Dicas & Truques

Como limpar piso laminado do jeito certo? Cuidados e dicas

Se você não sabe como limpar piso laminado, saiba que alguns cuidados são necessários. No geral, detergente e água resolvem na limpeza geral.

Quem tem piso laminado em casa sabe que ele é elegante e traz uma sensação de acolhimento dentro da residência. Contudo, é preciso ter cuidado na hora da limpeza, pois ele é sensível a certos produtos e à água. Por isso, você deve saber como limpar piso laminado, para que o seu dure bastante.

Em suma, quem quer ter ou tem esse tipo de piso, quer que ele fique sempre brilhando. Então, alguns truques simples podem conferir esse aspecto ao laminado, não dando trabalho e cansaço na hora de limpar.

Cuidados com piso laminado

Fonte: Melhor do Lar

Como esse tipo de piso é delicado quando o assunto é água, jamais jogue baldes de água nele. Em suma, ele pode estufar, ficar oco e estragar completamente. Ainda assim, é importante estar atenta quanto aos panos usados na limpeza, pois não podem estar muito encharcados.

Sendo assim, também deve-se evitar o uso de qualquer tipo de lixa, bicarbonato de sódio, esponjas de aço, cloro, água sanitária ou silicone. Não obstante, se notar que há alguma poça de qualquer líquido no laminado, seque imediatamente.

Somado a isso, na limpeza diária, você pode usar um aspirador para tirar o pó e um pano umedecido com água – as vassouras podem apenas espalhar mais o pó.

Então, deixando esses produtos longe do seu laminado e seguindo as dicas de limpeza abaixo, ele vai durar muito mais.

Como limpar piso laminado

O piso laminado não precisa de misturas mirabolantes para ser limpo. Em suma, basta ter um pano de microfibra, água e detergente. Veja abaixo.

Detergente com água

Fonte: UOL

O modo de como limpar piso laminado é simples. Resumidamente, basta uma colher de detergente neutro para quatro litros de água, ficando bem diluído. Em seguida, passe sobre o laminado, no sentido da régua do piso, utilizando um pano de microfibra, esfregão ou mop. Por fim, aguarde o piso secar completamente para pisar.

Produto específico

Como limpar piso laminado do jeito certo? – Veja dicas
Fonte: Duratex Madeira

Caso você confie mais em produtos específicos para pisos laminados para fazer a limpeza, isso também é válido. Em suma, existem várias marcas no mercado para se utilizar misturando na água. Ainda, eles são ótimos para tirar o odor dos animais da casa, assim como o vinagre branco misturado com água.

Piso laminado fosco

Se a régua do seu laminado for fosca, não se preocupe, pois a mesma mistura de detergente com água pode ser usada. No entanto, jamais use cera, pois ela irá dar brilho ao piso.

Como deixar piso laminado brilhando

Fonte: Super Dona de Casa

Se você acha que o piso está sem brilho, isso é simples de resolver. Desse modo, basta comprar uma cera específica para limpar piso laminado.

Sendo assim, depois de limpar o piso com o detergente e a água, ou o produto específico, utilize um pano de microfibra para espalhar a cera.

Manchas no laminado

Como limpar piso laminado do jeito certo? – Veja dicas de limpeza
Fonte: ZAP Em Casa

Caso você não saiba como limpar piso laminado com manchas específicas, vamos dar algumas dicas. Contudo, lembre-se sempre de limpar com água e detergente neutro o seu piso após aplicar esses diferentes produtos nele.

  • Mancha de suco, café, graxa, batom ou esmalte: use álcool e detergente misturados na água; limpe a seguir;
  • Caneta esferográfica e pincel atômico: álcool puro; limpe em seguida
  • Tinta e verniz: use tíner ou querosene, esfregando suavemente a mancha e depois limpando;
  • Cola: use acetona (removedor de esmaltes) na limpeza – limpe após o uso;
  • Tinta látex: a água consegue limpar.

Fontes: Leroy Merlin, Viva Decora, Casa Prática Qualitá, ZAP Em Casa,

Imagens: RC Pisos, Duratex Madeira, Melhor do Lar, UOL, Super Dona de Casa

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

Escolhidas para você