Dicas & Truques

Como escolher melancia? Aprenda 3 formas infalíveis

Você sabe como escolher melancia? Confira algumas técnicas simples, que realmente funcionam, e que vão fazer você parar de gastar com frutas não tão boas

Atualizado em 17/12/2018

Quando o assunto é frutas, nós adoramos dezenas delas. Mas uma das preferidas de quase todo mundo, é a melancia. Não é atoa que a Magali, da Turma da Mônica, vive com a fruta para cima e para baixo.

A fruta gigante é verdinha por fora, e vermelha por dentro. Além disso, ela é cheia de sementes que agrada a uns, e incomoda a outros. Uma coisa é certa, ela é deliciosa.

Mas para conseguir comer uma boa melancia, é necessário saber escolher muito bem. Isso apesar de parecer fácil, pode ser uma dor de cabeça para muita gente.

A grande dúvida é saber se a fruta esta madura por dentro, mesmo com a casca grossa e dura. É por isso que a Área de Mulher resolveu te ensinar alguns truques para escolher bem.

Confira 3 formas práticas de escolher melancia

1 – Uniforme

3 formas infalíveis e práticas de como escolher melancia

Quando for escolher a melancia, ela precisa ser assimétrica, ou seja, uniforme. Procure por uma livre de arranhões, cortes ou marcas. Se ela tiver irregularidades na casca, pode indicar que ela recebeu quantidades irregulares de luz solar ou água durante o cultivo.

Na parte inferior da melancia, pode haver uma mancha amarelada. Aquele é a parte que esteve em contato com o solo, e quanto mais escuro melhor, pois indica que ficou na terra no tempo certo.

2 – Erga a melancia

3 formas infalíveis e práticas de como escolher melancia

A melancia deve ser pesada, igualmente proporcional ao tamanho dela. Ao ergue-la e sentir o peso dela, indicara que ela está cheia de líquido, portanto, gostosa e madura. Tente comparar o peso de sua melancia com outra de tamanho igual. O resultado é que a mais pesada será a mais madura.

3 – Cor

3 formas infalíveis e práticas de como escolher melancia

Uma melancia deve possuir uma cor verde escura, sendo que ela não deve estra lisa, e sim, fosca. Não a pegue se ela estiver brilhante, pois isso pode indicar que ela não está madura.

Você também pode usar o truque das pancadas na melancia. Aplique pequenos golpes com os nós dos dedos e escute o som produzido. Você quer obter um som completo, mais tenor que base. Você não quer um som profundo ou fraco, já que isso significa que a melancia não está madura.

Bônus

3 formas infalíveis e práticas de como escolher melancia

Ensinamos alguns truques para escolher melancia. Mas se por acaso você vai comprar melancia fatiada, trouxemos uma dica extra.

Começa escolhendo pedaços com o interior vermelho-brilhante e as sementes pretas ou marrom-escuras. Evite pedaços com manchas brancas e muitas sementes esbranquiçadas. Você deve ficar longe da fruta se o interior dela parecer seco ou farinhento, ou se o mesmo estiver se separando das sementes.

Você gostou dessa matéria? Então você também irá gostar dessa aqui: 8 frutas que engordam e podem ser as vilãs da dieta (se você exagerar)

Fonte: WikiHow