Dicas & Truques

Como limpar persianas? Passo a passo e dicas super práticas

Fique por dentro do guia sobre como limpar persianas e aprenda a manter a peça limpa de forma prática, fácil e super eficaz.

Por Jessica Rosa

-

Práticas e super elegantes, as persianas são uma ótima opção para quem procura manter o ambiente e decoração da casa, escritório ou espaço comercial, neutra e bem iluminada. No entanto, você sabe como limpar persianas?

Por serem fáceis de acumular poeiras, as persianas devem ser limpas frequentemente, para terem durabilidade e boa aparência. Entretanto, vale lembrar que existem diversos tipos de persianas, podendo ser, por exemplo, verticais ou horizontais, de madeira, PVC e até mesmo de tecido. Além disso, vale ressaltar que cada tipo, necessita de cuidados e métodos especiais de limpeza.

Então, se você quer aprender como limpar persianas de maneira correta, prática e fácil, veio ao lugar certo! Aliás, nós, da Área de Mulher, separamos um guia simples e eficaz que vai, sem dúvida, descomplicar a sua vida na hora da faxina.

Como limpar persianas horizontais

Como limpar persianas? Passo a passo e dicas super práticas
Ekonomista

Normalmente, as persianas horizontais são produzidas em alumínio ou PVC. Portanto, o primeiro passo de como limpar a persiana horizontal é eliminar a poeira que se faz presente na peça e para isso você pode utilizar um aspirador de pó ou espanador.

Importante: caso você for usar o aspirador de pó, tenha cuidado para não danificar ou riscar as as persianas.

Então, depois de tirar todo o pó, limpe as lâminas com uma esponja macia embebida em água e detergente neutro. Por fim, com a ajuda de um pano seco e macio, seque bem. E, caso sua persiana for de madeira, substitua a água e detergente por um lustra-móveis.

Como limpar persianas verticais

decorexpro

Já as persianas verticais precisam de uma atenção um pouco maior, já que é preciso tirar todas as lâminas da peça para realizar uma limpeza realmente eficaz.

Então, em primeiro lugar, retire as lâminas e limpe cada uma delas com um pano úmido embebido em água. Após esse processo, coloque as lâminas de molho em uma mistura de água e sabão e esfregue cada uma individualmente com uma esponja.

Por fim, seque bem com ajuda um pano seco e pendure de volta nos trilhos. Lembre-se de tomar cuidado para não entortar sua estrutura.

Persiana double vision

Fácil

Esse tipo de persiana não pode ser lavado com água pois o produto pode ser danificado. Portanto, neste caso o ideal é limpar com vapor, aspirador de pó, espanadores e um pano levemente umedecido com água.

Persianas romanas e rolô

Destake

Esse tipo de persiana, ao contrário das outras, não deve ser limpo com aspirador de pó, pois são muito delicadas. Uma dica é consultar primeiro uma uma empresa de limpeza especializada para evitar danos na sua peça.

Então, o que achou desse texto? Lembre-se que o ideal é limpar as persianas uma vez por semana para retirar o excesso de poeira.

Fontes: Viva Decora, Casa Prática Qualitá, Decor Fácil.

Fontes das imagens: Triider, Ekonomista, decorexpro, Fácil, Destake.

Próxima página »

Escolhidas para você