Saúde

Saúde mental – O que é, problemas e cuidados a serem tomados

Enquanto nos resguardamos em casa em nome da saúde física, também devemos priorizar a saúde mental. É preciso respirar fundo em meio ao caos.

Atualizado em 02/04/2020

Já pensou sobre saúde mental? Primeiramente, estamos vivendo um momento muito delicado na história da humanidade. Definitivamente, tudo o que está acontecendo, ganhará um capitulo nos livros de história. Mas a verdade é que não é fácil vivenciar acontecimentos históricos. Estamos a todo momento à deriva, sujeitos à um futuro incerto ao qual temos que ignorar e apenas seguir em frente.

Apesar disso, “seguir em frente” ganhou um novo significado. Dessa vez seguir em frente quer dizer parar tudo, não sair na rua e se trancar em casa. Nós precisamos seguir a com a vida, mas seguir sem sair do lugar. Enquanto lutamos para poupar vidas, uma outra coisa não está sendo poupada: a saúde mental.

Quando somos banidos de nossa rotina, temos nossa vida social interrompida e obrigados a ficarmos confinados em casa, sem qualquer estimativa de tempo é inevitável que nossa saúde mental fique abalada. Uma questão que até pouco tempo atrás era vista como uma “frescura”, hoje vem ganhando cada vez mais espaço nos debates e politicas sociais. Mas primeiramente, uma questão: o que, exatamente, é saúde mental?

O que é saúde mental

Saúde mental - como manter a sanidade em tempos de quarentena
Fonte: adamoroberto

Bem, de acordo com a Organização Mundial da Saúde, saúde mental é um estado de bem-estar no qual o indivíduo é capaz de usar suas próprias habilidades, recuperar-se do estresse rotineiro, ser produtivo e contribuir com a sua comunidade. Mas sabemos muito bem que é muito mais complexo que isso. Existe uma grande teia de questões que cercam essa grande problemática tão profunda e heterogênea.

Algo que abrange a forma com que nos relacionamos com nossos amigos, nossa proximidade com a família, nosso desempenho no trabalho e principalmente, nossa visão sobre nós mesmos. E por ser tão complexo, os problemas com a saúde mental estão a cada dia tomando uma parcela maior da sociedade e se alastrando incontrolavelmente. Por isso é tão necessário que saibamos identificar quando nossa saúde mental está sendo negativamente afetada. Para que assim, possamos tratar-la com os devidos cuidados.

Problemas de saúde mental

Estima-se que em cada 100 pessoas 30 sofram, ou venham a sofrer, num ou noutro momento da vida, de problemas de saúde mental e que cerca de 12 tenham uma doença mental grave. A depressão e a ansiedade são as doenças mentais mais recorrentes. Infelizmente não há como prever quando alguém será afetado por ela. Apesar que, segundo alguns pesquisadores, doenças como depressão, alcoolismo, TDH e outras, estão ligadas a um fator genético.

De qualquer forma, até mesmo quem não tem histórico na família, está sujeito a ter problemas com a saude mental e por isso, é importante sempre ter cuidado. Não só agora, enquanto em quarentena, mas durante toda a vida.

Cuidados com a saúde mental

Saúde mental - como manter a sanidade em tempos de quarentena
Fonte: chatadegalocha

Não passe todo o seu tempo livre nas redes sociais

É realmente muito tentador, os memes no Instagram, as fotos maravilhosas e os stories das pessoas aceleram o tempo e quando percebemos, já se passaram horas. Mas é muito importante encontrar outras formas entretenimento. Se dedicar a outros hobbies e dar um pouco de descanso aos seus olhos e, mais ainda, ao seu cérebro. Isso porque muitas vezes, temos contato com tantas noticias, tantas informações, que acabamos sobrecarregando nossa mente.

