Dicas & Truques

Limpeza – o que fazer primeiro, quais produtos usar, limpeza por cômodos

Quer deixar a sua casa brilhando, mas não sabe como? Então vem com a gente, que iremos lhe ajudar a fazer aquela limpeza na sua casa

Atualizado em 04/07/2019

A limpeza de casa é uma coisa boa e ruim ao mesmo tempo. É boa porque a sua casa fica limpinha e cheirosa após o trabalho. E ruim, pois ninguém gosta de perder um dia limpando a casa. Mas, é por esse motivo que nós, do Área de Mulher, montamos essa matéria.

O nosso intuito é te auxiliar para que consegua limpar sua casa sem ficar esgotada. E o melhor: ensinamos ainda como manter seu lar bonito, cheiroso e bem arrumado.

Por isso, selecionamos algumas dicas de como você deve limpar a casa com mais eficiência. Então ligue o som, e mãos a obra. Pois, hoje sua casa ficará brilhando e cheirosa

O que eu faço primeiro?

Passo a passo para fazer uma limpeza na sua casa

Primeiramente, veja qual cômodo precisa de mais limpeza, e qual você quer ver limpo primeiro. Até porque não dá também para você ficar andando de um lado para o outro e sem limpar nada, por indecisão. Portanto, escolha o seu primeiro cômodo e vá para ele sem perder o foco.

Outra dica importante também é você limpar um cômodo de cada vez. Isso ajuda a fazer um trabalho com perfeição, sem esquecer de nada, e sem se cansar demais também.

Portanto, de forma resumida, antes de começar você deve:

  • Ter certeza que tem todos os produtos de limpeza
  • Fazer um cronograma para a sua limpeza de casa não se tornar cansativa
  • Limpar um cômodo de cada vez
  • Fazer uma manutenção diária da limpeza da sua casa

Quais produtos de limpeza utilizar?

Passo a passo para fazer uma limpeza na sua casa

Primeiramente, os produtos de limpeza são essenciais para a sua faxina. Além de facilitarem o processo, eles ainda deixam a casa com aquele cheiro de limpeza que todos gostam, não é mesmo?

Porém, antes de usar qualquer produto, indicamos que você leia o rótulo para saber se está usando no lugar e da forma correta. Até porque, dependendo do lugar e do produto que você usar, corre o risco de você manchar o seu piso inteiro, por exemplo.

Por isso, iremos lhe ajudar a desmistificar alguns produtos que são mais usuais no dia a dia de casa.

  • Desinfetante

Esse é usado por praticamente todas as pessoas que limpam casa Primeiro, porque ele consegue limpar e desinfetar porcelanatos, cerâmicas, banheiros e pisos de cozinha. E, segundo, porque ele deixa um cheiro bem agradável na casa, logo após o uso.

  • Álcool 70

Basicamente, o álcool 70 é usado para limpar lugares que possuem vidros. Como por exemplo, mesas de vidros, armários, bancadas de cozinha, janelas ou guarda-roupas.

  • Desengordurante

Esse produto já é mais utilizado na cozinha. Pois, como o próprio nome já diz, ele ajuda a tirar o excesso de gordura dos móveis. Como por exemplo, de fogão, forno, bancada de cozinha, armários ou microondas.

Porém, ele pode também ser usado para lavar box de banheiro, já que esse lugar também acumula muita sujeira.

  • Detergente líquido

O detergente também é um produto bastante usado nas casas no dia a dia. Ele pode ser usado para lavar vasilhas, ou até mesmo, limpar janelas e pisos.

  • Vinagre, limão e bicarbonato de sódio

Esses produtos não são necessariamente produtos de limpeza, na verdade são mais utilizados para o preparo de alimentos. Porém, eles podem se tornar ótimos produtos caseiros de limpeza.

Basicamente, dependendo da fórmula que você preparar, eles podem ser usados como desengordurantes. Ou então como tira manchas de bolor e cheiro de mofo dos ambientes.

Para lhe ajudar, iremos especificar uma receita caseira de produto de limpeza.

Como fazer um limpa vidro?

