Dicas & Truques

Como limpar chuveiro – Dicas fáceis e econômicas

Se você não sabe como limpar chuveiro, água sanitária, cloro, vinagre e uma escovinha são o suficiente para não entupir a saída de água.

Se você acredita que não é necessário limpar o chuveiro, acredite, é necessário. Mesmo que saia água dele, é essencial saber como limpar chuveiro para que não acumular sujeira nos furinhos e entupir o aparelho.

Quando passamos muito tempo sem limpar esse item essencial da nossa higiene diária, ele pode começar a entupir devido aos mineiras presentes na água, como o cloro, que começa a se acumular nas saídas de água. Ainda, a poeira do ar também pode se misturar com a água e entupir os buraquinhos, e até mesmo criar mofo, já que está em um ambiente úmido como o banheiro.

Desse modo, a água começa a sair torta e desgovernada pelo chuveiro ou a criar as manchas pretas de mofo, dando a dica de que já está mais do que na hora de limpar seu chuveiro, de forma a evitar um acidente elétrico.

Prevenindo o entupimento do chuveiro

Fonte: ZAP em Casa

Para que o chuveiro não chegue a entupir muitos furos ou completamente e queimar a resistência, você pode seguir algumas dicas de prevenção. Por exemplo, sempre que puder, é bom passar uma escova de dentes ou de limpeza na área onde sai a água do equipamento.

Continua após a publicidade

Ainda, fazer uma limpeza periódica na caixa d’água da casa evita que sujeiras cheguem até o corpo da ducha vindas pelo encanamento. Por último, veja se a água chega incolor e sem impurezas até seu banho, pois os canos podem soltar sujeiras.

Outra observação importante é que o ideal, após sair do banho, devemos deixar a porta, janela e box do banheiro abertos, para que o ar circule e não facilite a proliferação do mofo no chuveiro. Ainda, lembre-se sempre que, ao limpar o chuveiro, a energia deve ser desligada pois, desse modo, você evita choques elétricos.

Continua após a publicidade

Como limpar chuveiro

Se você não sabe como limpar chuveiro ou não sabe de quanto em quanto tempo isso precisa ser feito, vamos ajudar. Em suma, o ideal é que a limpeza seja feita de três em três meses para que não chegue a entupir. Sendo assim, há muitas maneiras de limpar esse aparelho essencial para o banho. Confira as dicas.

Como limpar chuveiro sem desmontar

Para quem quer mais praticidade e agilidade na hora de limpar o chuveiro, não é preciso desmontar a peça, ou seja, retirar a parte dos furinhos por onde a água sai.

Continua após a publicidade

Pouca sujeira

Como limpar chuveiro – Dicas fáceis e econômicas
Fonte: Jornal Dia Dia

Se a sujeira for mínima, você pode utilizar uma mistura de água com cloro ou água sanitária, e espirrar nos bocais com um borrifador. Com isso feito, deixe agir por alguns minutos e ligue a água para que a sujeira saia. Inclusive, essa dica também é válida para quem precisa limpar o rejunte do banheiro.

Sujeira considerável

Como limpar chuveiro – Dicas fáceis e econômicas
Fonte: Vix

Se o chuveiro estiver sujo, mas não estiver completamente entupido, você pode resolver o problema colocando uma sacola de plástico com uma solução de produtos.

Em suma, a mistura de água com cloro ou água sanitária também vale aqui. Contudo, o vinagre, de preferência branco, também pode ser acrescentado no lugar dos dois. Com isso, coloque essa mistura dentro do saco plástico.

Depois, amarre essa sacola com a mistura no bocal do chuveiro, utilizando uma fita ou barbante, deixando o líquido em contato com as saídas de água. Em seguida, deixe agindo por duas horas. Em suma, a sujeira vai ser dissolvida pela mistura e basta ligar a água para limpar o chuveiro.

Continua após a publicidade

Como limpar chuveiro – desmontando

Fonte: N1

Você vai precisar desmontar o chuveiro, ou seja, retirar a tampa do bocal de jatos de água, quando ele estiver muito entupido ou com um aspecto bem sujo e encrostado pro fora.

Basicamente, para retirar essa parte, basca fazer um pouco de força nas laterais do corpo do aparelho para que a tampa desencaixe e saia. Em seguida, novamente a mistura de água comum e cloro ou água sanitária, ou água comum com vinagre e limão, vai ser necessária para limpar o chuveiro.

Contudo, você vai deixar a tampa retirada da ducha dentro de um balde ou bacia mergulhada nessa composição por cerca de uma hora. Em seguida, esfregue a tampa com uma escovinha para que a sujeira persistente saia. Por fim, se ainda necessário, use uma agulha bem fininha na limpeza dos furinhos que continuarem entupidos e enxágue a tampa. Pronto, seu banho já está garantido.

Fontes: Decor Fácil, Casa Prática Qualitá, Dr. Lava Tudo

Continua após a publicidade

Imagens: Cleanpedia, Vix, Jornal Dia Dia, ZAP em Casa, N1

Escolhidas para você

Comentários

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários