Como desfiar frango em casa, em menos de 1 minuto

Frango desfiado é a base de muitas receitas deliciosas, como tortas e até mesmo sopas; mas ninguém pode dizer que não sente aquela preguicinha básica na hora de desfiar frango. Até porque esse costuma ser um serviço demorado e que faz uma sujeirinha básica, certo?

Bom, na verdade, não precisa ser exatamente assim. Como você vai ver hoje, existem alguns métodos bem eficientes de desfiar frango que não incluem fazer a tarefa manualmente, como no tempo da vovó (embora a gente mencione essas técnicas mais tradicionais de desfiar frango na matéria, para quem não tem condições de seguir os demais métodos listados abaixo).

Embora essas técnicas nem passem por nossa cabeça na hora de desfiar frango, a verdade é que muitos objetos que fazem parte de nosso dia a dia na cozinha cumprem essa tarefa de forma eficiente e em menos de minutos. Dá para acreditar?

Seu liquidificador, a batedeira de fazer bolo e até mesmo sua panela de pressão são ótimos instrumentos na hora de desfiar aquela franguinho em casa, para fazer aquela comidinha deliciosa.

Como desfiar frango em casa, em menos de 1 minuto:

1. Com os dedos

A forma mais comum de desfiar frango em casa, com certeza, é usando os dedos. Você só precisa esperar o frango esfriar e ir tirando as tirinhas manualmente. O problema é que, além da bagunça, esse está longe de ser o métodos mais rápido, embora seja eficiente no final das contas.

2. Com o garfo

Você também pode desfiar frango utilizando dois garfos. Esse também é um método muito comum e até melhor que o anterior, já que não engordura as mãos. No entanto, quando o assunto é o tempo, esse também não é a mais rápida das técnicas.

3. Desfiador de frango

Sim, existe um aparelho desenvolvido especialmente para isso (mas que também fatia vegetais para salada, por exemplo). Ele é manual e você precisa colocar os pedaços de frango em seu interior, travar a tampa e rodar o mecanismo do utensílio de um lado para o outro.

Em poucos minutos você vai ter o frango bem desfiado, embora isso requeira um pouquinho mais de esforço que a maior parte dos outros métodos dessa lista.

4. Na batedeira

Agora o negócio fica muito mais eficiente. Você só precisa colocar os pedaços de frango na tigela da batedeira e ligá-la na velocidade máxima por 1 minuto. Caso os fiapos fiquem mais grosseiros que o desejado, basta ligar a batedeira de novo por mais alguns segundos.

5. No processador

Esse também é um dos métodos mais rápidos e eficientes de desfiar frango. Você só precisa colocar o aparelho na função pulsar, já que as lâminas são muito afiadas e podem acabar moendo a carne, ao invés de desfiá-la. Vá controlando a velocidade do aparelho até que o frango fique do jeito desejado.

Esse também é o método usado no liquidificador, caso você queira desfiar frango rápido e não tenha um processador.

6. Mixer

Essa é uma dica para quando você tiver que desfiar frango em quantidades menores. Você só precisa colocar pedaços mais delicados no aparelho e ligar o motor, até que a carne fique bem desfiadinha.

7. Na panela de pressão

Esse é um dos métodos menos conhecidos de desfiar frango, mas é um dos mais eficientes. Tudo que você precisa fazer é de colocar o frango na panela de pressão ainda cru, cobri-lo com água e deixar cozinhar por 15 minutos (dependendo da quantidade de carne). Depois desse tempo, se o frango estiver cozido é só escorrer a água.

Seguir esse método de cozimento antes de desfiar a carne é muito importante, porque vai garantir que ela fique mais molhadinha que o normal.

Com a água escorrida, você só precisa tampar a panela de pressão novamente e sacudi-la bem. Em segundos seu frango vai estar desfiado.

Interessante, não? Quais dessas técnicas para desfiar frango você já conhecia? Você acha que ainda vai ter preguiça de fazer frango desfiado depois dessa matéria? Não deixe de nos contar nos comentários!

Agora, falando em frango, essa outra matéria pode ser um pouco surpreendente demais para os “amantes” do franguinho nosso de cada dia: Você nem imagina o que são essas listras brancas no peito de frango.

Fonte: Preçolândia, Manga com pimenta