Dicas & Truques

Como descongelar carne? Como manter a qualidade e o que nunca fazer

Como descongelar carne parece algo simples, mas é um processo que está diretamente ligado a qualidade da carne, e tem o jeito certo de fazer.

Atualizado em 24/06/2020

Você sabe qual é o jeito certo de descongelar carne? Ou é daquelas que deixam a carne congelada no cantinho da pia, até a hora de preparar a refeição?

Bom, antes de mais nada, é preciso dizer que a carne congelada salva. Isso porque, na correria do dia a dia, nem sempre dá para passar no supermercado.

Sendo assim, o mais comum é comprar comida suficiente para alguns dias e armazená-la em casa. Alguns alimentos, como a carne, precisam ser guardados em um ambiente refrigerado e no estado congelado. Essa é a melhor forma de conservar a carne.

Mas como descongelar a carne sem perder sua qualidade?

O ponto principal, quando se fala em como descongelar carne, é fazer isso o mais rápido possível. Às vezes, chegamos em casa atrasados para fazer o almoço, e descobrimos que não colocamos a carne para descongelar. Por ser um processo demorado, quase sempre, temos que mudar todo o cardápio da refeição.

Contudo, muito mais importante do que descongelar a carne rapidamente, é fazer isso do jeito certo, para que o alimento não seja prejudicada nesse processo. Pode parecer algo simples, mas nem todo mundo faz corretamente, e isso pode ser um problema. Além de perder os nutrientes, pode até aumentar as chances de intoxicação alimentar.

Por isso, hoje vamos conhecer dicas de como descongelar carne da melhor forma possível e o que não fazer jamais.

Descongelamento da carne

Como descongelar carne - Dicas, truques e o que não fazer
Viva Bem

Depois de fazer as compras e separar as carnes por porções, é hora de congelá-las. Esse é o procedimento correto para armazenar carne.

Mas, para prepará-la, você precisa que ela esteja descongelada. E aí se encontra o dilema, porque é preciso saber o que se está fazendo a fim de não perder a qualidade da comida, nem colocar a saúde em risco.

É muito comum que as pessoas recorram ao método mais rápido e fácil, que é tirar a carne da geladeira, e deixá-la do lado de fora até descongelar. Todo mundo já fez isso, mas não é o procedimento ideal.

O processo de descongelamento da carne é muito mais lento, levando até 24 horas para todo o processo.

Como descongelar carne corretamente?

Como descongelar carne - Dicas, truques e o que não fazer
365 Dicas

Primeiramente, o ideal é descongelar a carne usando um método mais lento, como já mencionamos. Ou seja, na própria refrigeração, fora do congelador.

Nesse caso, o correto é tirar a carne que irá usar do congelador e colocá-la na geladeira, com pelo menos um dia de antecedência do uso. Para definir o tempo correto, deve-se levar em consideração a quantidade de carne que será descongelada.

Se for até 5 kg, por exemplo, um dia é suficiente. Mais do que isso, pelo menos dois.

O que evitar quando for descongelar carne?

Como descongelar carne - Dicas, truques e o que não fazer
Lifestyele ao Minuto

O método de simplesmente tirar a carne da geladeira horas antes de prepará-la não é o mais indicado, como acabamos de contar. Porque, nesse meio tempo, a carne pode ser contaminada.

De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o ideal é que o descongelamento de alimentos seja feito em condições de refrigeração, com temperatura abaixo de 5ºC.

Para isso ficar claro, leve em consideração que a sua cozinha pode ter uma temperatura média de 27ºC e que a carne leve, no mínimo, duas horas para descongelar completamente. Durante esse período, a carne pode ser contaminada por agentes exteriores no ambiente.

Isso é comprovado pelo fato de que a maioria dos casos de intoxicação alimentar ocorrem pela ingestão de alimentos em casa. Provando que o manuseio incorreto dos alimentos – aliado à má conservação, ao congelamento ou descongelamento incorretos  – é o responsáveis por esse esse tipo de problema.

Sem contar que quando o descongelamento da carne é feito assim, o alimento pode perder muitos líquidos. Como consequência, são alteradas a sua maciez e a suculência da peça.

Tem ainda quem coloca a carne em um recipiente com água, para tornar o processo ainda mais rápido. O que também não é indicado. Isso porque a carne pode perder parte de suas vitaminas e do sabor.

E, por último, o método mais rápido de todos: o micro-ondas. Também não é a melhor opção, tendo em vista que há perda de líquidos e chega até a começar o cozimento da carne.

Dicas de como descongelar carne

Como descongelar carne - Dicas e o que não fazer
Minerva

Sabendo o que evitar e o certo a se fazer, temos consciência que nem sempre dá para fazer tudo na correria do dia a dia. Sendo assim, essas dicas básicas de como descongelar carne de forma rápida irão te ajudar.

Vinagre

O vinagre tem muitas utilidades na cozinha, e pode ser usado também para agilizar o processo de descongelar a carne. Para isso, basta retirar a carne da geladeira e da embalagem, e banhá-la com vinagre do tipo branco.

Depois, é só deixar a carne marinando no vinagre por uns 15 minutos. Ele aumentará a temperatura da carne, a descongelando rapidamente.

Após esse tempo, visto que a carne já descongelou, é só lavá-la com água e cozinhá-la normalmente.

Saco plástico

Por fim, para descongelar a carne nesse método, você irá precisar de uma panela e um saco plástico, do tipo zip-lock. Assim, irá colocar água em uma panela, em fogo baixo, e esperar surgirem as primeiras bolhinhas de ar no fundo. Quando isso acontecer, desligue o fogo.

Depois, com a carne congelada dentro do saquinho fechado, a coloque na panela com a água e o fogo desligado. Aproximadamente 15 minutos depois, a carne já estará pronta para o preparo.

Enfim, o que achou dessa matéria? Aproveite para conferir também dicas básicas para quem quer aprender a cozinhar.

Fontes: Clube do Malte Terra

Imagem destacada: Bol

Imagens: Viva BemLifestyele ao Minuto365 DicasMinerva.