Se o seu namoro não vai bem e você pretende dar um fim ao relacionamento, porém não sabe como terminar o namoro. Leia as dicas do que fazer e do que não fazer para que você nem seu parceiro saiam mais feridos do que o inevitável.
Primeiramente, você tem certeza que quer terminar? Todo mundo passa por crises eventualmente, e as vezes isso pode fortalecer a relação. Caso seja uma relação saudável e ambos estejam bem, querer terminar tudo por explosões de raiva ou ciúmes não são motivos plausíveis para isso.
Mesmo se depois de tudo isso, sua decisão ainda for de terminar, confira em seguida, como terminar o namoro.
Como terminar o namoro
Pense antes de agir
Muitas vezes, a indecisão de como terminar o namoro pode acabar levando à atos que provavelmente vão te levar ao arrependimento. Então, pensar bastante antes de falar qualquer coisa é de extrema importância. Seja honesta, porém empática e gentil ao explicar os motivos, lembre-se que não é só você que possui sentimentos.
Termine pessoalmente
Não ser covarde, de forma que você tenha que mandar recados, mensagens ou ligações. Se encontre pessoalmente para conversar sobre a situação. Você deve um último gesto educado. A não ser que sua relação seja à distância ou a relação já não fosse saudável.
Escolha o local e decida o momento
Você não pode terminar seu relacionamento no momento que decidir não querer continuar, nem falar coisas sem pensar em locais públicos. Escolha um momento em que ficarão sozinhos e tiverem privacidade, mas não escolha nada romântico, nem em nenhum local que vocês dois costumavam ir. Escolha um dia em que ambos estejam relaxados e não tenham nada mais para pensar ou se preocupar.
Fale que o relacionamento chegou ao fim
Nada de ser cruel ou falar mentiras, diga simplesmente o que acha que não está dando certo. Evite frases clichês que soam repetitivas e mentirosas como “vamos ser amigos” ou “não é você, sou eu”, isso soa como falta de consideração. Olhe nos olhos um do outro enquanto fala e indique que está na hora de seguirem diferentes caminhos.
Ouça perguntas
É bem provável que após você falar, a pessoa vai querer ouvir algumas explicações, mesmo que não seja na mesma hora do término. Esteja aberta para conversar e se mostre aberta ao diálogo e que, portanto, pode ser uma amiga quando a pessoa estiver pronta. Se a pessoa não quiser falar nada, porém, não insista em querer falar demais.
Explique melhor, caso haja necessidade
Caso a pessoa não queira ir embora imediatamente, ela pode querer saber o porquê de você querer terminar. E você precisa contar, de forma que não machuque. Dê exemplos concretos, mas não acuse. Geralmente, não é necessário falar muito.
Não seja cruel
Mesmo que você esteja com raiva, magoada, arrasada, nunca é certo você querer maltratar a outra pessoa, agir de forma rude, porque isso vai fazê-la se sentir pior. Encare a situação de frente, mesmo que atualmente a situação esteja ruim, vocês provavelmente já tiveram bons momentos, não arruíne isso somente por estar brava e ou ferida. Isso também não significa que você tem que ser super legal, seja educada.
Seja breve
Depois de dizer tudo que queria e responder perguntas, dê logo o adeus. Não prolongue a conversa, isso apenas deixa a situação mais triste. E fará que fiquem se lembrando do relacionamento, o que vai causar mais tristeza, mágoa, confusão, desapontamento e corações partidos.
Mantenha a posição
Isso não é uma negociação, afinal. É uma notificação. Mesmo que a pessoa tente convencer você do contrário, você já pensou e tomou uma decisão, não volte atrás logo agora. É importante frisar que é um término e não apenas um tempo.
Não jogue a culpa toda para a outra pessoa
É importante ter isso em mente. Um relacionamento, é certamente, construído por duas pessoas, todas as coisas boas e ruins que acontecem são responsabilidade dos dois. A culpa nunca é somente sua ou da outra pessoa, entenda isso.
Fale, caso queira manter amizade
Isso é importante em como terminar o namoro. Inegavelmente vocês não conseguiram manter uma amizade de imediato, diga que quando a outra pessoa estiver pronta e, caso queira, ela pode te ligar para tentarem uma amizade. Assim, vocês terão tempo para superar. Mantenha a promessa, é importante.
Termine em bom tom
Primeiramente, ninguém estará feliz ou sorrindo, mas você deve ser o mais educada possível, mesmo que não queira. Seja bondosa, deixando claro que a situação seja positiva, mesmo que precise de um pouco de tempo antes. Xingar, insultar e gritar não vai resolver nada.
Não tentem amizade de imediato
Isso nunca dá certo porque, primordialmente, ambos estão feridos e tentar algo desse tipo pode piorar a situação. Evite lugares onde possa encontrar a outra pessoa para não se constranger e ter conversas dolorosas. Caso se encontrem por acaso, seja educada e sobretudo, breve.
Se dê um tempo para recuperar
Mesmo que você tenha terminado o namoro, ainda estará confusa, triste e ou magoada, provavelmente. Isso é normal, ninguém sai feliz num término de um relacionamento saudável. Tenha calma, busque apoio de amigos e principalmente, não comece outro relacionamento em seguida. Você precisa de um tempo para lidar com tudo.
Não fale pelas costas
Finalmente, não é porque você terminou que espalhar segredos da outra pessoa, certo? Mantenha a integridade, mesmo que esteja ferida. Quando tiver que falar do relacionamento, seja verdadeira e respeitosa.
E então, gostou da matéria? Aproveite e confira: Flertar – 8 dicas infalíveis para conquistar o crush de uma vez por todas
Fontes: Vix, Mulheres bem resolvidas, Wikihow
Imagem de destaque: Galileu