Casa & Decoração

Como limpar piso de madeira? Aprenda agora!

O piso de madeira é uma opção excelente para ambientes abertos, aconchegantes e bonitos. Todavia, é importante aprender como limpar o piso.

O piso de madeira ou de taco são os queridinhos da decoração de ambientes.  Afinal, eles deixam qualquer cômodo muito mais aconchegante e agradável. Todavia, é essencial tomar alguns cuidados que possam preservar sua aparência.

Inicialmente, é importante entender quais são os verdadeiros vilões que podem prejudicar o piso de madeira. São eles os arranhões, que marcam as tábuas e as desgastam com o passar do tempo, e a água em excesso, que encharca a madeira e a distorce.

Assim, é aconselhado tirar de seu caminho muito antes de começar a limpeza os produtos abrasivos, como a palha e a esponja de aço. O ideal também é evitar ao máximo o uso de água para fazer faxina.

Como limpar piso de madeira?

1 – Uso de vassoura ou aspirador de pó

As ferramentas ideais para a limpeza diária do piso de madeira são uma vassoura de cerdas macias ou um aspirador de pó. O espaço inteiro deve ser varrido ou aspirado, de forma que o pó não se acumule e prejudique o aspecto bonito do material. Para quem tem certa preguiça em varrer a casa, a vassoura elétrica ou aspirador seguem sendo opções ideais, por serem práticos e rápidos.

2 – Pano úmido e seco no piso de madeira

Mesmo que a água seja uma das maiores vilãs do material da madeira, ela também pode ser uma de suas melhores aliadas. Nada é mais indicado para limpar o piso do que um pano úmido, torcido de água, de forma que seja possível eliminar de vez a sujeira depois da vassourada. Durante a limpeza diária, o ideal é utilizar somente água, mas na faxina semanal, é possível diluir desinfetante na mistura para deixar o chão cheiroso e bem cuidado.

Logo após o pano úmido, é extremamente indicado utilizar um pano macio, limpo e seco, que vai ajudar a secar qualquer umidade do piso. É importante lembrar que tal umidade pode ser nociva, por encharcar a madeira e desgastá-la aos poucos, descolando-a do chão.

3 – Evite produtos abrasivos

Certos produtos podem ser extremamente prejudiciais para o piso de madeira. São eles a água sanitária, os saponáceos e a esponja de aço, por exemplo. Tais ferramentas de limpeza aceleram o desgaste do material, fazem com que ele perca o brilho e ainda riscam o chão, o que é o pesadelo dos donos de pisos de madeira.

4 – Cuidado com a cera

A cera pode ser um excelente aliado do bom aspecto do piso de madeira, mas determinados formatos do material não aceitam o produto tão bem. Assim, o ideal é conferir as orientações de aplicação do fabricante, já que além de deixar o piso escorregadio, a cera cria uma camada que dificulta a limpeza ao longo do tempo.

5 – Não utilize produtos à base de silicone no piso de madeira

Tome cuidado com os produtos à base de silicone. Eles podem manchar seu piso, criando camadas de remoção difícil, o que faz com que recorrer a outros métodos seja muito menos estressante do que insistir no erro.

Como limpar diferentes tipos de piso de madeira

Atualmente, existem diversas opções de madeira disponíveis para construção. Assim, fazer a limpeza é um processo diferente para cada: alguns podem exigir cera, enquanto outros não permitem nem mesmo o uso de água. De forma que seu piso de madeira possa durar por muito tempo, entender a melhor forma de limpá-lo é a solução para mantê-lo sempre com um aspecto ótimo.

1 – Madeira natural

A madeira natural costuma vir no formato de madeira de demolição, maciça, parquet ou taco. Se esse for seu caso, a limpeza desse material permite o uso de certos produtos, bem como da água. A limpeza diária segue a mesma fórmula apresentada anteriormente: utilize vassouras de cerdas macias ou um aspirador de pó, finalizando com um pano umedecido na água e sabão ou só na água. Por fim, o processo deve ser repetido com um pano seco, já que a madeira não pode ficar úmida.

Na faxina da semana, é recomendado seguir o mesmo processo da limpeza diária, incluindo detergente no piso, bem como uma finalização com aplicação de cera. A enceradeira dará o brilho necessário para a madeira, e ela pode ser líquida ou não.

2 – Laminado e carpete

A limpeza do piso de madeira de carpete ou laminado exige um pouco mais de cuidado do que o de madeira natural. No dia a dia, utilize a mesma vassoura de cerdas macias ou o aspirador de pó. A finalização deve ser feita apenas com um pano seco, nunca úmido. Nesse caso, a água ode ser extremamente prejudicial para o material do piso.

Caso seu piso esteja muito sujo, durante a faxina semanal, utilize um pano levemente umedecido, nunca encharcado de água. É possível utilizar uma solução de cinco litros de água para uma tampa de detergente, e de forma que você possa evitar qualquer problema, passe o pano seco logo depois. A cera não é necessária e nem mesmo indicada, já que o piso já possui um brilho natural, além do produto manchar esse tipo de material.

