Muita gente tem se perguntado “como fazer um bazar?”. As necessidades que surgiram junto a esse momento de isolamento social – e mesmo antes disso – são muitas. No entanto, temos de ser criativos para não deixar a peteca cair. Para isso, as plataformas digitais têm nos ajudado e muito.
Pense! Fazer compras já é bom, agora fazer compras sem sair de casa é melhor ainda. O conforto para o cliente é o maior aliado para começar o seu empreendimento. Portanto, não se desespere, porque vamos entender como iniciar o seu bazar.
Como começar?
A princípio, essa é a dúvida inicial que surge na mente. É tanta passo a passo que não sabemos por onde começar para dar o ponta pé inicial no empreendimento. Separamos, portanto, uma lista de dicas para seguir e não se perder.
Organize o seu armário
A princípio, o ideal é começar com a organização do seu armário e até mesmo dos objetos da sua família. É a partir daí que abriremos um panorama das coisas possíveis de serem vendidas. Isso vale tanto para o bazar online, quanto para o bazar físico.
Já imaginou fazer uma renda extra com coisas que você não usa mais? Portanto, tenha, um olhar clínico nesse momento e trate de praticar o desapego. As vezes amontoamos um monte de entulhos desnecessários no guarda-roupas e são, por fim, esses os objetos que darão início ao seu sonho.
Outra dica importante é não salvar peças que estejam muito danificadas. O mínimo de bom estado deve ser preservado para a satisfação do cliente. Caso não encontre a quantidade ideal para lançar o seu bazar, não se desespere. Sempre tem alguém que pode acabar doando uma peça ou outra.
Higienização e conserto
Após identificar cada uma das peças, sejam elas sapatos, roupas, acessórios, entre outras, parta para a fase da higienização. Com muito cuidado, lave todos os itens sem deixar resquícios de sujeira. No entanto, não abuse de produtos químicos, porque há riscos de danificar o material.
Contudo, os já danificados precisam passar por uma avaliação, por exemplo, de um costureira, para ver se ainda dá para fazer uma reparação. Caso sim, não deixe de fazer, pois cliente com certeza não iria gostar, sobretudo, de receber a mercadoria em mau estado.
Tabela de preços
Nessa etapa é bom ter em mãos um etiquetador, porque assim não haverá como perder as informações. Lembre-se, portanto, de não dar preços muito altos, as peças já são usadas e as pessoas estão atrás de um produto em conta em um bazar.
A dica a cima prevalece, a não ser que o item seja novo, ou seminovo, ou seja, com pouco tempo de uso. Nesse caso dê um valor justo como nas peças que também não encaixam nesse padrão.
Dê cara ao espaço, ou cenário
Inove na decoração do espaço que irá botar os produtos a venda. Tem muitas maneiras interessantes e acessíveis para investir na personalização do seu bazar. Essa dica é válida para quem tem intenção de fazer as vendas em um local físico.
Para o bazar online a decoração ainda é importante, mas com ressalvas. Não é preciso um arsenal grande, basta pensa como será o cenário onde irá fazer as imagens do seu produto. Quanto mais organizado e bem pensado, mais atrairá o olhar da clientela.
Divulgação
Como diria o ditado “a propagando é alma do negócio” o mesmo vale para o bazar. As pessoas precisam chegar até você, então use e abuse das plataformas que estão nas suas mãos. As redes sociais estão ai como ponte para estabelecer a relação com o seu público alvo.
Trabalhe em cima da sua logotipo, porque essa será a marca visual para que as pessoas te vejam e lembre da sua loja. Estamos, sobretudo, em uma sociedade altamente visual, mas nunca esqueça “menos é mais“.
Trate bem os seus clientes
A princípio, a forma como você trata o seu cliente é que gera um forma de divulgação espontânea. Se a pessoa gosta do seu atendimento e do seu produto pode ter certeza que ela voltará e fará indicações para outras pessoas. É assim, portanto, que se promove formação do público fiel.
Bazar online
Se você ainda tem dúvidas de como fazer um bazar online, não se preocupe. As dicas acima também valem, sobretudo, para esse modo mais segmentado de empreender. A diferença é a relação está pautada na imagem divulgada e em como fará suas entregas.
Tendo em vista os novos desafios, siga as instruções:
Monte estratégias
Hoje temos muitas formas gratuitas de criar uma lojinha online. Essa modo de venda é bastante eficaz, porque alcança públicos que vão além do local fixo. O instagram, por exemplo, é um ótimo meio de estruturar o seu empreendimento.
No entanto, outra forma é usando a plataforma wix.com. Wix é uma modo de criar sites de maneira fácil e gratuita, porém com sofisticação.
Qualidade de imagem
Como estamos falando de plataforma online para a loja, a imagem é, sobretudo, sua maior aliada no processo. Não deixe de investir na qualidade da imagem de divulgação do seu produto. Use câmeras melhores, ou Apps de edição para melhorar as suas fotos.
Um bom aplicativo para fazer esse tipo de divulgação de qualidade é o “mojo”. Nele há templetes pré-prontos para anexar imagens e produzir vídeos curtos de divulgação. Abuse da criatividade na hora de fotografar, ângulos, cores, fundos são muito importante nessa parte.
Conta profissional
A princípio, procure investir não é em “perfis”, mas em “páginas” nas redes sociais. As páginas possuem um maior alcance e são mais profissionais. Por fim, há muitas ferramentes que te possibilitam divulgar a conta e promover promoções, eventos, entre outros instrumentos de grande impacto.
Movimente sua página
Não deixe de fazer um postagem, ou chamar novos seguidores para sua página profissional. Se você parar de produzir atividades em sua conta, menos público alcançado é contabilizado. Com um site, ou rede social parada não há visibilidade nas buscas do Google.
Modo de entrega
Por fim, a entrega é fato importante no bazar virtual deixe claro como é feita para que o cliente não seja surpreendido. Você pode usar, por exemplo, os correios, ou se disponibilizar a levar na casa do consumidor, ou até mesmo marcar um ponto de encontro.
Portanto, não deixe de manter-se informado em relação aos correios, porque é um órgão público sujeito a greves. Tenha em mente sempre um plano B.
No mais, se você ainda tem dúvidas de como fazer um bazar, não se prive, portanto, na hora de perguntar, ou procure cursos gratuitos e baratos para entender melhor.
Leia mais sobre Empreendedorismo feminino – 5 mulheres que se destacam na área
Fontes: Racon Consórcios, Seleções, Chega de Bagunça, WikiHow, Faz Fácil
Fontes de imagens: Guia de Compras, Casa Prática Qualitá, Bruna Alves, Pinterest Brisa Rocha, O Melhor do Marketing, DreamStime, Veja Rio, Jus Brasil, Digital Lage, SkyHub, Instituto Canção Nova, Jornal Daqui