Passo a passo para fazer uma limpeza na sua casa

  • 200 ml de água
  • 100 ml de vinagre branco

Basicamente, o limpa vidro, como o próprio nome já diz, é próprio para limpar vidros, sem deixa-los manchados e com aspecto de sujo. Portanto, essa receita é indicada, pois além de ser fácil de fazer e de usar ela é eficiente para limpar.

Essa receita é só você misturar os dois ingredientes, e em seguida molhar um pano limpo no líquido e já passar nos vidros. Além dessa receita, você pode também fazer sabonete líquido com sabão em barra e utilizando materiais básicos que você têm.

Como limpar cada cômodo da casa

Como já dissemos, você deve primeiro escolher um cômodo, e ir limpando um de cada vez. Por isso, montamos um passo a passo de como limpar cada cômodo, para você deixar a sua casa brilhando.

Sala

Passo a passo para fazer uma limpeza na sua casa

Primeiramente, varra a sala para tirar o excesso de sujeira do chão. Em seguida, passe o aspirador de pó nos sofás, poltronas, cortinas, tapetes, embaixo dos móveis e assim por diante. Logo após, já pode começar a limpar as janelas. Ou seja, tirar o pó das frestas, e limpar os vidros.

Em seguida, comece a tirar o pó dos outros móveis e objetos de decoração da sala. Aproveite esse momento também para guardar objetos que possam estar fora do lugar. E para finalizar a limpeza da sala, passe um pano úmido no chão com desinfetante, de sua preferência.

Quarto

Passo a passo para fazer uma limpeza na sua casa

Assim como a sala, comece varrendo o quarto, incluindo atrás dos móveis e embaixo da cama. Em seguida, passe o aspirador de pó nos objetos, como um puff por exemplo. Logo após, troque a sua roupa de cama. Basicamente, a roupa de cama, é recomendada ser trocada ao menos uma vez por semana.

Em seguida, limpe as janelas, assim como limpou as da sala. E tire a poeiras do restante dos móveis. Essa é a hora de você dar uma geral no quarto, até porque sabemos que sempre tem roupas espalhadas, livros fora do lugar. Por isso, aproveite o momento para colocar tudo no devido lugar.

E por fim, passe o pano úmido com desinfetante ou outro tipo de produto de limpeza no chão.

Cozinha

Passo a passo para fazer uma limpeza na sua casa

Basicamente, a cozinha precisa de uma atenção a mais. Até porque ela costuma ficar bem gordurosa, dependendo da forma que você cozinha. Portanto, assim como nos outros móveis, comece varrendo para retirar o excesso de sujeira. Em seguida, passe um pano com desengordurante nos armários.

Logo após limpar os armários, indicamos que você limpe também aquelas vasilhas e copos que estão guardados faz tempo e que possivelmente estão com muita poeira. Limpe também o fogão, microondas, geladeira e os outros eletrodomésticos da sua cozinha.

Essa é uma boa hora também de você checar se não possui nenhum produto vencido na sua cozinha. Caso tenha, jogue fora.

Por fim, lave o chão. Se ele estiver muito sujo, o ideal é jogar água com produtos de limpeza específicos para o piso. Agora se não for jogar água, só seque ele.

Banheiro

Passo a passo para fazer uma limpeza na sua casa

O banheiro, pode-se dizer, é o cômodo mais difícil de se lavar. Primeiramente retire o saco de lixo e lave o cesto. Logo após, vá para o box e comece a esfregar os azulejos com uma esponja macia e com produtos desengordurantes, de preferência.

Em seguida, lave o piso do banheiro, o vaso sanitário e a pia também com detergente desengordurante. Logo após, limpe os espelhos com o limpa vidros, que ensinamos fazer. Depois, lave o piso do banheiro com água, detergente e desinfetante.

Por fim, seque o chão do banheiro com um pano seco e limpo. E guarde de volta os itens do banheiro, como por exemplo, lixeira, tapete, toalhas e armários.

Agora sim a sua casa ficará brilhando, como você gosta.

Leia mais matérias do Área de Mulher: Como limpar peças do fogão grudadas de óleo

Fontes: Viva decora

Imagens: Delas.ig, Barbarex, Dicas decorativas, E-konomista, Seleções, Melhor com saúde