Dicas & Truques

10 dicas simples para limpar panela queimada

Se você é dessas pessoas que se distraem fácil e acaba queimando panelas. Saiba que tem como limpar panela queimada de forma prática.

Quem nunca se esqueceu de uma panela no fogão e acabou queimando, não é mesmo? Mas, saiba que esse é um dos problemas mais comuns de acontecer na cozinha. No entanto, existem diversos métodos simples e rápidos de como limpar panela queimada.

E o melhor é que você pode limpar utilizando ingredientes simples que podem ser encontrados facilmente no dia a dia, deixando a panela novinha novamente. Por exemplo, bicarbonato de sódio, vinagre e detergente neutro.

Enfim, para facilitar a limpeza da panela queimada, primeiro é preciso retirar todo o excesso de resíduos queimados com a ajuda de toalha de papel. Em seguida, use uma das dicas listadas abaixo.

Dicas de como limpar panela queimada

1- Água e sal

Tem como limpar panela queimada usando água e sal, desde que o queimado não esteja muito grudado na panela. Em suma, comece lavando a panela com esponja, detergente e água quente para retirar o excesso.

Em seguida, encha a panela de água limpa até cobrir toda parte queimada. Acrescente três colheres de sal e deixe de molho por 15 minutos, então ferva por mais 10 minutos. Por fim, depois que esfriar esfregue com uma escova, caso ainda fique resíduos, repita o processo.

2- Como limpar panela queimada: Vinagre Branco

Um dos itens mais versáteis na realização de tarefas domésticas é o vinagre. Da mesma forma, pode ser usado para limpar panela queimada. Em suma, cubra a parte queimada com o vinagre e coloque e ferva por 5 minutos. Por fim, deixe esfriar e esfregue os resíduos com uma esponja macia. Contudo, se a panela for de aço inox é preciso ter cuidado ao esfregar.

3- Detergente

Para limpar panela queimada com detergente é bem simples. Primeiramente, cubra o fundo da panela com água quente e acrescente o detergente. Em seguida, tampe a panela e coloque para ferver em fogo baixo.

Ademais, quando ferver a água, desligue e espere esfriar. Por fim, esfregue o queimado com uma escova ou palha de aço.

4- Como limpar panela queimada: Bicarbonato de sódio

Outro item muito versátil para limpezas em geral é o bicarbonato de sódio. Da mesma forma, tem como limpar panela queimada usando o bicarbonato. Basta polvilhar o produto por todo o fundo da panela. Em seguida, acrescente 2 colheres de sopa de água e leve para ferver.

Depois, deixe esfriar e esfregue com uma palha de aço. Ademais, para potencializar o resultado, você também pode acrescentar 2 colheres de sopa de vinagre.

Para limpar panela de aço inox basta dissolver 1 colher de bicarbonato de sódio em 1 litro de água. Então, passe por toda a panela. Por fim, enxague. Caso queira retirar manchas, utilize um pano umedecido com álcool etílico.

5- Suco de limão

O suco de limão tem o poder de tornar a limpeza das panelas muito mais fáceis e eficientes, sem que você precise ficar esfregando por muito tempo.

Enfim, basta colocar água na panela, cobrindo a parte queimada. Então, acrescente rodelas de limão e leve para ferver por alguns minutos. Após esfriar, passe a esponja por toda a parte queimada, que irá soltar mais facilmente.

6- Como limpar panela queimada: Papel-toalha

É uma dica bem simples, mas, que funciona para panelas e peças de alumínio sem arranhar o material. Enfim, encha a panela queimada com água, coloque bastante detergente e deixe de molho. Então, esfregue com o papel-toalha.

7- Pão amanhecido

Você sabia que os farelos do pão são ótimos para limpar panela queimada? Além disso, também tira manchas difíceis de sair na limpeza. Enfim, basta colocar os farelos do pão sobre a parte queimada e deixe por alguns minutos. Dessa forma, o pão vai absorver a camada grossa queimada. No entanto, não é indicado para panelas com teflon.

8- Refrigerante à base de cola

Outra dica de como limpar panela queimada é usando refrigerante à base de cola. Pois, são muito eficientes para remover queimados. Dessa forma, coloque o refrigerante dentro da panela e leve ao fogo para esquentar. Por fim, passe a esponja para remover toda a sujeira.

9- Como limpar panela queimada: Álcool

Para retirar as sujeiras restantes após realizar a limpeza, use álcool 70º. Ademais, coloque o álcool dentro de um borrifador. Em seguida, borrife nas panelas queimadas e deixe agir por 10 minutos. Por fim, passe a esponja para limpar.

10- Amônia

Por fim, temos a amônia. Mas, por ser um produto forte, dificilmente será encontrada em supermercados. Contudo, é excelente para limpar as sujeiras mais difíceis. Enfim, você pode encontrar o produto em lojas de materiais de construção. E quando for aplicar o produto, tome os devidos cuidados, use luvas e não inale.

Então, o que você achou de todas essas dicas de como limpar panela queimada? Agora você poderá limpar suas panelas de forma rápida e eficiente, usando ingredientes baratos e fáceis de encontrar.

Para saber mais, leia também: Panela grudada: jeitos fáceis de limpar.

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

Escolhidas para você