Tirando manchas do piso de madeira

Existem aquelas manchinhas mais chatas que normalmente não costumam sair apenas com um pano com detergente. Assim, torna-se necessário esfregar o local com a mão, e se mesmo assim não funcionar, diferentes soluções podem resolver o problema de diferentes manchas.

  • Mancha de bebida: faça o possível para limpar o mais rápido que conseguir, e se esse não for o caso, apenas prepare uma mistura de 50% de álcool para 50% de água morna. Com um pano macio umedecido na solução, esfregue levemente até que a mancha saia, passando um pano seco logo em seguida.
  • Gordura ou óleo: nesse caso, será preciso utilizar algum produto desengordurante. Aplique-o diretamente na região suja e esfregue com uma esponja ou pano macio, retirando o excesso logo depois.
  • Esmalte de unha: esse problema é fácil de resolver: utilize a própria acetona para remover a mancha de seu piso. Todavia, tome cuidado para não espalhar a solução além do local que foi sujado, pois o produto pode ser prejudicial para a madeira. Um algodão ou pano podem ajudar a direcionar melhor a limpeza.
  • Tinta de caneta: para remover manchas de tinta de caneta, apenas molhe um algodão no álcool e esfregue o local riscado. Pronto!

Outros cuidados e manutenção

De forma que seja possível garantir a durabilidade do piso de madeira, é importante manter uma rotina de cuidados e precauções para impedir problemas no material. Nesse sentido, a limpeza não está envolvida, mas sim truques extras que podem manter a aparência do seu chão sempre agradável.

1 – Tire os sapatos ao entrar

Você sabia que o hábito de tirar os sapatos é na verdade um antigo costume japonês? Integrá-lo em sua vida pode garantir a durabilidade do piso de madeira. Assim, o chão estará limpo por mais tempo, já que uma das formas mais fáceis de sujá-lo é com sapatos que andaram para fora de casa. Quando não é necessário tomar medidas mais agressivas de limpeza, o piso é agraciado com os possíveis problemas agregados.

Para quem gosta de permanecer de sapato dentro de casa, opte por separar um par para utilizar dentro ao chegar da rua. Chinelos e pantufas manterão o ambiente limpo, e você vai notar que a sujeira diminuirá bastante após tomar a decisão.

2 – Coloque tapetes nos ambientes comuns da casa

Os tapetes auxiliam a impedir que a sujeira se espalhe pelo resto dos cômodos da casa, ao acumular a poeira e pequenos detritos que podem ser limpos muito mais facilmente do que o piso de madeira em si. Opte por colocá-los na porta de entrada e próximo ao sofá, por exemplo.

3 – Não utilize palha de aço

A palha de aço era uma opção de limpeza de piso de madeira popular antigamente, mas essa não é mais a realidade. O material pode ser extremamente agressivo para a madeira, riscando-a e estragando seu aspecto bonito. Utilize-a apenas em manchas praticamente impossíveis de remover, quase como uma última solução.

4 – Evite o excesso de produtos de limpeza no geral

A grande maioria dos produtos de limpeza possui uma composição agressiva que ataca as fibras da madeira. Para limpar seu piso, não é necessário mais do que água e detergente, ou até mesmo uma solução de água, detergente neutro e vinagre de álcool. Os produtos químicos devem ser utilizados apenas em emergências, e aqueles à base de silicone devem ser completamente banidos. Confira duas vezes se seu piso realmente necessita ser encerado, já que muitas vezes a tarefa pode ser excessiva.

5 – Coloque feltro protetor nas mesas e cadeiras

Sobretudo, essa é uma ótima opção para quem não quer que suas mesas e cadeiras, ao serem arrastadas, risquem o piso. Apenas adicione protetores de feltro nos pés dos móveis, algo que também pode auxiliar na limpeza, por acumular muito menos sujeira. Faça isso em outros móveis que precisem ser arrastados também, ou coloque um pano por baixo de algum móvel mais pesado que precise ser movido de lugar.

6 – Cuidado com a umidade do piso de madeira

Por fim, verifique sempre se os ambientes da sua casa não estão sofrendo com a umidade do clima. Mantenha as janelas abertas quando há sol, de forma que os cômodos não fiquem abafados, já que a madeira, quando úmida, pode expandir e estragar o piso. Novamente, evite o excesso de água nas limpezas o máximo possível, de forma que o material permaneça sempre com a aparência de novo.

Se você gostou dessa matéria sobre como limpar piso de madeira, aproveite também para conferir Como limpar piso laminado do jeito certo? Cuidados e dicas

Fontes: DecorFácil, Blog Toca Obra, Nossa Casa, Casa Prática Qualitá

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

Escolhidas para você