Dicas & Truques

Como tirar mancha de sangue – Dicas infalíveis para remover as manchas

Uma hora ou outra você irá manchar algum tecido de sangue, por isso é bom saber como tirar mancha de sangue completamente.

Por Cristyele Oliveira

Uma coisa é fato, homem ou mulher, se você nunca manchou um tecido ou roupa com sangue ainda irá. Isso é muito comum de acontecer, seja por um ferimento enquanto cozinha, um arranhão, corte profundo fazendo a barba, machucado em criança ou mesmo a menstruação. É inevitável e uma hora você irá precisar saber como tirar mancha de sangue de tecido.

Independentemente da situação, uma mancha de sangue, seja numa blusa nova, no lençol, no sofá ou qualquer outro lugar, não precisa de desespero. Felizmente, hoje em dia existe uma solução ou várias para se livrar de qualquer tipo de mancha, até a de sangue que tende a ser um pouco mais difícil de remover. O ideal é agir rápido, mas até uma mancha seca é possível ser removida.

Portanto, hoje iremos aprender como tirar mancha de sangue com dicas infalíveis e práticas. Além disso, com ingredientes comuns, que todo mundo tem em casa sempre a disposição.

Mancha de sangue

Lifestyle ao Minuto

Antes de partir para como tirar mancha de sangue, precisamos falar sobre esse tipo de mancha tão comum. Como dito anteriormente, é muito fácil manchar um tecido com sangue. De fato, a mancha de sangue é um tipo mais difícil de remover do que uma mancha por refrigerante, por exemplo. Contudo, não é impossível, agindo rápido e com o método certo é possível remover completamente a mancha de sangue.

O que explica a maior fixação da mancha no tecido é que o sangue seca muito rápido quanto exposto ao ar. Desse modo, ele fica fixado na superfície, principalmente em tecidos, tornando a remoção um pouco mais desafiadora.

Quanto antes você tentar remover a mancha melhor. Contudo, isso não significa que manchas mais antigas não possam ser removidas. No caso de manchas secas, elas demandam um pouco mais de paciência e um tratamento adequado, mas nada tão difícil.

Então, se você está com uma mancha de sangue e não sabe como removê-la, não se preocupe. Vamos aprender como tirar mancha de sangue logo abaixo.

Preparação

Cleanipedia

Antes de conhecer as dicas de como tira mancha de sangue, é importante falar sobre a preparação para fazer esse procedimento.

O primeiro e até óbvio é: limpe a mancha o quanto antes. Isso mesmo, quanto mais rápido você agir para remover a mancha, mais fácil ela sairá do tecido. Então, mesmo que não esteja em casa ou em um lugar não propício a esse tipo de limpeza, aposte na água corrente para facilitar a remoção completa posteriormente. Isso porque se deixar o sangue secar no tecido, a mancha vai se impregnar nas fibras do tecido, dificultando a remoção.

E a outra dica de preparação é sempre usar água fria. Isso porque o calor é inimigo da remoção da mancha de sangue. Então, nunca, em hipótese alguma use água morna para tentar limpar uma mancha de sangue. O uso de secadora ou ferro de passar também está proibido até que a mancha esteja completamente removida.

10 Dicas de como tirar mancha de sangue

Agora sim vamos aprender como tirar mancha de sangue de tecido. E o melhor de tudo é que a maioria das dicas incluem ingredientes acessíveis que sempre tem em casa.

1 – Água fria e sal grosso

Para remover mancha de sangue de tecido com esse método, você precisa primeiramente enxaguar a mancha na água fria. Desse modo, é possível tirar a maior parte do sangue, ainda mais se for uma mancha recente.

Depois de enxaguar o tecido manchado, prepare uma espécie de pasta misturando sal grosso e água fira. Em seguida, aplique a pasta sobre a mancha e deixe agir por 15 a 20 minutos. Nesse período, o sal groso desidrata, fazendo com que ele evapore a água e também o sangue. Por fim é só enxaguar o tecido novamente com água fria e lavar a peça normalmente como de costume.

2 – Vinagre branco

Se você procura um método rápido e eficaz de como tirar mancha de sangue esse é o melhor, ideal para manchas novas que ainda não secaram. A dica é muito simples, basta aplicar um pouco de vinagre branco sobre a mancha e deixe agir por uns 10 minutos. Após esse tempo é só esfregar a área manchada com outro pano limpo e enxaguar.

3 – Como tirar mancha de sangue com amido de milho

Vix

Nesse caso, o amido de milho pode ser usado de duas formas. A primeira é jogando uma quantidade generosa de amigo sobre a mancha de sangue, e deixe descansar por algumas horas ou durante toda a noite. Em seguida, retire o amido, com um pano ou aspirando. Se a mancha não tiver sumido completamente, repita o processo mais uma vez.

A segunda opção é fazer uma pasta de amido de milho com água. Feito isso, aplique a mistura sobre a mancha de sangue seca e esfregue suavemente o tecido. Depois, coloque o tecido manchado em um local ventilado e com sol para secar. Após secar completamente, retire o restante do amido e pode enxaguar a peça. Repita o processo se a mancha não sair totalmente.