Por isso, é essencial que procuremos felicidade fora da tela do celular. Se necessário, organize seu tempo e separe algumas horas para algo especifico. De forma que nesses momentos, você estará longe da tecnologia. Que seja ler um livro, ou cozinhar algum prato diferente, pintar, desenhar… ou quem sabe, dedicar um tempinho àqueles que você ama.

Medite

A meditação é uma técnica milenar que afeta tanto a nossa saúde física quando mental. Após tantos anos, já foram desenvolvidas formas de meditações para problemas específicos, como ansiedade, pensamentos ruins, estresse etc.

Dessa forma, ao ter a mente um pouco mais quieta e silenciosa, conseguimos administrar as situações cotidianas com coerência. As emoções negativas diminuem e uma discussão ou uma fechada no trânsito têm um impacto muito menos em nós. A hora de dormir se torna realmente um momento de relaxar. Inclusive, a meditação nos ensina a controlar nossos pensamentos, a fim de  separarmos o que é bom e ruim.

Se lembre do que é importante para você

Saúde mental - como manter a sanidade em tempos de quarentena
Fonte: radiomixfm

As vezes, por causa da rotina, dos estresses ou das obrigações, acabamos nos esquecendo daquilo que realmente amamos e queremos. Como por exemplo aquele sonho que você sempre deixou para depois mas nunca conseguiu se dedicar realmente.

Reflita sobre as suas ações e a vida que está mantendo. Reveja seus objetivos! Tenha certeza que você está fazendo o que quer que esteja fazendo, porque realmente quer. E não porque a vida te obrigou ou porque os outros querem.

Mas mais importante ainda, saiba lidar com a frustração! Nem tudo sempre vai sair como você planeja. Apesar dos planos e de todos os nossos sonhos, existem muitas coisas que estão fora do nosso controle. Sendo assim, se lembre de não se culpar e principalmente, seja grata! Por mais que tudo pareça estar se desmoronando, precisamos enxergar a beleza da vida.

Pratique exercícios físicos e mantenha uma dieta balanceada

Saúde mental - como manter a sanidade em tempos de quarentena
Fonte: blog.paulucyeletros

De acordo com os especialistas, quando cuidados do nosso corpo, estamos automaticamente também cuidando da mente. Os dois estão diretamente conectados. Por isso é tão necessário que se pratique exercícios frequentemente e ter uma dieta balanceada. Isso não significa que você tenha que fazer regime alimentício ou parar de comer o que gosta. Apenas certifique-se de que está ingerindo as vitaminas e minerais que nosso corpo necessita.

Além do mais, é cientificamente comprovado estimula a liberação do hormônio da felicidade – a dopamina – em nosso corpo.

Se permita a ser um pouco egoísta

Pense em você. O que você gosta? O que você quer? O que te faz bem? Deixe na sua vida apenas aquilo que traz positividade. Se permita fazer algo que lhe traga felicidade com frequência.

E ainda, se afaste as pessoas tóxicas. Muitas vezes nos esforçamos tanto para manter relacionamentos que nem ao menos valem a pena. Ou nos sacrificamos por pessoas que nunca fariam o mesmo por nós! Tente não se preocupar com problemas insolúveis e nem se preocupe excessivamente. Não se sinta mal por se distanciar, você vem em primeiro lugar.

Geralmente as pessoas criaram essa falsa impressão de que cuidar de você mesmo é um ato de egoísmo. Mas, na real, é um ato de amor.

Você e apenas você, sabe realmente, o que é você realmente precisa. Por isso, se sentir a necessidade de desconectar de tudo e todos, não hesite, nem que seja só por algumas horas ou um fim de semana.

E nessa quarentena, isso é essencial. Não se culpe se não estiver conseguindo ser “útil”. Se permita fazer o que a sua mente pede neste momento.

Afinal, gostou na nossa matéria? Leia também: Dormir de conchinha faz bem à saúde! – 5 benefícios comprovados.

Fontes: adeb, vittudepensesus.

Imagem de destaque: softhair