesa posta, por exemplo, e a toalha de mesa sujar, ou se cair na sua roupa e você não tiver como trocá-la na hora, o ideal é garantir que mancha de vinho não vai secar tão fácil.

Você precisa, então, de tirar o excesso da bebida como ensinamos e colocar sabonete líquido e água quente sobre a mancha, para ajudar a amolecer e impedir que ela seque completamente.

6. Leite fervido resolve?

Um outro truque que as pessoas garantem funcionar é o leite fervendo na hora de limpar mancha de vinho. Mas, para funcionar, você precisa ferver o leite e o pano manchado juntos.

Quando o leite começar a entrar em ebulição, você pode desligar o fogo e deixar o pano manchado de molho ali. Depois que a mancha estiver clarinha é só lavar como ensinamos.

7. Vinagre, um santo remédio

Como você já viu aqui, no Área de Mulher, o vinagre pode salvar você de várias maneiras na hora da limpeza. Na hora de limpar mancha de vinho, claro, não seria diferente.

Você pode misturar uma parte de vinagre branco com três partes de água morna e esfregar bastante a mancha. Então é só lavar a peça a mão.

A mancha secou. E agora?

Se a mancha de vinho secou e você não conseguiu fazer nada por ela, pode ser que nenhuma dessas dicas anteriores vá funcionar agora. Mas, claro, você ainda tem alternativas que podem, pelo menos, deixar a mancha mais imperceptível.

1. Alvejante sem cloro pode funcionar

A primeira delas é usar alvejante sem cloro, que pode ser usado tanto em peças brancas quanto em peças coloridas. Esse produto pode proporcionar uma boa limpeza à tintura da bebida.

2. Dá-le amoníaco

A segunda opção é misturar água com amoníaco, colocar a solução sobre a mancha e esfregá-la com uma escovinha até que saia por completo ou parcialmente. Depois é só lavar o tecido para retirar a solução.

3. Alvejante com cloro, se nada funcionar

Agora, se você já tentou de tudo e nada realmente foi eficaz, você pode ter que recorrer ao alvejante com cloro mesmo.

Soluções de hipoclorito de sódio e até mesmo a famosa cândida podem ajudar, embora sejam medidas mais drásticas e possam acabar desbotando o tecido, mesmo os brancos. Então, dose bem o produto que você vai usar, especialmente no caso do cloro, que pode corroer o pano.

E então, aprendeu agora como limpar mancha de vinho? Agora, se esse tipo de mancha não for o único que você quer aprender a limpar, então essa matéria também pode ser bastante útil: Como tirar mancha de base e outras manchas de maquiagem da roupa.

Fontes: Revista Adega, Universo Jatobá