Dicas & Truques

Como limpar gordura do fogão, forno, grill e da frigideira

Acabar com a sujeira e a gordura de fogões, fornos e frigideiras pode ser estressante. Aprenda como limpar gordura de um jeito fácil.

Limpar gordura de panelas, fogões e grades é um drama diário para quem cozinha e, vez ou outra, extrapola no óleo e na manteiga. Logo depois do preparo do alimento, não tem para onde correr: a sujeira é iminente. Seja como for, não há muito o que fazer do que colocar a mão na massa e partir para a rotina de limpeza.  Mas afinal, como limpar gordura de superfícies como cooktops, grills, frigideiras e fogões sem estresse? Apesar de parecer impossível, a tarefa pode ficar muito mais prática do que costuma ser.

Antes de mais nada, o essencial é entender que ter uma rotina de limpeza periódica é essencial para evitar maiores dificuldades. No caso do forno e do fogão, por exemplo, limpar quaisquer manchas de óleo ou queimado logo depois do uso evita que grudem de vez e atrapalhem o trabalho no futuro. Para panelas e frigideiras, partir para a esponja e o detergente é a solução mais comum, mas por vezes, a medida não é suficiente. Assim, algumas misturas milagrosas entram em cena para facilitar o trabalho e ainda garantir o máximo de eficiência.

Confira abaixo tudo que você precisa saber sobre como limpar gordura de formas fáceis e práticas. Nesse sentido, conheça as diferentes formas de limpar diferentes superfícies e utensílios, por meio do uso de ingredientes comuns do dia a dia, como o vinagre e o bicarbonato.

Como limpar gordura?

Primeiramente, garantir sua própria segurança antes de iniciar qualquer limpeza é crucial. Assim, certifique-se de que o fogão está desligado da tomada e, para esse caso, jamais use produtos de limpeza inflamáveis.

Além disso, preste atenção no material que estará limpando. Um fogão de inox ou esmaltado, por exemplo, só deve ser limpo com buchas brancas, amarelas ou azuis, de forma que nada danifique o aparelho. A esponja verde ou a lã de aço são exemplos de materiais abrasivos que devem ser evitados. Ao escolher os produtos, dê preferência aos que possuem aroma suave, de forma que o cheiro não passe para a comida.

No caso de grills e frigideiras, a melhor solução é simplesmente utilizar um bom detergente. Junto de uma esponja, é possível remover qualquer acúmulo de gordura sem muito esforço. No caso de utensílios mais engordurados e com acúmulo de resíduos antigos, depois da limpeza com detergente, partir para o bicarbonato de sódio ou vinagre sempre ajuda e elimina toda a sujeira de vez.

1 – Como limpar fogão

Uma das melhores formas de limpar o fogão é recorrendo aos desengordurantes específicos para o eletrodoméstico. Normalmente, os produtos são potentes e resolvem o problema da gordura, e não será necessário utilizar nada além de uma esponja macia ou um pano para esfregar a sujeira.

Todavia, receitas caseiras também quebram o galho e funcionam tão bem quanto qualquer produto. É o caso do vinagre branco: apenas espalhe-o pela superfície do fogão e deixe agir por 15 minutos. Em seguida, limpe com um pano seco ou toalha de papel. Além dele, uma solução de água quente misturada com uma porção de bicarbonato de sódio e vinagre também faz milagres. Nesse caso, apenas molhe um pano na mistura e passe no seu fogão. Confira agora um passo a passo ideal para a limpeza completa do aparelho:

  1. Antes de mais nada, retire todas as partes desmontáveis da superfície. Deixe-as de molho na água quente com detergente neutro ou desengordurante por 30 minutos;
  2. Encha um recipiente com água morna e o produto de limpeza de sua escolha. Em seguida, esfregue a superfície com uma esponja não abrasiva, de forma delicada;
  3. Por fim, apenas passe um pano seco e limpo, recolocando as partes desmontáveis em seu devido lugar.

2 – Como limpar forno

A limpeza do forno segue praticamente as mesmas instruções da do fogão, mas com alguns cuidados extras. Afinal, é importante evitar água em excesso, algo que pode danificar o aparelho. Todavia, não é necessário utilizar nenhum produto além do básico.

  1. Primeiramente, retire a grade do forno para deixá-la de molho por pelo menos 30 minutos. Coloque-a dentro de uma bacia ou da pia em uma mistura de água quente com detergente neutro ou desengordurante;
  2. Tampe os buraquinhos do forno com alguns panos finos do tipo perfex, de forma que qualquer produto utilizado não possa danificar o aparelho;
  3. Coloque alguns panos de chão ao redor do forno para que a água não caia no piso e molhe o resto da cozinha;
  4. Misture um pouco de água morna com seu produto de preferência em um recipiente. Em seguida, utilize a mistura para esfregar a área com sujeira, sempre com uma esponja não abrasiva e sem fazer muita força;
  5. Por fim, passe um pano seco e limpo por tudo. Para limpar a parte interna do forno, lembre-se de trocar a esponja por uma escova de cano longo e cerdas de nylon, por exemplo.

3 – Limpeza de grills

Normalmente, grills são feitos de materiais mais resistentes, o que permite a utilização de lã de aço, por exemplo. Todavia, para garantir mesmo que a limpeza será fácil, é essencial realizá-la sempre logo depois de utilizar o aparelho. Assim, você evita o acúmulo de gordura e o estresse.

  1. Primeiramente, retire o grill da tomada;
  2. Em seguida, com a ajuda de uma lã de aço ou esponja, esfregue a superfície com detergente, para remover a gordura mais pesada;
  3. Caso preciso, borrife um pouco de vinagre no grill, colocando um pano úmido por cima. Espere alguns minutos até que a sujeira amoleça de vez;
  4. Retire o resto da gordura com um pano e, por fim, utilize um pouco mais de detergente para acabar de vez com os resíduos.

4 – Limpeza de frigideira

No caso das frigideiras, o recomendado é tomar um pouco mais de cuidado com os materiais utilizados para realizar a limpeza. Nas frigideiras antiaderentes, por exemplo, não é possível usar a lã de aço. Além disso, na hora de cozinhar, prefira sempre espátulas de silicone ou quaisquer utensílios de plástico e madeira que não arranhem ou risquem a tinta.

  1. Com a ajuda de uma esponja macia, esfregue a área engordurada com detergente, deixando que o produto aja por um tempo. Em seguida, enxague bem;
  2. Para garantir que nenhuma mancha permaneça na superfície da sua frigideira, acrescente vinagre ou bicarbonato de sódio, ou também os dois juntos. Adicione um pouco de água e ligue o fogão, para que a mistura amoleça de vez a gordura;
  3. Por fim, remova o líquido e, depois que o recipiente esfriar, esfregue novamente com sua esponja macia, limpando a parte externa com um pano úmido ou a parte macia da esponja.
Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

Escolhidas para você