4 – Sabão neutro

Essa é outra dica infalível para manchas novas. Primeiramente, deixe a peça manchada de molho em água fria por 10 minutos e depois esfregue bem para remover o excesso de sangue. Se nesse processo a mancha não sair completamente, você pode usar sal e sabão neutro. Aplique o sal sobre a mancha por mais 20 minutos. E então, esfregue a mancha com sabão neutro e enxágue e deixe secar naturalmente.

5 – Detergente

Muito além de remover a gordura de vasilhas, o detergente também pode ser usado para tirar manchas de sangue. Nesse caso, antes de usar o produto, tente remover o máximo de sangue do tecido ainda seco. Feito isso, misture um pouco de detergente neutro em duas xícaras de água fria e com um pano limpo e branco, esfregue a mancha com essa mistura.

Desse modo, repita o procedimento até que a mancha saia do tecido por completo. Se for necessário, troque o pano ou dobre para usar uma área limpa e sem cores, para não transferir tinta para a peça manchada. Por fim, quando ver que a mancha saiu, enxágue a peça bem para remover qualquer vestígio de detergente e deixe o tecido secar naturalmente.

6 – Como tirar mancha de sangue com água oxigenada

Cleanipedia

A água oxigenada é um dos métodos mais comuns e eficientes na remoção de manchas, até mesmo aquelas que já tem um tempo e estão secas. Contudo, dependendo da cor do tecido, o produto pode descolorir a peça. Então, deixe essa dica como última, caso nenhum outro método tenha resolvido seu problema.

Se essa for a melhor opção, basta adicionar um pouco de água oxigenada (10 volumes) sobre a área manchada de sangue. Espere um tempo e notará uma espuma se formando. Quanto mais espuma, mais a mancha vai sumindo. É um processo bem rápido e eficaz. Caso necessário, aplique um pouco mais de água oxigenada.

Depois é só usar um pano limpo para absorver o sangue. Por fim, umedeça um pano em água fria e esfregue suavemente a mancha para retirar completamente qualquer vestígio de sangue e deixe a peça secar naturalmente.

7 – Bicarbonato

Outro grande aliado da remoção de manchas em tecidos, é o bicarbonato de sódio. Esse método é muito fácil e prático, até mais seguro do que a água oxigenada.

Primeiramente, faça uma mistura, usando uma colher de bicarbonato de sódio para duas colheres de água. Em seguida, molhe um pano limpo na mistura e esfregue a mancha. Deixe a solução agir por 30 minutos e em seguida com um pano umedecido em água retire o excesso do produto do tecido. Por fim deixe secar naturalmente.

8 – Talco

Não tem amido de milho em casa, mas tem talco? Ótimo, o produto também é muito eficaz na remoção de manchas de sangue. O procedimento é praticamente o mesmo, basta misturar um pouco de talco com água até formar uma pasta grossa. Então, aplique a pasta sobre toda a mancha e deixe secar. Quando secar completamente, escove a área, removendo todo o pó, que levará junto a mancha de sangue seco.

9 – Tira manchas convencional

Now Pix

No caso de manchas de sangue antigas, não se preocupe, que nem tudo está perdido. Existe uma enorme variedade de produtos próprios para tirar manchas, alguns até profissionais que servem para remover todo os tipos de manchas, até as mais antigas e resistentes.

Sendo assim, você pode misturar alvejantes à base de água oxigenada com sabão em pó, que são menos abrasivos e podem ser usados também em tecidos coloridos. Para manchas mais resistentes, os alvejantes à base de cloro são mais eficazes, mas também agressivos, podendo danificar tecidos coloridos e estampadas. Então, tome cuidado com o tipo de peça.

Então, mergulhe o tecido manchado em um solução de água com o alvejante de sua preferência e esfregue a mancha. Quanto mais antiga for a mancha, mais ela deverá ser esfregada.

10 – Como tirar mancha de sangue com leite frio

Pode até parecer um pouco incomum, mas as enzimas do leite puro reagem com o sangue. Desse modo, ao ter uma peça de tecido manchada com sangue, você pode usar leite frio na sua remoção. Para isso, basta mergulhar a área mancha em um recipiente com leite, se certificando que o líquido penetre nas fibras do tecido.

Dependendo da mancha, o leite deve diminuir a aderência do sangue sobre as fibras do tecido em algumas horas. Então, depois de um certo tempo, remova o leite e esfregue a mancha com um pano limpo para remover qualquer vestígio de sangue que possa ter sobrado. Se necessário repita todo o processo e lave em seguida, deixando secar naturalmente.

Enfim, o que você achou dessa matéria? Aliás, aproveite para conferir também Como tirar mancha de base e outras manchas de maquiagem da roupa.

Fontes: Dicas de Mulher Acqua Zero Lavemcasa

Imagens: VIX Lifestyle ao Minuto Cleanipedia VIX Cleanipedia Now Pix 

Próxima página »

Escolhidas para você