Dicas & Truques

Divisão de tarefas domésticas – Limpeza e inclusão nas funções

A divisão de tarefas domésticas pode ser feita estrategicamente. Seus benefícios são diretamente relacionados a saúde da relação familiar e da mulher.

A divisão de tarefas domésticas foi por muito tempo concentrada sobre responsabilidade da mulher. Mas, nos dias de hoje, as mulheres já assumiram papéis extra domiciliares, assumindo funções em várias áreas profissionalizadas.

Para isso, é importante saber como gerir e dividir as obrigações dentro de casa. Tendo vista que para tudo na vida podemos estabelecer estratégias, organizar a casa de forma a facilitar o dia a dia, com a colaboração de todos os moradores.

Para que dividir os trabalhos domésticos?

Divisão de tarefas domésticas - limpeza e inclusão nas funções
Freepik

O excesso de funções afeta a saúde física e psicológica de muitas pessoas no Brasil e no mundo. As mulheres são as principais vítimas dessa sobrecarga. A Organisation for Economic Co-operation and Development constatou, em pesquisa, que elas fazem 100 horas a mais de trabalho.

Portanto, as divisão de tarefas domésticas está diretamente relacionada a saúde. Outro fator que, de fato, influencia bastante para a necessidade  das divisões é a expansão da atuação da mulher no mercado de trabalho.

Essa realidade faz com que as parceiras assumam uma dupla jornada de trabalho. O mais injusto é que elas fazem tudo isso e ainda não conseguem ter o mínimo de reconhecimento. Esse formato é uma construção social vinda de vários anos, portanto, vamos aprender a re-significar as funções.

Inclusão dos parceiros e filhos

Divisão de tarefas domésticas - limpeza e inclusão nas funções
Blog da Leiturinha

Primeiramente, para incluir o maridão na jornada de trabalho doméstica e educar o seu filho de maneira mais empática é preciso realizar a mudança de hábitos. A primeira mudança é compartilhar mais com a  família as decisões domésticas.

Dessa forma é possível abrir uma panorama para os outros integrantes da casa das coisas que precisam ser feitas e o quanto podem se tornar desgastes. Conversem para dividir as funções e delegue responsabilidades. Essa atitude é, por exemplo, muito eficaz para a educação dos filhos.

Hoje em dia 37% das mulheres são as provedores dos lares. Não é vergonha nenhuma para o homens lavarem o banheiro, cozinha, lavar a louça ou trocar a fralda da criança. Muito pelo contrário, isso pode aumentar a qualidade das relações familiares.

Desconstrução

Divisão de tarefas domésticas - limpeza e inclusão nas funções
Cultura Mix

Parece difícil, mas já podemos ver a abertura em relação a divisão de tarefas domésticas. E, para fazer jus ao ditado “o jovens são o futuro da nação” eles já estão a frente no assunto. Há uma abertura maior em relação ao novo conceito de divisão no meio jovem, mas ainda há o que mudar.

A ideia retrógrada ainda persiste e quanto mais notamos a resistência a mudança vemos o quanto está mais profundo em nossas raízes do que imaginamos. A única forma de reverter a situação é praticar a desconstrução diária na divisão das tarefas domésticas.

Entre as possíveis atitudes podemos, sobretudo, iniciar o hábito através de listas de divisões, buscar fazer em conjunto as atividade, não assuma tudo sozinha. Estimular a manutenção da organização, ou seja, sujou/limpou, tirou/guardou. Tudo está relacionado a ter, ou não consciência.

Como fazer divisão de tarefas?

Divisão de tarefas domésticas - limpeza e inclusão nas funções
Bol

A princípio, o passo inicial é acabar com o sentimento de culpa na divisão das tarefas domésticas. Fazê-la, portanto, de forma igual dentro do seio familiar. Separamos algumas dicas para começar a praticar:

Organização diária

Divisão de tarefas domésticas - limpeza e inclusão nas funções
Grupo Mais Economia

Há coisas que podem esperar e há outras que não. Se cada uma da casa assumir a responsabilidade de um cômodo da casa, dedicando 30 minutinhos a cada espaço, o resultado é bastante positivo. Levantar e arrumar a cama, varrer o quarto, lavar a louça que suja, descentraliza as obrigações.

Faxina semanal

Divisão de tarefas domésticas - limpeza e inclusão nas funções
Rinite Zero

Organize-se! Estabeleça  um dia da semana que não pode ser driblado para que todos ajudem limpar a casa. Se todos fizerem juntos todos terão mais tempos livre para fazer coisas que gostam. A limpeza da casa é um bem comum, reforce esse pensamento.

Não tem jeito errado

Divisão de tarefas domésticas - limpeza e inclusão nas funções
Bonnax

As mulheres estão há milhares de anos sendo criadas para fazerem essa função. E, apesar do peso da tradição, ainda devem desenvolver seus papéis de forma impecável. Não leve, portanto, esse ideal para as outras pessoas.

Esse pensamento gera sofrimento tanto para si, quanto para as outras pessoas. Suavize o modo de olhar as execuções, cada faz o que consegue e o melhor virá com o tempo de prática. Essa lógica influencia também no desenvolvimento da personalidade dos filhos.

Por fim, para você mulher que assume sempre todas as funções, não se precipite em fazer o que é dos outros. Uma hora, ou outra as coisas vão ter que ser feitas e não é sempre sua obrigação. Seja paciente, porque esse processo faz parte das mudanças.

Para saber mais, leia 10 tarefas domésticas que mais ajudam a queimar calorias

Fontes: Comum, Revista Casa e Jardim, Claudia, Instituto do casal, Empresa e Negócios, Alagoas, O Globo

Fontes de imagens: Freepik, Blog da Leiturinha, Cultura Mix, Bol, Grupo mais Economia, Rinite Zero, Blog Here, Bonnax

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

Escolhidas para você