Moda

Pantufas – Origem, vantagens, desvantagens e os melhores estilos

As pantufas são chinelos ou sapatos feitos de tecido e altamente confortáveis. Sua invenção oriental é um benefício para o mundo inteiro.

Atualizado em 14/09/2020

Quem nunca, ao menos uma vez na vida, não quis ter uma pantufa?! Basicamente, as pantufas são sapatinhos ou chinelos macios, usados para descansar os pé no fim do dia. Sobretudo, eles são cada vez mais procurados ultimamente. Com o aumento de pessoas em casa, devido a quarentena, a procura se potencializou.

Primeiramente, as crianças estão no topo da busca pelo acessório. Os formatos e modelos variados são para elas sinônimo de diversão. Para os adultos, com certeza, é sinônimo de descanso. Em resumo, cachorrinhos, pandas e todos os tipos de pelúcias são produzidos para aquecer os pés no inverno. No entanto, não se engane, este hábito não é atual.

Enfim, por incrível que pareça, as pantufas estão presentes na história há um bom tempo. O principal objetivo do seu uso não foi para “aquecer os pés”, mas sim para manter o ambiente limpo. Afinal, o tecido usado na fabricação é ideal para evitar aquela sujeirinha que costuma vir junto com os sapatos.

O que é uma pantufa?

Água Viva

Primeiramente, para quem não sabe, as pantufas são sapatinhos ou chinelos bem macios feitos a partir de determinados tipos de tecidos. Elas costumam, em sua maioria, ser abertas ou semiabertas. O diferencial está no estofado, com o qual elas são compostas. Este enchimento é o responsável por dar a sensação de maciez e conforto para os pés.

No entanto, há ainda uma outra característica muito importante. O ponto forte das pantufas é o seu peso, que é literalmente quase zero em comparação com os outros tipos de calçados. Portanto, além de fofinhas e confortáveis, elas são leves e garantem completamente o descanso das pernas.

Antes de tudo, as características positivas no utensílio vieram afinal para impulsionar novas ideias na produção. Hoje em dia é só pesquisar para encontrar uma gama de opções de pantufas no mercado. Com isso, o produto pode ter exatamente a cara, o formato, a cor e o personagem que mais compatibiliza com a personalidade do consumidor.

Origem

ReviewBox

Curiosamente, as pantufas são invenções tão antigas que sua data exata de fundação nem existe. Portanto, o que sabemos realmente é que elas foram, acima de tudo, criadas e muito utilizadas no século II pelos orientais. A princípio, as pessoas costumavam chegar em casa com os pés sujos e acabavam levando a sujeira para dentro de casa. Vendo isso, eles tiveram a ideia de criar os chinelos feitos para uso exclusivo dentro das moradias.

O mais impressionante deste costume é que às vezes as pantufas eram até encontradas dentro dos caixões. Como uma forma de homenagear os seus donos, elas eram, sobretudo, revestidas de ouro e depositadas junto ao falecido (a). Quem diria que os sapatinhos macios eram, afinal, tão simbólicos assim para o povo do oriente?

Contudo, outra importante informação que pode chocar ainda mais é sobre o material usado para produzi-las antigamente. Sabe aquela rolhas que costuma vir nas garrafas de vinho? Pois é, era esta a principal fonte da sua confecção. Chamado de cortiça o material era usado para produzir os chinelos mais macios e manter a casa limpinha por mais tempo.

Efeito pantufa

ReviewBox

De fato, desde o seu surgimento, as pantufas tornaram-se uma febre pelo mundo. Mas, diferente do objetivo de uso de antes, elas também ganharam a utilidade de aquecer, decorar e divertir os usuários. A febre foi tanta que os estilos e materiais de confecção mudaram e, por fim, se ampliaram de tal forma que hoje é possível obter uma lista enorme de escolha.

Dos modelos tradicionais aos modelos chinelo, a intenção é a mesma: causar conforto. Algumas normalmente são mais fofinhas e cheias de artefatos como carinhas, orelhas e chifres de unicórnio. Outras permitem mais flexibilidade deixando os dedos de fora ou o calcanhar. Mas, o importante mesmo, é saber o que fazer com elas antes de escolher o melhor formato.

Vantagens X desvantagens

Magalu

Não é mentira que as pantufas realmente mantêm a casa mais limpinha. Mas, em contrapartida, elas também estão muito mais propensas a sujar o tecido e, consequentemente, são bem mais difíceis de limpar do que os chinelos convencionais. Pontos fortes e pontos fracos sempre existirão quando colocarmos em comparação os produtos.

Portanto, todo cuidado é pouco quando o assunto é prolongar a vida das suas pantufas. Os chinelos macios também possuem uma outra observação a levar em consideração. Quando for parar para comprá-las, tenha em mente que estará fazendo um investimento. Devido ao material e o trabalho, seus preços são mais altos. Portanto, faça uma boa pesquisa antes de adquirir o produto.

Por fim, anotem essas dicas básicas para manter em bom estado as pantufas – e por mais tempo. Os cuidados diários que devem ter vão ser bastante beneficiosos. Afinal, ter um desses chinelos macios personalizados é a sensação do momento quando o assunto é conforto e bem estar.

Modelos e estilos para você escolher

Pinterest

Claro que não poderia faltar aqui uma listinha de inspirações para melhor escolher a sua pantufa! As opções abaixo são bem variadas e podem ser facilmente encontradas. Acima de tudo, diversos tamanhos, modelos, cores e pelúcias estão prontinhos para serem apreciados.

Lembrando que tudo depende do seu objetivo. Alguns modelitos mais “clean” estão na listinha caso não seja necessário tanto enfeite e se isso não se encaixar exatamente com a sua personalidade. Aliás, os produtos variam bastante de acordo com o material, lembre-se disso. Portanto, não se prive de correr atrás e saber direitinho o que deseja.

1 – Pantufa pug

Amazon

2 – Pantufa de lego

Pinteterst

3 – Pantufa de patinha

Preços Vip

4 – Pantufa Toque de Seda – Niazitex

Niazitex

5 – Chinelo pantufa semiaberto

Oferta Viva

6 – Chinelo pantufa com abertura para os dedos

Befemme

7 – Pantufa de pelúcia

HillSides

8 – Pantufa de gatinho

Mundo Minimalista

9 – Pantufa Smile

Mulher Bela

10 – Pantufa de panda

Pinterest

11 – Pantufa de unicórnio

Mercado Livre

12 – Pantufa de flamingo 3D

Água Viva

13 – sapatilha

Só Pantufa

14 – Pantufa Pig

Meu Cantinho

15 – botinhas macias

Marisa

Por fim, leia mais curiosidades em 14 truques para deixar roupas e sapatos velhos com cara de novos

Fonte: Tri Curioso, Review Box, Linda Menina,

Fontes de imagens: Água Viva, Pinterest, ReviewBox, Pinterest 2, Magalu, Amazon, Pinterest 3, Preços Vip, Niazitex, Oferta Viva, Marisa, Hillside, Mundo Minimalista, Mulher Bela, Mercado Livre, Água viva 2, Só P, Befemme, Meu Cantinho, Marisa 2, Gazeta do Povo,